Literatura e diversidade

Diálogos Di Versos: Literatura e diversidade | Sarau Madureira: Território da Diversidade Cultural

Agindo como um esquenta para as programações que estão no Diálogos Di Versos: Literatura e diversidade, projeto pensado em homenagem ao Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, traremos algumas dicas de conteúdos relacionados aos grandes escritores, educadores, poetas e artistas convidados. É uma oportunidade para quem não os conhece ainda, conhecerem e, para quem conhece, admirar mais ainda seus trabalhos.

Na próxima sexta, dia 28 de maio de 2021 às 20 horas, teremos no perfil de instagram do Sesc Madureira o Sarau Madureira: Território da Diversidade Cultural, que reunirá artistas como os poetas do movimento Slam Poetry RJ, Valentine e Tom Grito, e a cronista Neliana Madrinha do Subúrbio. A escritora e arte-educadora Eliza Morenno media essa troca de ideias.

Clique aqui para acessar o instagram do Sesc Madureira e siga o perfil  para assistir a programação.

Sarau Madureira: conheça os artistas e suas dicas de leitura

Literatura e diversidadeEliza Morenno é arte-educadora, atriz e escritora. Possui formação em jornalismo, teatro e especialização em literatura infanto-juvenil pela UFRJ. Como contadora de Histórias e mediadora de leitura. Já participou de dezenas de projetos em parceria com o Instituto de Arte Tear e SESC Rio. Dirigiu os espetáculos “O poeta mostra a língua” e “Conta Cordel”.

É co-fundadora do Poesia Viral, que realiza projetos de literatura, performance e educação desde 2011. Tem como foco de pesquisa a poesia falada e seus desdobramentos na cena teatral.

Dica de Leitura: O Livro das Semelhanças, de Ana Martins Marques.

Opinião: “Rigor estético e primor na elaboração de cada verso. Ana é, das autoras contemporâneas, uma das que mais me motivam a ler e escrever.”

Valentine, é artista e escritora, foi a primeira mulher trans slammer do RJ, e também a primeira mulher trans a representar o RJ em um Slam Nacional, no Flup Slam Nacional 2019, onde a artista foi vice-campeã da competição. Também atua como cantora, atriz, e compositora, além de colunista no site Mídia Ninja.

Dica de Leitura: Tudo nela Brilha e queima, de Ryane Leão.

Opinião: “É um livro de poemas e poesias que ao meu ver é bem intimista, um livro que fala das travessias e da magnitude de ser uma mulher negra, um livro que fala sobre afeto e auto-afeto, que fala sobre a complexidade de amar e sobre a profundidade da entrega, é também ou pelo menos foi pra mim, sobre a autopercepção e auto(re)conhecimento. Um livro que faz você dialogar e expulsar a dor, e perceber a leveza de ser uma mulher por inteira.”

Tom Grito é poeta. Dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam) e às micro revoluções político sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. 

Como produtor da cena carioca de slam e sarau já fez: Mulherau, Pizzarau, Batalha da Pizza, Tagarela e atualmente integra a produção e realização do Slam das Minas RJ.

Dica de Leitura: Aos outros só atiro o meu corpo, de Maria Isabel Iorio.

Opinião: “Maria Isabel é uma mulher lésbica que fala com o corpo a partir de sua escrita e vivência. Seus poemas me levam por pesquisas científicas fictícias até a buracos existenciais dos quais eu saio flutuando em suas palavras. Lindo, profundo, imprescindível.”

Neliana Madrinha do Subúrbio é atriz e cronista. A partir de suas páginas no facebook e instagram narra o cotidiano suburbano de Madureira e adjacências. 

Em 2020 participou como articuladora em uma proposta de mandato coletivo nas eleições municipais no Rio de Janeiro, a Bancada do Livro.

Dica de Leitura: Violetas na Janela, de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.

Opinião: “Livro que me ajudou a entender muito sobre a vida e no qual eu comecei a aprender a doutrina espírita”.

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #SescRJLiteratura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais