palco giratório

Palco Giratório 2021

Em sua realização no Sesc RJ, o projeto Palco Giratório 2021, oferece para todos os públicos atividades formativas e reflexivas, além de uma mostra de espetáculos do estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 19 de outubro a 26 de novembro, uma vasta oferta de programações estará disponível. A edição será realizada em formato inteiramente virtual, e pode-se participar das ações nos canais do Youtube do Sesc RJ, além de salas de encontro no Teams. Este conjunto de atividades se somam ao Festival Palco Giratório, que tem realização no canal do Sesc Brasil no Youtube, com a mostra nacional de espetáculos, do dia 30 de setembro ao dia 16 de outubro.

A mostra local de espetáculos ocorre ao longo do mês de novembro, todas as quintas-feiras, sempre às 19 horas. A programação terá Marianna Crioula, um grito de resistência (Celeiro das Artes/RJ), Territórios (Corpos) Geográficos (Cia Cambaio/RJ), Estamos em Obras (Coletivo Sala Preta/RJ), Magote (Grupo Monjuá/RJ).

Para os artistas e público em geral, serão realizadas doze oficinas gratuitas nas áreas de teatro, dança e circo, abrangendo diversos níveis, desde iniciantes interessados em conhecer formas de criação artística, até artistas com desejo de aprofundamento profissional. Em especial, destacamos uma oficina de criação teatral em Libras voltada para o público surdo, além de oficinas de teatro com o Grupo Lume e a atriz Grace Passô. A formação em circo e dança também estará disponível com os artistas Julieta Zarza, Rapha Santacruz, Poema Mühlenberg, Orun Santana, Coletivo Casa 4, Coletivo Tanz, dentre outros.

As mesmas companhias e artistas também participam de mesas de debates sobre os processos criativos e questões da cultura, nos Pensamentos Giratórios. Serão doze mesas abertas ao público, que poderá interagir sobre temas como culturas indígenas, a técnica do teatro de sombras, questões de gênero nas produções artísticas, a acessibilidade e inclusão na arte, dentre outros. As atividades terão a mediação de artistas convidados do estado do Rio de Janeiro: Miguel Vellinho, Monica Aduni e Minha Dupla Cia.

No campo das trocas artísticas entre grupos, serão realizados doze intercâmbios, onde artistas do estado terão encontros fechados com grupos e companhias de todo o país para discutir o desenvolvimento técnico, metodologias de trabalho e processos criativos. São integrantes desta iniciativa as companhias Celeiro das Artes (Paty do Alferes/RJ), Cambaio Cia de Dança (Rio de Janeiro/RJ), Grupo Mojuá (Rio de Janeiro/RJ), Coletivo Sala Preta (volta Redonda/RJ), Cegonha Bando de Criação (Rio de Janeiro/RJ), Pirueta Arte e Cultura (Teresópolis/RJ), Teatro Baixo (Nova Iguaçu/RJ), Márcio Cunha Dança Contemporânea (Nova Friburgo/RJ), Paola Vasconcelos (Rio de Janeiro/RJ), Vanessa Dias (Rio de Janeiro/RJ), Cia de Arte Popular (Duque de Caxias/RJ) e Gabriel, o mágico (Nova Friburgo/RJ).

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais