Vassouras - centro histórico - Vale do Café

Vale do Café: um mergulho na história brasileira

Visitar a região turística do Vale do Café, no Rio de Janeiro, pode ser um verdadeiro mergulho na história do Brasil. Mais de 30 fazendas que cultivavam café no século XIX, entre os anos de 1800 a 1930, estão espalhadas pelos 15 municípios que constituem a região e remontam fragmentos da época denominada Ciclo do Café, convidando-nos a uma viagem ao passado. Nesse período, elas foram responsáveis pela maior parte da produção nacional do produto, tornando o país líder mundial de exportação.

Pertencente ao Vale do Paraíba Sul Fluminense, os 15 municípios que constituem a região turística do Vale do Café são: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.

Com tantas cidades, os atrativos não se limitam às fazendas históricas, há na região uma gama de atrativos que vão do turismo de aventura a parques ambientais, arqueológico e até um parque aquático.

Vassouras, Valença e Rio das Flores, são três cidades vizinhas que têm como destaque o turismo histórico e cultural. Para além das fazendas cafeeiras, como a Ponte Alta, a Fazenda União e a Cachoeira Grande, que proporcionam a experiência do período do Ciclo do Café, essas cidades possuem centros históricos riquíssimos, com centros culturais, casarões, palacetes, monumentos, igrejas e praças que endossam a contextualização do período retratado nas fazendas. Dentre seus atrativos destacam-se a Casa da Hera, um museu em Vassouras, que é um exemplo típico de uma residência senhorial.

Em Rio das Flores, você pode visitar a Matriz de Santa Tereza D’ávilla, igreja que fica numa bucólica pracinha e que é conhecida por ter sido o local de batismo de Santos Dumont, o pai da aviação. A Casa de Cultura Lea Pentagna, em Valença, pertencia à família dona da fábrica de tecido Santa Rosa e era lugar de saraus e festejos no período. E o distrito de Conservatória, destino certo dos boêmios, onde acontecem solaratas, manhãs de choro e tardes de samba, é conhecida como cidade da seresta, reunindo inúmeros visitantes no mês de agosto, quando acontece o Encontro dos Seresteiros sempre no último fim de semana do mês.

Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Mendes são conhecidas pelo seu clima ameno, sendo essa última reconhecida pela UNESCO, na década de 50, por ser um dos melhores climas do mundo para se respirar, classificado como o quarto melhor, a nível mundial. Ainda hoje o ar puro é atrativo da região, com temperaturas que ficam em torno de 18º a 25º ao longo do ano. A manutenção desse clima se deve à vegetação preservada, que atrai muitos turistas que procuram turismo de natureza, rural e também um local de descanso.

Mas, para além do descanso,  os eventos culturais são um atrativo a parte! Em Mendes, o chorinho que acontece aos domingos na praça João Nery é a atração principal da cidade. Em Engenheiro Paulo de Frontin localiza-se o Jardim Uaná Etê, um jardim sensorial, que proporciona uma viagem pela história e uma verdadeira experiência através dos sons e da música. Já em Paty do Alferes, cidade vizinha a Miguel Pereira e maior produtora de tomate do Estado do Rio de Janeiro e terceira do país, o destaque fica por conta da tradicional Festa do Tomate, que ocorre anualmente no Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig e reúne milhares de pessoas que buscam assistir a uma programação diversificada, com apresentações artísticas que envolvem cultura, identidade e tradição.

Barra Mansa e Volta Redonda são considerados importantes polos industriais, no qual Volta Redonda é conhecida inclusive como a Cidade do Aço, por possuir importantes construções como a Companhia Siderúrgica Nacional, aberta à visitação. Rio Claro abriga o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, criado em 2011, abrangendo ruínas de uma cidade que curiosamente precisou ser desocupada e demolida, devido à previsão de alagamento do seu perímetro urbano. Hoje são tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) com o objetivo de redescobrir e preservar a história dessa cidade.

Em Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul e Pinheiral a natureza possui um brilho próprio, atraindo os apaixonados pelo ecoturismo, turismo rural e praticantes de esportes, dentre eles os radicais. Paracambi, por exemplo, resguarda cachoeiras, rios e trilhas, onde é possível a prática de rafting e canoagem, além de contemplar um circuito rural com degustação de uma deliciosa cachaça artesanal. Pinheiral, também no segmento do turismo rural, oferece visitas à criação de porcos, coelhos, cabritos, à horta, mostrando os diversos processos de germinação, oferecendo ainda a opção de almoço no local durante o passeio.

Paraíba do Sul se destaca pelo seu Parque das Águas Minerais Salutaris, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer seus três fontanários, encontrar uma variedade de árvores no entorno do parque e aproveitar uma excelente área de lazer com pista de skate, pista de kart, campo de futebol, entre outros.

Por fim, em Piraí, um dos pontos altos é fazer uma boa pescaria ou caminhar ao redor da Represa de Ribeirão das Lages, enquanto que Barra do Piraí, além de guardar um belíssimo refúgio de Mata Atlântica no distrito de Ipiabas, se destaca também por abrigar o maior e mais completo complexo de lazer do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Aquático Aldeia das Águas. Com 30 mil metros quadrados de área construída, o Aldeia das Águas possui 17 piscinas, toboáguas, rio corrente, piscina de ondas, fazendinha e, para quem curte muita adrenalina e momentos de emoção, ainda possui o Kilimanjaro, principal atração do parque, com 49,9 metros de altura e sua descida alcança uma velocidade de 100 km/h, a uma inclinação de 60º.

O Sesc RJ também exerce um papel social fundamental nesta região, com unidade disposta no município de Barra Mansa. Podendo ser considerada também como atrativo da cidade, a Unidade oferece além de atividades culturais, educacionais, ambientais e sociais, passeios e excursões pelos principais pontos turísticos da cidade, estado e país, por meio do Turismo Social e seus projetos. Por conta da pandemia, a Unidade está fechada no momento.

Por tanta beleza, história e cultura, quando tudo melhorar, aproveite para conhecer a região turística do Vale do Café com a gente!

Confira nossas dicas de Turismo clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais