Centro Cultural Sesc Quitandinha
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha

O Sesc Quitandinha se transformou em centro cultural, o mais completo de toda a Região Serrana do Rio. A partir de agora, o espaço deixa de ser uma Unidade Sesc para assumir sua vocação essencialmente cultural, dedicando sua programação exclusivamente à arte em todas as suas linguagens e formas de expressão.

Mais que um espaço dedicado à promoção da cultura, o Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) já surge como um lugar de múltiplas experiências, que incentiva o fazer artístico e a formação de plateia, convida ao aprendizado, à troca de saberes e à ampliação do pensamento, possibilitando o despertar de novas formas de sentir e de ver mundo.

Venha se inspirar e viver momentos inesquecíveis com a gente!

Clique aqui para informações importantes sobre as regras com relação a filmagens e fotografias no Centro Cultural Sesc Quitandinha

O CCSQ traz uma programação plural, democrática e inovadora, que apresenta um novo conceito de exposições de artes visuais, diversos shows de música e espetáculos de artes cênicas, um passeio tecnológico e interativo pela memória do Quitandinha e a tradicional visita guiada, além de atividades de literatura, audiovisual e muito mais. No local, também é possível fazer uma pausa agradável no Q Café ou saborear a gastronomia tropical e exclusiva do Q Bistrô, assinada pela chef Andressa Cabral.

Com o CCSQ, o Sesc reafirma seu papel de protagonista no cenário cultural, sempre buscando contribuir para o desenvolvimento das artes, dos artistas, da produção cultural e do público, promovendo o bem-estar social e transformando milhares de vidas todos os dias.

 

Programação

Exposição: Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos

Exposição: Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos

A exposição que abre as celebrações das oito décadas – completadas em 2024 – do prédio que abriga o CCSQ que, devido à sua arquitetura, é um dos principais cartões postais da cidade serrana.

Com curadoria geral de Marcelo Campos, a programação, que se estende até 25 de fevereiro, conta com exposições, shows musicais e espetáculo de teatro, além de seminários e oficinas. As atividades fazem referência à história da edificação e do território onde ela está inserida – uma região com forte identidade afro-brasileira por conta dos quilombos formadores da cidade de Petrópolis.

O carro-chefe do projeto é a exposição, dividida em seis núcleos curatoriais espalhados pelos diferentes salões do palácio. Além do trabalho de artistas da nova geração, há obras e referências históricas a nomes importantes das artes no Brasil e que se relacionam com o monumental edifício petropolitano.

LEIA +

Bistrô

Primeiro local a receber público no Palácio Quitandinha quando ele ainda estava em construção nos anos 1940, o antigo Bar Central volta à sociedade petropolitana! O Q Bistrô oferecerá o melhor da culinária contemporânea em cardápio tropical assinado por Andressa Cabral, badalada chef carioca formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia.

Era ali no Bar Central que o seu idealizador, o ex-tropeiro e posterior magnata do jogo e do entretenimento do Brasil Joaquim Rolla, recebia personalidades políticas e influenciadores da época para visitas ao canteiro de obras.

Agora, o local passa a ser mais uma opção de boa gastronomia na cidade e um importante serviço aos visitantes. Venha experimentar!

Q Bistrô
Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.
O melhor da culinária contemporânea em cardápio tropical assinado por Andressa Cabral, badalada chef carioca formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia.

Boutique

 

Como recordação, quem passa por aqui pode levar para casa lindas lembranças estilizadas com referências à história e à arquitetura do Palácio Quitandinha. Caderno, caneta, lápis, nécessaire, porta copo, marcador de página, ímã de geladeira e ecobags são alguns dos presentinhos à venda na nossa loja.

Venha experimentar uma maneira interativa de conhecer e participar da história do CCSQ!

Baixe o aplicativo quando estiver visitando o espaço e inicie seu percurso pelo roteiro “Sons da Memória: uma caminhada sonora”.

Os personagens que você vai ouvir foram inspirados em pessoas reais que viveram os dias de glória do Quitandinha. No percurso, esses narradores vão conduzir a visitação aos diferentes espaços do centro cultural.

Informações

Endereço: Av. Joaquim Rolla, n º 2. Petrópolis – RJ
Fale com a gente: falecomagente@sescrio.org.br

Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.
Visitas: terça a domingo e feriados, das 10h às 16h30.
Visitação ao entorno do Lago Quitandinha: terça a domingo e feriados, das 9h às 17h (em caso de condições climáticas desfavoráveis, visitação é suspensa).
Entrada gratuita
Duração da visita:
aproximadamente 45 minutos.

Agendamento de visitas de grupos escolares através de pedido prévio pelo e-mail: agendamentoccsq@sescrio.org.br

Como chegar