DIA DA SOBRECARGA DA TERRA SUSTENTABILIDADE NEWS – QUINTA EDIÇÃO

Dia da Sobrecarga da Terra | Overshoo Day

O DIA DA SOBRECARGA DA TERRA é atingido quando a humanidade consumiu todos os recursos naturais que os ecossistemas do planeta têm a capacidade de renovar em um ano, e passamos estar em dívida ecológica.

Por Kamilla Ramada, Analista de Meio Ambiente do Sesc Duque de Caxias

Esse ano, atingimos a marca global em 28 de Julho, antecipando em um dia, a marca do ano passado, embora no Brasil tenha acontecido no dia 12 de agosto. Esta data é um alerta, pois a partir de agora estamos gastando para além da possibilidade de restauração do planeta.

O cálculo da dia da sobrecarga da Terra, é feito pela Global Footprint Network (GFN), com base na pegada ecológica da humanidade, dividindo a capacidade do planeta de renovar os recursos naturais em 1 ano, pela pegada ecológica da humanidade, e esta data tem chegado cada vez mais cedo.

Em 2020, devido a pandemia, a data ocorreu em 22 de agosto, e havia a esperança de mantermos padrões mais baixos de consumo, mas o aumento da pegada de carbono (dentre outros fatores) nos levou ao patamar que estávamos pré-pandemia.

O consumo cada vez mais acelerado dos recursos naturais, para satisfazer os padrões de consumo da sociedade atual (desde 1970) vem degradando e colocando em risco a biodiversidade e os ecossistemas do planeta, causando desequilíbrios ecológicos, já percebidos em nossa geração, e que agravarão para as gerações futuras.

Além de consumirmos mais rápido do que a Terra consegue restaurar, estamos diminuindo a capacidade de restauração dos ecossistemas, e devolvendo degradação ambiental, com as emissões de gases poluentes, produção desenfreada de plástico, consumo excessivo de água, e degradação das florestas. Atualmente a capacidade de regeneração das florestas do planeta diminuiu em 0,5% (de acordo com a GFN), devido principalmente ao crescente desmatamento na Amazônia.

Para sustentar as necessidades da humanidade, são necessários 1,75 deste Planeta.

Estamos gastando o equivalente a quase DOIS planetas por ano, tendo apenas UM!

Nem todos os países, e pessoas no mundo, consumem de maneira igualitária, e tem acesso aos mesmos recursos e qualidade de um meio ambiente saudável, o que nos coloca em uma situação não só de déficit ambiental, mas com a humanidade, com as populações que não tem acesso aos bens e serviços do planeta como outras, e as gerações futuras, que poderão encontrar uma biodiversidade ainda mais degradada e reduzida.

#MOVETHEDATE (MUDE A DATA)
O movimento Mude a Data é para adiarmos o dia em que esgotaremos os recursos do ano do Planeta, conta com sugestões e contribuições para que o dia da Sobrecarga da Terra seja mais tardio. Nos ressalta ainda a importância de mudanças em larga escala que sejam feitas por empresas, e governos, mas não exime o impacto dos indivíduos em suas escolhas e ações diárias. O consumo consciente, a opção por produtos duráveis, por empresas que sejam aliadas ao desenvolvimento sustentável, as diminuições de gases de efeito estufa, individual e coletivamente podem contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas do planeta.

Dicas para contribuir com o #MoveTheDate:

  • Separação do lixo e destiná-los à reciclagem;
  • Diminuição do padrão de consumo;
  • Escolha de produtos com embalagens recicláveis;
  • Moda circular;
  • Outras fontes de energia (solar; eólica);
  • Vida Urbana e Casas Sustentáveis;
  • Espaços verdes em áreas urbanas;
  • Diminuição e Neutralização das emissões de carbono.

(Confira mais dicas e ações que já acontecem pelo Brasil e pelo Mundo em: https://www.overshootday.org/power-of-possibility/).

O caminho para uma vida em harmonia com o meio ambiente é manter uma biodiversidade saudável, não apenas preservando, mas restaurando áreas degradadas e valorizando o patrimônio natural e biodiverso que temos. Contribua para o movimento #MoveTheDate e ajude a manter o equilíbrio ecológico do Planeta!

Fontes:
WWF
OVERSHOOT DAY
Global footprint Network
PUC-RS

Leia mais:
>>
Lixo eletrônico: 10 Unidades do Sesc RJ passam a ser ponto de entrega de eletroeletrônicos
>> Sustentabilidade News – 20ª Edição

Fique por dentro das nossas iniciativas de apoio ao meio ambiente clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJSustentabilidade #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais