Maio Roxo - saiba quais são as doenças inflamatórias intestinais e como se precaver

Maio Roxo – baixe nosso e-book e veja como prevenir doenças intestinais

No calendário da saúde, o Maio Roxo é o mês de conscientização da importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais (DIIs). Confira o que é preciso saber para se prevenir e cuidar da sua saúde. 

Conversar sobre o correto funcionamento do intestino definitivamente não é tema dos mais abordados. Longe das principais tendências de assuntos comentados nos trending topics, muitos de nós não buscamos ajuda e silenciosamente pensamos que o tempo virá junto com o desaparecimento de qualquer desconforto intestinal.

Esse hábito de deixar para depois fará toda diferença no curso das doenças inflamatórias intestinais e milhões de pessoas no mundo hoje precisariam ter acesso a essas informações e para compreender que cólicas, diarreias e constipações podem não ser fortuitas ou, por mero acaso, e sim consequências de más escolhas alimentares ou inacessibilidade à alimentação segura. Podem também ser consequência de doenças autoimunes controláveis ou mesmo relacionadas à hereditariedade.

Doenças Inflamatórias Intestinais

As doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) são caracterizadas por processos inflamatórios no trato gastrointestinal, parte do sistema digestório. A Doença de Crohn é uma condição autoimune que agride os intestinos delgado e grosso, produzindo uma inflamação intensa e penetrante. Já a Retocolite Ulcerativa, como diz o nome, inflama o reto e o intestino grosso, determinando a formação de úlceras em sua superfície. Clinicamente ambas as doenças são parecidas e somente o (a) médico (a) pode dizer o que é uma e o que é outra.

O correto diagnóstico e, por conseguinte a intervenção precoce quase sempre decorrem da nossa observação, de reconhecermos que algo está diferente, que alguma coisa não está normal em nosso organismo e que o tempo quase nunca, atentem quase nunca cura, embora o dito popular diga o contrário.

O médico é o profissional de saúde que precisará ouvi-lo ou ouvi-la para recomendar o tratamento mais adequado. Contudo caro leitor ou leitora; excetuando as doenças hereditárias e aquelas autoimunes, as doenças inflamatórias intestinais (DII) podem ter origem nas nossas escolhas alimentares, como dizem os nutricionistas, devemos descascar mais e desembrulhar menos; sempre ferver e ou filtrar a água que consumimos e definitivamente aprendermos que somos nós os responsáveis pelas nossas escolhas, saudáveis ou não.

Para conhecer as doenças inflamatórias intestinais e entender como se precaver, baixe nosso e-book e mantenha a saúde em dia!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSaúde

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais