Da pintura corporal às histórias indígenas: Sesc RJ tem programação especial em homenagem ao Dia do Índio

Atividades ocorrerão em Barra Mansa, Campos, Niterói, Ramos e São João de Meriti.

No mês em que comemoramos o Dia do Índio, o Sesc RJ apresenta uma série de atividades com o intuito de reforçar a expressão, a arte e os hábitos dos primeiros habitantes do Brasil. Cinco unidades ao longo do Estado prepararam atividades comemorativas, em sua maioria gratuitas. Entre os destaques, haverá uma roda de conversa sobre literatura indígena na terça-feira (16/04),a partir das 16h, no Sesc Ramos, com Cristino Wapichana e Ana Kariri, apresentando a literatura de alta qualidade com prêmios importantes que escritores indígenas estão conquistando. Cristino Wapichana também estará presente na Contação de Histórias Indígenas, na quarta-feira (17/04), às 10h, no Sesc Niterói.

A partir do dia 17 de abril, o Sesc Ramos inaugura sua galeria com a exposição Etnograffiti: Arte Urbana e Saberes Ancestrais, com obras montadas exclusivamente para o novo espaço, que versa em torno da espiritualidade indígena (Rapé, Ayahuasca, Kambô), além dos elementos essenciais para a sobrevivência nas florestas, como o transporte nas canoas; as armas artesanais para caça e pesca, entre outros. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de junho. A unidade preparou uma série de atividades especiais, começando com as oficinas de bijuterias indígenas e de teatro de sombras com mitologias indígenas, que terão aulas até o dia 30. Neste domingo (7/4), a partir das 14h, tem Contação de Histórias com Temática Indígena, com a Cia. Um Ponto. Na sexta-feira (12/04), uma semana antes do Dia do Índio (19/04), haverá apresentações de Danças Tradicionais Indígenas, às 16h e às 18h30, com grupos do Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Pernambuco.

O Sesc Barra Mansa abre a agenda com o projeto Coisa de Índio, que oferece oficinas de Pintura Corporal e Petecas, das 10h às 17h, durante todos os sábados e domingos do mês. Vale levar a criançada, mas adulto também pode participar. Já no Sesc Campos, a Identificação e o Resgate do Artesanato indígena regional serão temas de oficinas, a serem realizadas nos dias 16, 17 e 28 de abril. Acompanhe a programação e participe!

Serviço:

Sesc Barra Mansa

Coisa de Índio: Pintura Corporal

6 a 28/04 | 10h às 17h | Livre | GRÁTIS

A pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas e os pigmentos utilizados são naturais. Vamos aprender a fazer pigmentos com materiais naturais e conhecer mais um pouco da cultura dos índios.

 

Coisa de Índio: Oficina de Petecas

06 a 28/04 | 10h às 17h | Livre | GRÁTIS

O jogo com petecas tem origem indígena e desde antes do descobrimento do Brasil já era muito praticado pelos nativos. Na oficina vamos aprender a confeccionar petecas!

 

Sesc Campos

Arte Indígena: Identificação e Resgate do Artesanato Regional

16/4, 17/4 e 28/4 | 13h às 18h | 16 anos | GRÁTIS

A região Norte Fluminense possui uma densa herança cultural construída pelos diversos povos indígenas que a habitavam. As oficinas propõem resgatar técnicas de artesanato tradicionais, assim como fortalecer a identidade da arte regional como importante potencial econômico e turístico.

 

Sesc Niterói

Contação de Histórias Indígenas

17/04 | 10h | Livre | GRÁTIS

Dentro do universo cultural são as histórias que fazem ter a compreensão de tudo que existe dentro dos universos que formou aquele povo, fornece tudo para a sua identidade, justificando tudo que existe. São carregadas de milagres, encantos e ensinamentos. Os avós são os responsáveis por conduzir este fio permeado com toda a cultura de um povo e suas vozes que  alimentam o nosso mundo imaginário e nos ajudam a compreender o outro e o mundo. Venha conhecer as riquezas da cultura indígena.

 

Sesc Ramos

Oficina de Bijuterias Indígenas

03 a 24/04 |Quartas, 11h às 14h | Livre | GRÁTIS

Oficina desenvolvida de acordo com os preceitos do movimento maker, “faça você mesmo”, numa perspectiva colaborativa que compartilha

informações e tecnologias, incentivando o participante a construir, consertar, modificar e fabricar objetos e/ou projetos com suas próprias mãos, a partir da ressignificação de objetos.

Teatro de Sombras: Mitologias Indígenas (oficina)

4/4 e 25/4 | 14h às 17h | Livre | GRÁTIS

Oficina desenvolvida de acordo com os preceitos do movimento Maker, “faça você mesmo”, numa perspectiva colaborativa que compartilha

informações e tecnologias, incentivando o participante a construir, consertar, modificar e fabricar objetos e/ou projetos com suas próprias mãos, a partir da ressignificação de objetos.

Contação de Histórias com Temática Indígena

07/04 | 14h | Livre | GRÁTIS

A Cia. Um Ponto irá realizar um espetáculo de contação de histórias indígenas recheadas de músicas e danças, acompanhada com instrumentos de percussão e desenhos na lousa. Cada história criada aborda uma temática de reflexão entre a realidade e o lúdico.

Etnograffiti: Arte Urbana e Saberes Ancestrais (exposição)

10/4 a 30/6 | Terça a domingo, 9h as 18h | Livre | GRÁTIS

A exposição será composta por 16 telas feitas exclusivamente com a intenção de ocupar a galeria do Sesc Ramos, que terão em torno de 1,5 m x 1,5 m e vai contar com uma intervenção/ escultura que será realizada pelo artista. As obras vão versar em torno da espiritualidade indígena (Rapé, Ayahuasca, Kambô), além dos elementos essenciais para a sobrevivência nas florestas, como o transporte nas canoas; as armas artesanais para caça e pesca, como o arco e flecha; as cores vivas, singulares e vibrantes dos povos indígenas; bem como as pinturas corporais (kene) com tintas naturais como o Urucum, planta utilizada por todos os povos indígenas do Brasil. Etnograffiti é um conceito de arte que traz um resgate cultural e instiga o público a se aprofundar acerca destes mistérios ancestrais pouco conhecidos pelo mundo. A exposição vai contar com 3 debates, 1 em cada mês

Danças Tradicionais Indígenas

12/04 | 16h | 18h30 | Livre | GRÁTIS (habilitado Sesc e PCG), R$ 5 (meia-entrada), R$ 10.

Apresentações culturais indígenas de grupos de dança e cantos dos povos Guarani (do Rio de Janeiro), Pataxó (da Bahia), Guajajara (do Maranhão) e Fulni-ô (de Pernambuco). Nos rituais e crenças indígenas, a dança e a música têm um papel fundamental e uma grande influência na sua vida social.O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra, quando voltam dela, para celebrar, para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres e para espantar doenças, epidemias e outros flagelos.

Roda de Conversa Literária

16/04 | 16h | 12 anos | GRÁTIS

Roda de conversa sobre literatura indígena com Cristino Wapichana e Ana Kariri. Encontro para apresentar a literatura de alta qualidade com prêmios importantes que escritores indígenas estão conquistando. Serão abordadas poesias e artes visuais com suas nuances e sutilezas.

Sesc São João de Meriti

Bate Papo Literário – Com o Autor Indígena Cristino Wapichana e Autora  Ana Kariri

17/4 │14h │Livre │Grátis

Bate Papo Literário com o autor Indígena Cristino Wapichana e Ana  Kaririri Biblioteca.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais