Saúde Bucal - OdontoSesc - Laje de Muriaé
07-08-2018-Reinauguração-Odontologia-Sesc-São-Gonçalo--1384
  • Anterior
  • Próximo

OdontoSesc

Criado pelo Departamento Nacional em 1999, o Projeto de Unidades Móveis OdontoSesc, em linhas gerais, tem como objetivos norteadores tornar a saúde bucal acessível  às comunidades sócio economicamente mais vulneráveis do país, através do atendimento clínico ambulatorial em atenção básica, além de facilitar o processo de autonomia dessas populações em relação à sua própria saúde, por meio de atividades educativas e capacitação das pessoas em hábitos mais saudáveis de vida.

No Sesc RJ, o projeto, desde 2001, conta com uma frota de 06 clínicas itinerantes, que já contemplou 48 municípios do Estado  em seus quase 20 anos de história!

Percorrendo mais de 6 mil quilômetros por ano, as Unidades Móveis realizam cerca de 180 mil atendimentos de atenção básica em odontologia (restaurações, extrações, raspagens, profilaxias, radiografias), além das mais diversas e enriquecedoras atividades de educação em saúde, que através da ludicidade capacitam tanto os próprios pacientes, quanto os alunos da rede pública escolar a serem multiplicadores dos conhecimentos em suas comunidades.

Entre as atividades mais transformadoras na vida das comunidades atendidas, estão as feiras de ciências, realizadas em escolas, centros culturais etc, onde em parceria com as secretarias municipais de educação, nossos profissionais e os alunos da rede pública, constroem juntos, trabalhos relacionados à saúde geral e outros temas de interesse, para ao final da estadia do OdontoSesc, apresentarem  à comunidade os resultados do aprendizado de alternativas simples, de baixo custo e eficazes para a melhoria da saúde coletiva.

As unidades permanecem em média um período de 3 meses em cada município, atendendo  8 horas/dia nas cidades do grande Rio e do interior.

Em cada estadia são disponibilizadas inicialmente 500 vagas para o tratamento, que podem ser ampliadas de acordo com a condição de saúde bucal da população e do número de altas dadas no primeiro mês de atendimento.

Os pacientes inscritos nessas vagas, serão agendados uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário, até terminarem seus tratamentos.

O atendimento é ofertado à qualquer pessoa a partir de 05 anos de idade, e no caso dos menores, é obrigatória a presença do responsável legal em todas as consultas,  portando um documento da criança.

Nos últimos 7 anos, a equipe das Unidades OdontoSesc – RJ  vem passando por um processo de reestruturação, com revisão dos conceitos saúde/doença, sustentabilidade, além de estudos mais aprofundados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que direcionem de modo mais eficiente as escolhas para formações de novas parcerias, bem como a abrangência estadual do projeto.

Em cada município onde se forma parceria para a implantação do projeto, a equipe OdontoSesc, junto aos agentes comunitários das secretarias de saúde realizam na semana anterior ao início do atendimento clínico, caminhadas diagnósticas nas comunidades mais vulneráveis, afim de conhecer as reais condições de vida da população, explicar o projeto e seu funcionamento, convidá-los a participar e principalmente desmistificar o “medo do dentista”, através da vinculação profissional/paciente, fazendo com que se tornem pertencentes ao projeto.

É muito bonito ver, geralmente na primeira consulta, o paciente surpreso dizer: “Ah, o doutor esteve lá na minha casa!”, e assim estabelecer-se uma relação de confiança.

Outra atitude de cunho sustentável muito relevante adotada pela equipe, junto ao poder público e aos pacientes, é o plantio proporcional do número de árvores necessárias para neutralizar o monóxido de carbono emitido pelo deslocamento das unidades; na qual as secretarias de meio ambiente além de doarem as mudas nativas,  definem o local apropriado para que a equipe OdontoSesc, junto a alguns pacientes, realizem o plantio.

Cada estadia do OdontoSesc, seja ela no interior ou na grande Rio, é  sempre uma grande experiência de troca de conhecimento, carinho, respeito e bonitas construções de verdadeiras relações de humanidade entre profissionais e participantes.

Multiplicando sorrisos

Este projeto de educação em saúde bucal e geral se destina às escolas da rede pública, instituições de assistência e a segmentos comunitários socialmente vulneráveis do estado do Rio de Janeiro, por meio das equipes do OdontoSesc. Ele inclui atividades educacionais lúdicas como rodas de conversa, vivências, orientações, jogos recreativos, além de escovação e fluorterapia.