Costa Doce

Turismo Social: Região da Costa Doce

Venha conhecer um pouquinho da chamada Costa Doce, no litoral norte fluminense. 

Cada parte do litoral do nosso estado oferece um visual especial. Na região turística da Costa Doce encontramos praias com areias monazíticas, falésias, áreas com Mata Atlântica preservada, cachoeiras, lagoas, rios e restingas.

Composta apenas por cinco municípios (Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São Fidelis e São João da Barra), a região da Costa Doce possui 5.617,3 km² e aproximadamente 525.200 habitantes. Seus visitantes costumam ser provenientes das grandes metrópoles e encontram nela a oportunidade de relaxar e aproveitar bons momentos. Sendo assim, a região apresenta vocação para o desenvolvimento do turismo de veraneio, atraindo turistas de forma espontânea, oriundos do interior do estado do Rio de Janeiro e municípios vizinhos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Natureza, História e Cultura

Com belas praias e paisagens lindíssimas, não há como não admirar a Região Norte Fluminense do nosso estado. Além das paisagens naturais, a procura se dá também devido ao vasto patrimônio histórico e cultural do século XIX, que reúne diversos exemplares de solares urbanos e de fazendas remanescentes do ciclo da cana de açúcar.

A agenda cultural da região é muito rica e diversificada. Entre os diversos eventos tradicionalmente realizados estão: Cavalhada de Santo Amaro, que tem quase trezentos anos de tradição e ocorre no mês de janeiro, em Campos dos Goytacazes. O Festival de Poesia Falada de São Fidélis, que é realizado em setembro, na cidade de São Fidélis. O Festival do Maracujá, que acontece no último final de semana de julho, em São Francisco de Itabapoana. E o Festival do Caranguejo, evento que ocorre em abril, em São João da Barra. A gastronomia também é muito conhecida e prestigiada, com destaque para os doces artesanais tais como: goiabada e chuvisco.

Outro grande destaque da região são as falésias localizadas no município de São Francisco de Itabapoana. Com tons avermelhados e brancos, elas se estendem por toda a orla da Praia da Lagoa Doce e chegam a ter até 10 metros de altura. A praia é a única praia do estado a ter esse tipo de formação rochosa. No mesmo município, isolado do mundo, o Farol da Ponta do Retiro confere um charme a mais e oferece uma bela vista da paisagem.

Parque Estadual do Desengano

Ainda pouco conhecido e explorado como destino turístico, o Parque Estadual do Desengano é o mais antigo do nosso estado e engloba os municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena. Abriga paisagens serranas, com grande variedade de plantas, animais raros e ameaçados de extinção. Suas cachoeiras e cadeias montanhosas são as principais atrações da unidade de conservação. Com 1.761 metros de altitude, a Pedra do Desengano é o ponto culminante do parque.

Assim como em outras cidades do interior do Rio de Janeiro, Cardoso Moreira também tem seu charme. Construído no alto do morro, o Monumento ao Cristo Redentor, possui um cruzeiro e um mirante, de onde se pode ter uma vista privilegiada de quase toda a extensão da pequena cidade cortada pelo rio Muriaé.

São João da Barra

Mas para quem curte pesca de anzol e de rede, precisa conhecer o município de São João da Barra. Cada uma das suas praias atrai a população e os turistas por um motivo próprio. A Praia de Grussaí, batizada por conta do pequeno caranguejo chamado grauçá ou “espera maré”, é palco de vários shows durante o verão. Já a Praia de Atafona, que significa moinho de vento na linguagem indígena, possui o terceiro clima medicinal do mundo e o segundo maior delta do país, devido ao encontro do Rio Paraíba do Sul com o oceano. É em Atafona que acontece o processo de transgressão do mar, sua invasão sobre o continente, que impressiona moradores e visitantes. Já a Praia do Chapéu do Sol, com seu mar sempre calmo, tem esse nome porque os banhistas não dispensavam o uso de guarda-sol para proteção contra os raios solares.

Se você gosta de novas descobertas, não deixe de conhecer a Região da Costa Doce do nosso estado, e encante-se com esse destino de sol, praia e belezas arquitetônicas.

Quer saber as novidades do Sesc RJ? Clique aqui e fique por dentro das notícias!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais