Como saber se é fake news
Crédito: Vector Illustration of the word Fake News in red ink stamp

Coronavírus: Como conferir se uma informação é verdadeira ou falsa?

Devido ao grande fluxo de informações sobre a Covid-19, é fundamental se informar por meios de comunicação confiáveis.

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus, teve seus primeiros casos detectados no Brasil, após deixar muitas mortes e infecções em países como a China e a Itália. As autoridades se mobilizaram em um apelo para que as pessoas fiquem em casa, controlando, dessa forma, a velocidade de propagação do vírus, um dos principais desafios em seu combate.

A medida visa prevenir que mais pessoas sejam infectadas, o que pode dificultar o atendimento e provocar a sobrecarga do sistema de saúde. Mas com grande o fluxo de informações que circula pelas redes sociais, muitas notícias falsas tem sido divulgadas. Pensando em ajudar você a se manter calmo e bem informado, preparamos um manual de como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa:

1 – Pesquise no Google se a informação foi noticiada em algum outro site confiável, como grandes jornais, e sites institucionais, como o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Caso não encontre, é provável que a informação não seja verdadeira.

2 – Algumas dicas podem te ajudar a identificar uma notícia falsa ou pelo menos a desconfiar logo na primeira leitura. São elas:

Não leia só o título – É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.

Desconfie de textos alarmistas – Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques. Aqui entra o bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe.

Informações vagas são mau sinal – Textos com informações genéricas, sem identificação dos envolvidos ou o local do fato, são pouco confiáveis. Notícias sérias respondem às perguntas mais importantes do leitor e mostram detalhes sobre um determinado fato. Se o texto não identifica as fontes das informações, fique alerta. Pode ser pura invenção.

Cuidado com vídeos, fotos e áudios – Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias em que ela foi feita.

3 – O Ministério da Saúde criou um canal no Whatsapp exclusivo para esclarecer dúvidas e notícias falsas. Para confirmar se o conteúdo é verdadeiro ou falso, você pode enviar a mensagem para (61) 99289-4640 antes de repassar.

4 – Existem sites especializados nesse tipo de checagem de notícias. Seguem alguns que você pode salvar entre os favoritos do seu navegador para usar sempre que precisar:

Fique sempre atento às informações que estiver recebendo e repassando, para evitar estresses e preocupações, além dos que a pandemia já demanda. Mantenhamos a calma e vamos juntos combater o coronavírus.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais