playlist-infantil-vitrolinha-spotify

Música fora da caixinha para o público infantil

Por Leila Dantas 

Há alguns anos, convidei uma amiga e seu filho Bruno, de 3 anos, para assistir o grupo Circo da Silva no teatro Sesc Ginástico. Ao fim do espetáculo musical, corri para perguntar: “E ai Bruninho? Gostou?”. Ele balançou a cabeça afirmativamente sem dar muita importância. Fiquei um pouco frustrada porque participei da curadoria da programação e queria saber se tinha conseguido agradar a esse público tão exigente.

Algumas horas depois, quando fomos almoçar, fiquei surpresa quando ouvi o garoto anunciando entre as mesas do restaurante: “meninos e meninas!”. Era o cumprimento que a cantora Ultravioleta, do Circo da Silva, utilizou para se comunicar com o público que ocupava o Sesc Ginástico naquele sábado de manhã. Glória! Tinha funcionado. Bruninho, um menino tímido que começou a pronunciar as primeiras palavras um pouco tarde, aos dois anos de idade, estava introduzido ao circuito cultural e já se apresentava sem inibição.

Esse foi um pequeno e afetivo exemplo de como a música pode influenciar uma criança, mas seu alcance é bem mais amplo.  No texto “A Música e o Desenvolvimento da Criança” (2017) a educadora Monique Nogueira explica que a linguagem artística possibilita diversidade de estímulo e absorção de informações, facilitando a aprendizagem. Segundo Monique, outros estudos apontam que, mesmo quando o contato com a música é realizado por apreciação (sem execução de instrumentos musicais), os estímulos cerebrais são bastante intensos.

Assim como a aprendizagem e a diversão, a música infantil também é um incentivo à socialização e à cooperação, por meio de cirandas, brincadeiras e cantigas transmitidas oralmente por gerações. O documentário “Tarja Branca: A Revolução Que Faltava”, dirigido por Cacau Rhoden (2013), apresenta depoimentos sobre como o brincar possibilita a compreensão do cotidiano e a cumplicidade com o entorno.

Trechos do Documentário Tarja Branca

Depoimentos da pedagoga Ana Lucia Vilela e da pesquisadora e professora Lydia Hortelio
https://youtu.be/Wryyh2YMKlw

Depoimentos da pesquisadora Lucilene Silva e da jongueira e mestre griô Tia Maria do Jongo da Serrinha
https://youtu.be/_D-IovwHGlw

Depoimentos da coreografa  Andrea Jabor e do musico Wandi Doratiotto
https://youtu.be/auJbgTpb1X8

Música é tudo isso e muito mais! Apresente a música a seu filho e permita que ele explore todo o universo de benefícios que ela tem a oferecer. A playlist Vitrolinha do Sesc, no nosso canal no Spotify, disponibiliza uma parte da excelente produção musical para público infantil dos talentosos artistas brasileiros. Afaste seus móveis e chame seu filho pra cirandar ao som do Vitrolinha.

Conheça outras playlists do Sesc RJ:

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais