Esporte: um instrumento para muitas conquistas

Rede Sesc RJ + Esporte revitaliza o ambiente escolar, trazendo alunas e alunos de volta ao convívio e ao contato com o conhecimento e o esporte.

Iniciado no ano de 2021 – em plena pandemia da Covid-19 e com todas as dificuldades que essa situação desafiadora nos trouxe – o projeto Rede Sesc RJ + Esporte conseguiu chegar a 23 municípios do Estado, nas regiões Norte, Noroeste, na Serra e na Região dos Lagos. Com a ajuda e a parceria de prefeituras e sindicatos, o Sesc RJ impactou 5.600 crianças e adolescentes, com desdobramentos positivos para todas as comunidades por onde passou. O projeto entende o Esporte como ferramenta para redução das desigualdades, inclusão social e formação cidadã.

Entre as diversas atividades, o + Esportes oferece palestras com atletas, que já impactaram 8.960 pessoas em Nova Friburgo e 27.441 pessoas em Campos, aulas das modalidades esportivas, com a participação de 6.451 pessoas em Nova Friburgo e 37 mil pessoas em Campos, além da entrega de 23 kits de material esportivo, em parceria com prefeituras e sindicatos.

Retomando o convívio
Tendo sempre como guia o direito constitucional dos cidadãos ao esporte – além, claro, da permanente busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU –, o Sesc RJ integrou diferentes forças para atender, de maneira multidisciplinar, crianças e jovens entre 6 e 14 anos e seus responsáveis contemplados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Um dos objetivos principais da ação é impedir a evasão escolar, um problema crescente nos últimos meses. Nas palavras de Alexandre Couto, gerente da Unidade Sesc Friburgo, “um desafio muito grande diante do tamanho do nosso estado e do fato de nem todo município contar com uma das nossas Unidades. Então para nós é gratificante, por exemplo, Nova Friburgo atender Rio das Ostras e outras cidades”.

Educação plena
Tanto Marcelo Ayres, presidente do Sincomércio de Rio das Ostras, quanto Débora Magalhães, gerente da Unidade Sesc Campos, destacaram uma característica: trata-se de um projeto de legado por enfatizar a importância do esporte para a formação da criança. Entre outras metodologias, com a presença de atletas profissionais, ídolos de muitas delas.

A lista de atletas reluz de medalhas: capitaneados pelos por Giovane Gávio (vôlei) e Patrícia Amorim (natação), a seleção de atletas apresenta  nomes como Diego Ribas (futebol), Ítalo Romano (paratleta, skate), Anderson Águia (futevôlei), Claudinei Quirino (atletismo), entre outros, que participaram oferecendo oficinas e/ou dando palestras.

Resultados
Por meio do projeto, o Sesc RJ doou kits de materiais esportivos – 60% dos municípios relataram não dispor de bolas para atividades físicas. A instituição promoveu a capacitação de profissionais, recuperou equipamentos e, uma das grandes vitórias do projeto: verificou-se um aumento de 45% na procura dos alunos e alunas pelo retorno às aulas presenciais!

Entre os resultados expressivos do trabalho estão o número de pessoas impactadas pelas palestras com atletas (27.441) e pelas aulas das modalidades esportivas (37 mil).

Com tamanho sucesso, a continuidade do projeto Rede Sesc RJ + Esporte está garantida para 2022, como afirma Monica Velasques, gerente de lazer Sesc RJ: “A gente vai pintar mais municípios no mapa do nosso estado do Rio de Janeiro!”.

 

Leia também:
RedeSescRJ+Esporte: Atleta Claudinei Quirino participa do projeto em Rio das Ostras e Macaé
RedeSescRJ+Esporte: Campeões participam do projeto em Italva e São Francisco do Itabapoana
RedeSescRJ+Esporte com participação do jogador Odvan, em Friburgo

 

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEsporte

Outras Notícias

Ver todas as notícias
metaverso e educação

Metaverso e Educação: Sesc RJ oferece mais um curso gratuito sobre tecnologias educacionais para professores

Veja mais
Dia do Desafio 2022

Dia do Desafio 2022: Sesc RJ promove um dia de programação para estimular a prática de atividade física

Veja mais
Videoclipe produção da Residência Artística do Projeto Sesc Mídia Jovem

Videoclipe inteiramente filmado com celular é produção da residência artística do Projeto Sesc Mídia Jovem

Veja mais
Vassouras - centro histórico - Vale do Café

Contagem regressiva para a primeira edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café

Veja mais