Sesc RJ leva intensa programação para ‘Aquele abraço’ na Barra da Tijuca

Atividades são alusivas ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado neste sábado

O Sesc RJ participa neste sábado (8/6) – Dia Mundial dos Oceanos – do Aquele Abraço, campanha organizada pela organização Route Brasil que pretende reunir 18 mil pessoas ao longo de 18,3 quilômetros entre as praias do Pepê e Recreio para um abraço simbólico no oceano. Além de integrar o ato, o Sesc levará ao posto 5 da Praia da Barra da Tijuca uma intensa programação alusiva, com atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e assistência (confira a programação abaixo). A programação, toda gratuita, têm início às 8h e se estende até as 12h, com o ato simbólico previsto para as 10h.

SAIBA MAIS – Criado pela Organização das Nações Unidas em 08 de junho de 1992, durante a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, o Dia Mundial dos Oceanos é uma data que promove a reflexão sobre a importância dos mares para a vida na terra, celebra a existência marítima e estimula uma conduta mais ativa na sua proteção. O ato simbólico deste sábado, organizado pela Route Brasil, tem o objetivo de reunir as 18 mil pessoas que mãos dadas, em frente ao mar, simbolizarão um grande abraço ao oceano da Barra, que deve ocorrer às 10h da manhã.

“Nossa expectativa é de que, a partir do evento Aquele Abraço, as pessoas passem a ter um comportamento e um olhar mais crítico para o impacto que o nosso consumo causa nos oceanos”, destaca Simão Felippe, presidente da Route Brasil. Após o abraço, os voluntários realizarão um grande mutirão de limpeza da orla. “Com esse montante de voluntários, este certamente será o maior mutirão realizado no mundo“, completa Simão.

Para facilitar a participação dos voluntários, o #AqueleAbraço terá 103 pontos de encontro ao longo dos 18,3 km que compreendem a faixa de areia entre as praias do Pepê, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.  Para viabilizar e mobilizar a participação do público, a Route Brasil abril um site para cadastro dos voluntários e, além disso, mobilizou 100 embaixadores que, além de engajar seus seguidores, ficará responsável por um ponto na praia, a cada 190 metros de faixa de areia. A inscrição pode ser feita em  www.routebrasil.org/aqueleabraco/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SESC RJ NO AQUELE ABRAÇO

PRAIA DA BARRA DA TIJUCA – POSTO 05

DATA: 08 DE JUNHO DE 2019

HORÁRIO: 08h ÀS 12h

Campanha – Mutirão de limpeza

No Dia Mundial dos Oceanos, realizaremos a Campanha de limpeza de praia em uma faixa de areia  específica poluída por resíduos sólidos. Segundo a ONU, em 2050, pode haver mais plásticos que peixes no oceano. Isso, porque uma maré crescente de lixo marinho ameaça a saúde e bem estar dos seres humanos, animais, comunidades e economias pelo mundo.

Exposição Lixo Plástico

O artista Davi Rezende, utilizando arte e design para criar uma exposição utilizando o lixo plástico com  imagens  de personalidades nordestinas.

Exposição Vegetação local (Restinga)         

Mostra de espécies locais, típicas de restinga

Campanha – Bem viver e envelhecimento

Campanha com objetivo de estimular a discussão sobre a temática do envelhecimento, bem estar e desenvolvimento sustentável em busca de uma sociedade mais sustentável e melhor qualidade de vida.

Vivência      

Intervenção Educativa em Saúde abordando o tema Cuidados com a Saúde e Meio Ambiente (Higiene Ambiental)

Arte Ciência e Tecnologia

Exposição Interativa Oceano Microscópico – A exposição/instalação interativa relaciona a arte e a ciência, convidando o público para atravessar a estrutura feita com madeiras de reaproveitamento, redes e cabos de pesca, para investigar a vida marinha microscópica através de monóculos fotográficos com diversas imagens científicas do oceano atlântico obtidas através de recursos tecnológicos. A exposição traz a arte, ciência e tecnologia para perto do público, estimulando um olhar consciente, aprofundando a reflexão sobre os oceanos e os impactos da vida humana sobre a vida marinha.

Exposição e mediação em conscientização ambiental    

Vida e Poluição Marinha, Gestão de Resíduos Sólidos, Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).

Intervenção artística com a temática “prevenção as arboviroses”      

Vivência com TSI sobre conscientização ambiental        

Danças de roda, ciranda com músicas temáticas sobre a água com o grupo do TSI Arena Carioca 03.

Consciência corporal – Aulão de Yoga e Meditação do TSI na praia

Grupo do TSI da Arena Carioca fará um aulão de Yoga na praia e convidará as pessoas presentes a experimentar a técnica para melhoria da qualidade de vida.

Exposição Lixo Plástico – Cavalo Marinho   

Obra do artista plástico Davi Rezende que vem transformando o lixo em arte. Cavalo Marinho é uma escultura feita de latinhas e materiais encontrados no lixo. Simboliza o lixo deixado nos mares e oceanos. Tem por objetivo conscientizar o público para o cuidado e manutenção do meio ambiente.

Campanha Direitos Sociais

Campanha sobre os Direitos Humanos realizada através de um painel informativo com Direitos Sociais.

Campanha – Qualidade de Vida

Campanha de qualidade de vida realizada através do jogo de Caça-Palavras que mantém o cérebro ativo e auxilia no fortalecimento da memória.

Campanha – protagonismo do idoso 

Intervenção fotográfica que retrata um novo olhar sobre o envelhecimento. Entre tantas possibilidades para exercerem seu protagonismo, os participantes do Trabalho Social com Idosos mostram que são pessoas capazes de exercerem autonomamente seus papéis no cenário social.

Mortes por redes fantasmas     

Instalação com rede e fauna cenográfica explicando a perda de biodiversidade por causa da pesca predatória.

Resgate de microfauna e importância dos corais 

Serão apresentadas espécies endêmicas da microfauna marinha (poliquetas, moluscos, zooplâncton etc.) e o trabalho realizado para preservá-la. Sobre os corais falaremos sobre os riscos que estes seres vivos correm com a poluição e o aquecimento global.

Globo de Lixo        

A ideia da criação do globo terrestre feito somente de plástico veio de falarmos da preocupação com o volume de resíduos plásticos descartados de forma incorreta no ambiente natural. Partindo do conceito de que não existe “jogar fora”, os continentes e oceanos são representados lotados de plásticos de diversos tipos e tamanhos. A instalação nos faz refletir sobre como podemos mudar esta realidade.  A criação da peça é de autoria do designer Davi Rezende

Campanha Socialmente Sustentável 

Uma Campanha do Projeto Ssesc+ Social, que se propõe a desenvolver oficinas e abordagens ao público paricipante de modo a sensibilizar para a importância do desenvolvimento de práticas sustentáveis, tais como o reaproveitamento de materiais de modo a ressgnificá-los e possibilitar novos usos e novas práticas.

Campanha- Olhar à Cidade       

Aapresentação artística propõe um olhar mais perceptivo ao outro nessa correria louca que é a vida na cidade. Como, a partir da observação, somos levados a repensar nossa inserção no mundo e a partir dessa interação produzir conhecimento.  Conhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros com quem convivemos. A apresentação nos convida ao exercício da solidariedade baseado na percepção de quanto somos parecidos na diversidade.

Encontro     

A vivência conexão corpo e natureza vem trazendo uma possibilidade de reconexão com o que é inerente ao homem: a natureza. Muitos dos hábitos modernos impedem que haja interação profunda e respeitosa coma terra. Seguindo a temática dos oceanos a proposta da vivência é acessar as memórias e experiências que conectam a formação do sujeito à importância da natureza.

Contação de Histórias “Que Lixo é Esse?” 

Contação de histórias com interação do público abordando a problemática do lixo.

Vivência      

Intervenção Educativa em Saúde abordando o tema: A importância da vacinação e dos cuidados com as doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade.

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais