Paciência - Por uma cultura de paz

Paciência, a ciência da paz

“Paciência, a ciência da paz”, por Mônica Ribeiro, Psicóloga e participante do Encontro Entre Nós.  

Está fazendo quase 1 ano que nós, da comunidade escolar, nos despedimos numa sexta-feira de forma habitual, desejando um bom fim de semana e até segunda-feira.  Acontece que essa segunda-feira não chegou e fomos atravessados por um ano repleto de desafios, mudanças e perdas.  Sem muita opção, nos reinventamos e nos abrimos a novas possibilidades.  O ano acabou e novamente nos deparamos na mesma incômoda situação: “Precisamos retornar às aulas! Estamos ansiosos! Como vai ser? Não dá mais para esperar!”. Estas são narrativas frequentes em nosso cotidiano.

Assim perpassamos os nossos dias, ansiosos, receosos com o porvir. Aliás, já acordamos com a mente inundada de pensamentos. Você consegue se lembrar qual foi o seu primeiro pensamento ao acordar hoje? Por acaso, estaria relacionado a uma lista de afazeres e pendências?  E você, educador, pai ou responsável por uma criança ou adolescente na idade escolar, como está se sentindo? Como você se percebe em meio a tantas incertezas?

Se antes do evento chamado “Pandemia”, nossos dias eram corridos e, por isso, andávamos quase sempre apressados, sem paciência para esperar numa fila de banco, esperar um ônibus ou táxi, aguardar a vez no consultório, ensinar algo a alguém, andar numa avenida movimentada ou dirigir em um intenso trânsito e tantas outras situações; imagine agora, depois desse evento, como deve estar o nível da nossa paciência?

Por falar em paciência, você se considera uma pessoa paciente? Ou as limitações impostas pela Covid 19 estão te tirando do sério? “Não vejo a hora de voltar a minha vida normal!” Outra fala recorrente em nosso cotidiano.

Enfim, o que é paciência? Por que e como desenvolver a paciência em tempos tão conturbados?  Procurando em nossos populares dicionários, paciência significa a “Virtude que faz suportar algo sem perder a calma, que aguenta com tranquilidade uma eventualidade, tristeza, ação maldosa, resignação.” “Faculdade de não desistir facilmente, perseverança, constância.” Contudo, ao lermos tais definições, podemos nos perguntar: “Mas quem não perde a paciência uma vez ou outra?” De fato, essa é uma indagação legítima, principalmente no momento que estamos vivendo, no qual fatos que deveriam trazer alegria, como por exemplo, o retorno às aulas, passam a ser motivo para preocupações, medos e discórdias. Olhando pela perspectiva de que ainda não temos segurança suficiente, muito menos certeza de nada, parece que não temos muito que fazer. E agora? Vamos sentar e chorar? Espernear e brigar com o mundo? Desistir e adoecer? Ou encontrar novos caminhos e conexões?

Este texto traz como título: Paciência, a Ciência da Paz. Na verdade essa é uma expressão utilizada para refletirmos e ressignificarmos os conceitos de paciência e de paz. Cultivar a paz é um precioso e libertador caminho para as nossas almas. Quando a humanidade se viu atropelada por um ser invisível, e as escolas tiveram que fechar suas portas físicas, podemos pensar que somente a paciência, no seu sentido genuíno, nos trará a tranquilidade que tanto necessitamos para tomarmos algumas decisões. Não uma paciência conformista que nos paralisa, não a paciência da desistência, mas a paciência no sentido de ter “ciência” de que uma mente tranquila, uma mente em paz poderá abrir asas e voar em campos com infinitas possibilidades. Se o momento pede reconstrução, precisamos explorar nosso potencial criativo e nossa habilidade da imaginação, tão adormecida no “mundo adulto”.

 

RELAXAR E IMAGINAR: PREPARANDO PARA O ESTADO MEDITATIVO
E por falar em imaginação, podemos buscar em nós próprios os recursos necessários para não surtarmos em meio ao caos coletivo. Se desejamos paz em nossas vidas e um retorno seguro das nossas atividades diárias, novamente falando da reabertura das escolas, agora, mais que nunca, precisamos começar por cuidar da tranquilidade interior, aprender a relaxar, se aquietar e desacelerar. Quantos minutos por dia você se dedica a esses cuidados?

O relaxamento e o estado meditativo são poderosos suportes para e equilíbrio emocional, mental e espiritual.  Se hoje estamos vivendo fisicamente distanciados daqueles que amamos e com limitações para viajar e transitar em lugares reconfortantes, temos na meditação a possibilidade de viajar sem sair do lugar.

Você sabia que o nosso cérebro não distingue vivências físicas ou mentais? Dessa forma, quando alguém vivencia um estado meditativo e se permite adentrar no mundo da imaginação, o seu corpo físico irá experimentar sensações diversas, como a brisa suave na sua pele, o calor do sol aquecendo sua pele, a textura da grama em seus pés, o aroma das flores, o som da floresta…

Incontáveis são os benefícios de praticar a meditação. Começando por exercitar a paciência. Ser paciente é saber aceitar e respeitar o fluxo dos acontecimentos, entendendo que tudo tem o seu tempo de acontecer. Como nos mostra a sábia natureza, na qual existe o tempo de plantar e de colher, precisamos entender que em nossas vidas existe o tempo de parar e de agir, o tempo de aprender e o tempo de seguir.

Que sigamos sempre, porém com a mesma sabedoria da natureza!

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui!
Acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais