Como falar sobre a Covid-19 para crianças
Crédito: Como falar sobre a Covid-19 para crianças

Como falar sobre Coronavírus com as crianças?

Com tantas informações circulando por diversos meios sobre coronavírus e Covid-19, alguns pais e mães podem se sentir perdidos na hora de explicar o cenário atual para os filhos. O tema pode causar espanto e pânico, principalmente para as crianças. Para lidar com o assunto, separamos algumas dicas que podem ajudar a explicar a situação da pandemia para os pequenos.

Seja direto, objetivo e esclarecedor
As crianças precisam se sentir seguras e entender a situação com clareza. Para isso, um diálogo aberto e honesto é sempre a melhor escolha.

Use uma linguagem compreensível
Evite termos rebuscados e muito científicos. Use uma linguagem adequada para a idade dos pequenos.

Fale sobre medidas de prevenção
As crianças precisam conhecer as ferramentas que elas têm para proteger a si mesmos e aos demais. Elas precisam saber que medidas simples, como lavar as mãos, podem ser grandes aliadas na prevenção. Saiba quais são as principais medidas clicando aqui.

Seja sincero
Não prometa o que não pode cumprir e não fale do que você não tem certeza. Os profissionais da área de saúde e pesquisa estão estudando o assunto, que ainda é muito novo. Eles estão trabalhando, mas ainda não descobriram tudo sobre o vírus.

Cuidado com as fake news
Cheque sempre as informações que você recebe em fontes oficiais e confiáveis, como o Ministério da Saúde, a Unicef, a Fundação Oswaldo Cruz e o próprio site do Sesc RJ. Saiba mais sobre as notícias falsas sobre o vírus clicando aqui.

Ouça
As crianças são muito inquisitivas e as dúvidas surgirão. Nesse momento, esteja preparado para responder o que sabe de forma objetiva e pesquisar o que ainda não sabe. Lembre-se de não dar informações sobre as quais você não está seguro, isso pode confundi-las ainda mais.

Dê o exemplo
As crianças aprendem muito pela observação. A melhor forma de ensinar é dar um bom exemplo. O “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não vai funcionar. Os pais precisam seguir as regras de prevenção para que seus filhos aprendam a partir desses atos.

Incentive a leitura e o desenho
Uma boa maneira de incentivar as crianças a expressarem seus sentimentos é ler com elas, conversar sobre as histórias e também propor que desenhem sobre elas.

Brinque com elas
O brincar é uma uma oportunidade fantástica para expressão. Uma forma valiosa de representar e conhecer o mundo.

Tenha paciência
Se mesmo com diálogo e bons exemplos as crianças não conseguirem seguir os novos hábitos, tenha paciência e repita. Converse novamente, quantas vezes forem necessárias, e siga praticando os bons exemplos.

Fique ligado em nossas redes e confira também:
Livros criados por crianças do Sesc+ Infância estão disponíveis para download
Em Casa com o Sesc: oito dicas divertidas para as crianças durante a quarentena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais