Sesc RJ - Arte Sesc
Crédito: Sesc RJ - Arte Sesc

Mais de 70 anos dedicados à justiça social

O olhar exclusivo e humanitário do Sesc começou em 1946. Criado por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma entidade privada sem fins lucrativos com a responsabilidade social na sua essência. Temos como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade.

Com um ideal muito forte, lideranças do comércio assumiram um grande desafio de resgatar a dignidade e qualidade de vida depois da Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto difícil de mudanças políticas, econômicas e sociais foi assinada a Carta da Paz, o documento que é a base para desse grande trabalho estava apenas começando.

O cenário com muitas carências sociais perdura até os dias de hoje. Através dos tempos, as características são diferentes, porém a essência voltada para os menos favorecidos continua sendo o nosso foco. E a efetiva realização de tudo o que foi colocado na Carta da Paz ganhou proporções sem medida. O trabalho do Sesc traz esse significado e reforça sua missão em cada uma de suas inciativas.

No estado do Rio de Janeiro atua por meio de 21 Unidades Operacionais, 6 Unidades Hoteleiras, 3 Restaurantes Sesc, 11 lanchonetes, 4 bistrôs, 2 teatros e 2 cafeterias, em 13 municípios do estado do Rio de Janeiro. Além disso, nossas 12 Unidades Móveis (BiblioSescOdontoSesc e Sesc Saúde Mulher) operam em diversos municípios, formando uma ampla rede de serviços para que você possa ter o melhor para sua vida sempre por perto.

Através da Cultura, Assistência, Saúde, Esporte, Lazer, Turismo e Educação é possível descobrir e desenvolver as potencialidades do nosso público.

Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) atendemos ainda os estudantes da rede pública de Educação Básica e a população em geral, com renda familiar até três salários mínimos nacionais. Para saber mais e participar do programa, dirija-se a uma Unidade do Sesc RJ perto de você.

Faça sua Credencial Sesc e aproveite os benefícios!

Áreas de Atuação

Assistência

Desenvolvimento social, autoestima e cidadania. Essa é a grande base da missão do Sesc RJ. O importante é promover acesso a diversas dimensões da sociedade por meio de ações comunitárias, trabalhos, atividades, reflexões e inovações com idosos, crianças, jovens, mulheres e homens. A atuação da área de Assistência permeia todos os demais eixos de trabalho da instituição.

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Assistência do Sesc RJ.

Cultura

Quanto maior a capacidade de escolher e criticar, melhor a qualidade do que está em cartaz: teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura, cinema etc. Por meio da cultura é possível despertar uma real transformação nos indivíduos e na sociedade. O Sesc RJ estimula atrações destinadas à criação, produção, difusão, fruição e preservação de expressões variadas, visando ao desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e público em geral. Bom também para quem trabalha criando diversos gêneros de conteúdos culturais.

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Cultura do Sesc RJ.

Saúde

O Programa Saúde oferece um conjunto de serviços e iniciativas para prevenção e qualidade de vida. São ações que compreendem educação em saúde, atendimento em saúde bucal e serviços de alimentação nas Unidades e Hotéis Sesc RJ e em ambientes públicos. Além de serviços voltados para a saúde da Mulher por meio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Saúde do Sesc RJ.

Educação

De crianças protagonistas a jovens e adultos comprometidos com a sociedade. Da educação infantil à complementar, as ações previstas reafirmam a integração com a família e a comunidade, o fortalecimento de laços e o diálogo, formando uma estrutura proativa, dedicada ao exercício da cidadania e de ações coletivas em várias dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Aprender significa interagir com o mundo e suas diferentes linguagens. Dessa maneira, as relações pessoais se tornam mais próximas e reais, uma vez que o aluno não é apenas um replicador de fórmulas já estabelecidas, mas, antes de tudo, pensador de suas próprias palavras e ações.

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Educação do Sesc RJ.

Esporte e Lazer

Respeito, cultura e disciplina são apenas o começo. As atividades esportivas se baseiam em valores sociais como inclusão, além trabalho em equipe, determinação, ética, cooperação, etc. As aulas dão oportunidade aos alunos de aumentar a autoestima, diminuir a ansiedade, prevenir e combater a obesidade. Além de usufruir de um convívio social, a prática de esportes equilibra os níveis ideais de colesterol, fortalece os ossos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e evita doenças.

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Esporte e Lazer do Sesc RJ.

Turismo Social

Um Brasil inteiro para ser descoberto. No Sesc RJ, o turismo também é uma forma de inclusão. Confira nossa programação e divirta-se com a gente em diversos lugares! A área de Turismo Social do Sesc RJ desenvolve um conjunto de ações com estratégias inclusivas e educativas, priorizando o acesso do público de menor renda a passeios, viagens e hospedagens, com ênfase no conhecimento histórico, cultural, social e ambiental dos atrativos turísticos, conscientizando para a preservação e a valorização do patrimônio cultural e natural do meio visitado.  Conheça nossos passeios!

Clique aqui e conheça as iniciativas da área de Turismo Social do Sesc RJ.