playlist-infantil-vitrolinha-spotify

Música fora da caixinha para o público infantil

Por Leila Dantas 

Há alguns anos, convidei uma amiga e seu filho Bruno, de 3 anos, para assistir o grupo Circo da Silva no teatro Sesc Ginástico. Ao fim do espetáculo musical, corri para perguntar: “E ai Bruninho? Gostou?”. Ele balançou a cabeça afirmativamente sem dar muita importância. Fiquei um pouco frustrada porque participei da curadoria da programação e queria saber se tinha conseguido agradar a esse público tão exigente.

Algumas horas depois, quando fomos almoçar, fiquei surpresa quando ouvi o garoto anunciando entre as mesas do restaurante: “meninos e meninas!”. Era o cumprimento que a cantora Ultravioleta, do Circo da Silva, utilizou para se comunicar com o público que ocupava o Sesc Ginástico naquele sábado de manhã. Glória! Tinha funcionado. Bruninho, um menino tímido que começou a pronunciar as primeiras palavras um pouco tarde, aos dois anos de idade, estava introduzido ao circuito cultural e já se apresentava sem inibição.

Esse foi um pequeno e afetivo exemplo de como a música pode influenciar uma criança, mas seu alcance é bem mais amplo.  No texto “A Música e o Desenvolvimento da Criança” (2017) a educadora Monique Nogueira explica que a linguagem artística possibilita diversidade de estímulo e absorção de informações, facilitando a aprendizagem. Segundo Monique, outros estudos apontam que, mesmo quando o contato com a música é realizado por apreciação (sem execução de instrumentos musicais), os estímulos cerebrais são bastante intensos.

Assim como a aprendizagem e a diversão, a música infantil também é um incentivo à socialização e à cooperação, por meio de cirandas, brincadeiras e cantigas transmitidas oralmente por gerações. O documentário “Tarja Branca: A Revolução Que Faltava”, dirigido por Cacau Rhoden (2013), apresenta depoimentos sobre como o brincar possibilita a compreensão do cotidiano e a cumplicidade com o entorno.

Trechos do Documentário Tarja Branca

Depoimentos da pedagoga Ana Lucia Vilela e da pesquisadora e professora Lydia Hortelio
https://youtu.be/Wryyh2YMKlw

Depoimentos da pesquisadora Lucilene Silva e da jongueira e mestre griô Tia Maria do Jongo da Serrinha
https://youtu.be/_D-IovwHGlw

Depoimentos da coreografa  Andrea Jabor e do musico Wandi Doratiotto
https://youtu.be/auJbgTpb1X8

Música é tudo isso e muito mais! Apresente a música a seu filho e permita que ele explore todo o universo de benefícios que ela tem a oferecer. A playlist Vitrolinha do Sesc, no nosso canal no Spotify, disponibiliza uma parte da excelente produção musical para público infantil dos talentosos artistas brasileiros. Afaste seus móveis e chame seu filho pra cirandar ao som do Vitrolinha.

Conheça outras playlists do Sesc RJ:

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Santa-Maria-Madalena

Você já ouviu falar dos Caminhos da Serra?

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 16 toneladas de hambúrgueres em comunidades do Rio

Veja mais

Mesa Brasil Sesc RJ distribui 9 toneladas de alimentos

Veja mais
teatro-Amir Haddad

Amir Haddad por Aderbal Freire-Filho

Veja mais