Circuito Sesc Blues e Jazz 2022
Crédito: Siiri Padar, siiri.padar (at) gmail.com, www.siiripadar.com

Circuito Sesc Jazz & Blues: Paraty recebe atrações como Bill Evans, Stanley Jordan e JAMZ

Artistas nacionais e internacionais vão se apresentar gratuitamente na Praça Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita

Paraty se prepara para receber a segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues nos dias 2, 3 e 4 de junho. Grandes artistas internacionais e nacionais farão shows, com entrada gratuita, em palcos montados na Praça da Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita. O saxofonista e trompetista multi-indicado ao Grammy, Bill Evans, o guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion, Stanley Jordan, além da banda brasileira JAMZ, ganhadora do Prêmio da Música Brasileira e indicada a dois Grammys Latino, são algumas das 12 atrações que se apresentam na cidade histórica. Os horários do festival serão intercalados para que o público, estimado em 25 mil pessoas, possa desfrutar todos os espetáculos programados.

Acompanhe a programação do festival no perfil @circuitosescjazzeblues no Instagram e na página circuitosescjazzeblues.com.br

Na sequência, a programação segue por Rio das Ostras (8 a 11 de junho), Niterói (16 a 18 de junho), Casimiro de Abreu (14 a 16 de julho) e Barra do Piraí (21 a 23 de julho). A entrada é franca.

A abertura do festival em Paraty, na sexta-feira (02/06), será no palco Matriz, às 20h30, com a banda JAMZ, que lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes no R&B e soul music. Para os shows do Circuito Sesc Jazz & Blues, a banda propõe algo inédito, contando com metais em sua formação e um repertório com releituras de grandes clássicos que influenciaram a sua formação, além de canções autorais. Na sequência, se apresenta a banda holandesa The Jig, que cria um “funk sound” instrumental com elementos de afrobeat, soul, rhythm ‘n blues e uma atitude rock ‘n roll renovada.

Para encerrar a noite do primeiro dia, Laretha Weathersby, eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, cantará clássicos tradicionais do blues, com uma presença de palco dinâmica e efervescente.

No sábado (03/06), a programação começa às 15h30, no palco Sesc Santa Rita, com o talento local Moreira Junior Jazz. Às 17h, Laretha Weathersby retorna ao evento para oferecer o melhor do blues. Já a partir das 20h30, Bill Evans and Vansband – a principal atração do Circuito Sesc Jazz & Blues – sobem ao palco Matriz para explorar uma variedade de configurações musicais que vão muito além dos limites do jazz tradicional, incluindo hip-hop, fusion, reggae, funk brasileiro e slamming. Vale destacar que, aos 22 anos, Bill Evans foi escolhido por Miles Davis para desempenhar um papel fundamental na sua célebre banda de retorno, tornando-se “o braço direito” de Miles.

Depois dessa explosão de ritmos, quem se apresenta é o americano, gênio da “Jazz Guitar”, Stanley Jordan, que também é guitarrista e pianista de jazz/jazz fusion. Ele foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard por 51 semanas e indicado duas vezes ao Grammy e Disco de Ouro, com a venda de 500 mil cópias. Com seu trio, no qual Dudu Lima faz o baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Stanley interpreta clássicos da música brasileira, standards de jazz, releituras dos Beatles, Led Zeppelin e músicas próprias.

Para encerrar a noite de sábado, o cantor e gaitista de soul-blues americano, Alabama Mike, que já venceu o prêmio Blues Artist Of The Year, da Bay Area Blues Society, e foi indicado ao Blues Music Awards, na categoria Male Artist of The Year, também faz show no palco Matriz. Desde então, Mike gravou e lançou três premiados discos. Seu último single, “Fat Shame”, rendeu-lhe elogios dos principais atores da cena americana e fez com que ficasse duas longas turnês pela Europa, em 2022. O artista promete entregar uma variedade de ritmos e variantes do Blues, Soul, R&B e R&R.

No último dia de programação (04/06), os shows acontecem também nos dois palcos. A partir das 15h30, mais um talento local se apresenta no palco próximo ao Sesc Santa Rita: o duo Manu Cavalano e Franco Lorenzo Instrumental. Em seguida, o espetáculo fica por conta do gaitista brasileiro Jefferson Gonçalves Band, com participação especial do guitarrista Fernando Magalhães, do Barão Vermelho.

À noite, no palco Matriz, às 20h15, os brasileiros Joabe Reis Sexteto reverenciam o jazz, altamente influenciado pelo hip-hop, neo soul, funk e o pop. Suas composições destacam elementos da música afro-brasileira e o R&B. Joabe Reis já atuou como trombonista, arranjador e/ou produtor de nomes como Bob Mintzer (EUA), Anitta, Robin Eubanks, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, Toninho Horta e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Fechando a programação em Paraty, a Orquestra Voadora, com sua alegria e irreverência, a partir das 22h30, vai interpretar o jazz que vem encantando os maiores festivais do mundo.

Parceria – Stenio Mattos, diretor da Azul Produções e responsável pela produção do Festival, explica que o Circuito Sesc Jazz & Blues foi idealizado a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival do segmento da América Latina.

“O Circuito Sesc Jazz & Blues é uma iniciativa que reforça a vocação do estado do Rio de Janeiro em promover grandes eventos musicais. O diferencial é que toda a programação ocorre fora da capital fluminense. Teremos um total de 95 shows, ao longo dos próximos dois meses”, ressalta Stenio Mattos.

Música e solidariedade – Maior circuito musical do gênero no país, o 2º Circuito Sesc Jazz & Blues contribui para incentivar o turismo e aquecer a economia das cidades, fomentar a cultura no estado, gerar empregos, fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais. A programação é toda gratuita e reúne 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais e 12 workshops.

O Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício promovido pelo Sesc RJ, vai receber a doação de alimentos não-perecíveis durante os shows do Circuito de Jazz e Blues. Haverá uma tenda do programa próxima aos locais dos shows. Serão aceitos alimentos não-perecíveis em geral, mas a equipe de Nutrição do programa sugere como prioridade arroz, feijão, macarrão e leite em pó. Os donativos arrecadados serão revertidos a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais