Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG)


O Sesc RJ tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade. Para isso, promove ações e atividades de Cultura, Assistência, Saúde, Esporte, Lazer, Turismo e Educação. Para ampliar – ainda mais – o acesso do público aos seus serviços, o Sesc conta com o Programa de Comprometimento e Gratuidade, o PCG.

Com o PCG, o Sesc RJ atende estudantes da rede pública de Educação Básica e a população em geral, com renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais. O subsídio do Sesc é integral, compreende taxas, mensalidades e outros recursos materiais indispensáveis para participação do beneficiário nas atividades (de acordo com os critérios de cada Departamento Regional ou Departamento Nacional para participação dos clientes nas respectivas realizações/ações).

Como ter acesso ao programa?
Se você se encaixa no perfil acima, deve comparecer a uma Unidade do Sesc RJ perto de você. Lá, nossos funcionários poderão te orientar ou encaminhar sua solicitação de cadastro.

Como surgiu o PCG?
O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) foi estabelecido por um decreto (nº 6.632/2008), que estabelece que o PCG se destina a aplicação de 1/3 (33,33%) da Receita de Contribuição Compulsória Líquida em Educação Básica e continuada ou ações educativas nos demais Programas, sendo que 50% deste total fará parte da oferta de Gratuidade.