Educação Infantil e a pandemia

Entre Nós: Educação Infantil com integração familiar durante a pandemia

A equipe de Educação do Sesc RJ fala sobre o projeto Entre Nós, que atua na educação infantil desde 2015. Nesse período de pandemia, ele conta com a ajuda da tecnologia, que tem incentivado um aumento na participação das famílias na educação das crianças. 

O projeto Entre Nós acontece desde a inauguração das Escolas de Educação Infantil do Sesc RJ, em 2015, e visa reforçar a importância da inclusão das famílias através do compartilhamento do cotidiano das salas de aula que funcionam nas unidades de Niterói e Nova Iguaçu. Os encontros eram quinzenais ou mensais, sempre com um ótimo índice de participação e engajamento. Em abril, o projeto ganhou sua versão virtual e foi se fortalecendo. Atualmente, mais de 250 famílias participam conosco.

“Durante as atividades com as crianças, era nítido o interesse dos pais. Percebendo a importância dessa troca, asseguramos um lugar de acolhimento específico para os adultos. A tecnologia favoreceu a organização, permitiu que nos conectássemos e a atividade virou um ponto de encontro, uma oportunidade de falar da vida, de trocar saberes e sorrir”, comenta Adriana Santos, Gerente de Educação do Sesc RJ.

Desde então, foram realizados encontros e diálogos por aplicativos de webconferência e pelos grupos de WhatsApp para discutir temas, sugerir textos e filmes acerca de assuntos elencados pelas famílias. Os conteúdos são eleitos pelos participantes e vão desde contação de histórias, textos para reflexão e leitura de poesias, até discussões sobre direitos, etnias, oportunidades e respeito.

A mediação é realizada pela equipe pedagógica das escolas. A diversidade de horários e dias são definidos pelos grupos para favorecer as adesões. Nos encontros, os familiares também são convidados a compartilhar seus conhecimentos. Selma, avó de Ana Letícia (3 anos), fez um vídeo tutorial ensinando os participantes a fazerem o fuxico para a construção do tapete coletivo quando retornarmos às atividades presenciais. Sempre que possível, recebemos também convidados, como a professora doutora da UFF, Andrea Serpa, que nos contou a história da Moça Tecelã para dar ênfase aos trabalhos com talentos e habilidades.

Como consequência desse diálogo aberto, alguns pais participaram da Live Solidária sobre Atemporalidade e Cuidados na Infância, realizada no dia 22 de maio, no canal do Sesc RJ no Youtube, e falaram um pouco sobre a nova rotina com os filhos em casa.

Conheça melhor o trabalho da equipe de Educação do Sesc RJ.
Fique por dentro das notícias do Sesc RJ clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais