Sobre o programa

O Mesa Brasil Sesc RJ leva de onde sobra até onde falta.

Já parou para pensar que, diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos em perfeitas condições e não vendidos em locais como feiras, supermercados e restaurantes vão parar no lixo? É aí que começa o trabalho do Mesa Brasil Sesc RJ – programa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Desde o ano 2000, somos a ponte entre esses alimentos e diversas instituições de assistência social cadastradas, como asilos, creches e orfanatos no Estado do Rio. Recolhemos as doações de produtos com baixo valor comercial, mas ainda em condições de consumo, e os distribuímos.

Só nos três primeiros meses de 2019, foram arrecadadas mais de 154 toneladas de produtos alimentícios. Um resultado que só é possível graças à parceria de 265 empresas doadoras e 100 pessoas voluntárias – que ajudam na seleção, separação e etiquetagem dos alimentos, doando tempo e talento ao programa.

Pensamos dentro e fora da casca para combater a fome e o desperdício.

Essa é a essência do programa. De um lado, contribuir para combater o desperdício e, de outro, reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, pessoas adultas e idosas. Construímos um conjunto de ações que tornaram o programa uma referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional. 

Além das doações, também promovemos diversas ações educativas nas entidades, sempre privilegiando o aproveitamento integral de alimentos. A partir da utilização de cascas, sementes e talos, por exemplo, são elaboradas receitas nutritivas e saborosas.

Nossos números em 2018

  • 1 mil 365 toneladas arrecadadas
  • 1 mil 248 toneladas distribuídas
  • 7 milhões e 490 mil refeições complementadas
  • Mais de 100 mil pessoas atendidas
  • Mais de 800 instituições cadastradas

Seja você um doador também 😉

Nossa missão

“É melhor sobrar do que faltar” significa desperdício.

Vamos nos planejar melhor?

Em um país onde milhares de pessoas sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada, o Mesa Brasil Sesc RJ surge como iniciativa de grande alcance social. Uma tarefa que deve ser compartilhada por todos os segmentos sociais, incluindo o cidadão, o Estado e o empresário, em busca da construção de uma sociedade mais democrática, menos desigual. Mais humana e menos injusta.

Nosso principal objetivo é minimizar os efeitos da fome em nosso estado e o desperdício de alimentos, contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Assim, atuamos na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, além de desenvolver ações educativas e a promoção de solidariedade social em todo o país.


Como ser um parceiro

O melhor prato é aquele que faz bem a alguém.

O Mesa Brasil Sesc RJ está aberto a receber novas inscrições de entidades de assistência social com interesse em fazer parte do programa, recebendo as doações de alimentos e as ações educativas. Podem se cadastrar instituições sem fins lucrativos, como creches, asilos, orfanatos, entre outras, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Basta que a instituição tenha CNPJ e não seja vinculada a partido político. Para mais informações, ligue para 0800-022-2026.


Livro Mesa Brasil

Quer saber como fazer receitas práticas e nutritivas que utilizem integralmente os alimentos? Baixe o novo livro do Mesa Brasil Sesc RJ pra provar que boa mesa combina com aproveitamento.

Aproveite e baixe também a edição anterior. Sua cozinha vai ficar ainda mais criativa, sustentável e saborosa. 😉

Mesa no campo

Garantia de alimentos frescos, menos perdas denutrientes e maior período para armazenamento.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), cerca de 35% do que é colhido em nossa produção agrícola acaba no lixo. Uma triste realidade que deu origem ao Mesa no Campo.

Um trabalho em parceria com a Associação de Agricultores de Nova Friburgo, que arrecada alimentos próprios para consumo, porém fora dos padrões de comercialização ou excedentes de produção e que não seriam colhidos. Eles são repassados ao programa e doados às instituições cadastradas.

Somente de junho de 2018 a julho de 2019, foram recebidas 740 toneladas de alimentos. Um enorme potencial que será expandido para demais cidades do interior.  

+ TERRA, ENERGIA, ÁGUA E NUTRIENTES

DESPERDÍCIO

Receitas do Mesa Brasil

Ver todas as receitas
Foto de casca de banana - Receita Mesa Brasil

QUICHE DE CASCA DE BANANA E TALOS

Veja mais

VERRINE DE CHOCOLATE COM BRIGADEIRO DE MAMÃO E PRALINÊ DE SEMENTE DE MAMÃO SEM GLÚTEN

Veja mais

SALSICHA DE LEGUMES SEM PROTEÍNA

Veja mais

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ receberá doações de alimentos no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Veja mais
Livro de receitas do Mesa Brasil Sesc RJ 2021

Mesa Brasil Sesc RJ lança e-book de receitas “Pensando Dentro e Fora da Casca”

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ - Suípa

Mesa Brasil Sesc RJ faz doação para animais

Veja mais
Fórum Internacional Mesa Brasil

Mesa Brasil Sesc RJ: Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais