OdontoSesc - Laje de Muriaé2
OdontoSesc - Laje de Muriaé3
OdontoSesc Santo Antonio de Pádua2
OdontoSesc - Laje de Muriaé
  • Anterior
  • Próximo

Saúde Bucal

O Sesc RJ contribui para a melhoria da saúde por meio da sua promoção e da prevenção e controle das doenças buco-dentais.  Com atendimento curativo e ações educativas, o serviço visa contribuir com a ação integral em saúde, cuja plenitude é sabidamente dependente de um conjunto de determinantes sociais. O estímulo ao autocuidado no âmbito individual, familiar e comunitário é parte constante de nossas interações nesta atividade.

OdontoSesc – 20 anos ajudando o Estado do Rio de Janeiro a sorrir

Constituído por uma frota de Unidades Móveis de Saúde Bucal (carretas), este projeto se destina a oferecer serviços de tratamento odontológico e de educação em saúde bucal para populações locais em situação de vulnerabilidade social e higiênico−sanitária. Com rodízio em bairros da capital e de cidades do interior, o OdontoSesc cumpre importante papel no apoio ao SUS. Atualmente, os serviços disponibilizados nas Unidades Móveis são de atenção básica: restauração, extração simples, raspagem, limpeza, radiografia e aplicação tópica de flúor.

Destaque também para as ações educacionais em saúde prestadas por suas equipes nas escolas públicas de cada localidade.

Unidades fixas de Saúde Bucal

A Atividade Saúde Bucal acontece em consultórios estabelecidos em Unidades fixas que prestam cuidados terapêuticos. Também é exercida por meio de atividades educacionais em saúde bucal nas escolas e empresas do Estado do Rio de Janeiro: cuidados que envolvem tratamento buco-dentário são destinados apenas aos comerciários e dependentes habilitados (cadastrados) no Sesc – a preços que cabem no bolso, com valores abaixo do mercado. Atualmente os serviços oferecidos nas unidades fixas são: limpeza, obturação, extração, raspagem, radiografia e consulta de urgência.

Já as atividades educacionais em saúde bucal são inteiramente gratuitas.

Multiplicando sorrisos  

Este projeto de educação em saúde bucal e geral se destina às escolas da rede pública, instituições de assistência e a segmentos comunitários socialmente vulneráveis do estado do Rio de Janeiro, por meio das equipes do OdontoSesc. Ele inclui atividades educacionais lúdicas como rodas de conversa, vivências, orientações, jogos recreativos, além de escovação e fluorterapia.