OdontoSesc
  • Anterior
  • Próximo

OdontoSesc

Criado pelo Departamento Nacional em 1999, o Projeto de Unidades Móveis OdontoSesc, tem como objetivos norteadores tornar a saúde bucal acessível  às comunidades sócio economicamente mais vulneráveis do país, além de facilitar o processo de autonomia dessas populações em relação à sua própria saúde.

No Sesc RJ, o projeto, desde 2001, conta com uma frota de 06 clínicas itinerantes, que já contemplou mais de 50 municípios do Estado.

Percorrendo mais de 6 mil quilômetros por ano, as Unidades Móveis realizam cerca de 180 mil atendimentos de atenção básica em odontologia (restaurações, extrações, raspagens, profilaxias, radiografias), além das mais diversas e enriquecedoras atividades de educação em saúde. Estas últimas, através da ludicidade, capacitam tanto os próprios pacientes quanto os alunos da rede pública escolar a serem multiplicadores dos conhecimentos em suas comunidades.

Entre as atividades mais transformadoras na vida das pessoas atendidas, estão as feiras de saúde, realizadas em escolas, centros culturais, entre outras. Em parceria com as secretarias municipais de educação, nossos profissionais e os alunos da rede pública constroem juntos, trabalhos relacionados à saúde geral e outros temas de interesse. Ao final da estadia do OdontoSesc, são apresentados à comunidade os resultados do aprendizado, sendo todos exemplos de alternativas simples, de baixo custo e eficazes para a melhoria da saúde coletiva.

As unidades permanecem, em média, 3 meses em cada município, atendendo 8 horas/dia nas cidades do Grande Rio e interior do Estado. Em cada estadia são disponibilizadas, inicialmente, 320 vagas para o tratamento, que podem ser ampliadas de acordo com a condição de saúde bucal da população e número de altas dadas no primeiro mês de atendimento.

Os pacientes, inscritos nessas vagas, serão agendados uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário, até terminarem seus tratamentos.

O atendimento é ofertado a qualquer pessoa a partir de 05 anos de idade e, no caso de menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal em todas as consultas, portando um documento da criança/adolescente.

Em cada município onde se forma parceria para a implantação do projeto, a equipe OdontoSesc, junto aos agentes comunitários das secretarias de saúde, realizam caminhadas de humanização nas comunidades mais vulneráveis, na semana anterior ao início do atendimento clínico. Os objetivos dessa atividade são: conhecer as reais condições de vida da população, explicar o projeto e seu funcionamento aos moradores, convidá-los a participar e, principalmente, desmistificar o “medo do dentista”, o que acontece através da vinculação profissional/paciente, fazendo com que se sintam pertencentes ao projeto.

É muito bonito presenciar, geralmente na primeira consulta, o paciente surpreso dizer: “Ah, o doutor esteve lá na minha casa! ”e assim, estabelecer-se uma relação de confiança.

Além do atendimento na clínica odontológica, o OdontoSesc realiza atividades de educação em saúde bucal e geral que se destinam às escolas da rede pública, instituições de assistência e segmentos comunitários socialmente vulneráveis do estado do Rio de Janeiro. São realizadas atividades educacionais lúdicas como rodas de conversa, vivências, orientações, jogos recreativos, além da escovação supervisionada e fluorterapia.

Outra ação relevante, de cunho sustentável e educativo, é o plantio do número de árvores proporcional à quantidade de monóxido de carbono emitido no ar durante o deslocamento das unidades móveis. A ação conta com o apoio das secretarias de meio ambiente, através da doação de mudas nativas, da equipe OdontoSesc e dos pacientes voluntários.

Cada estadia do OdontoSesc, seja ela no interior ou no Grande Rio, é sempre uma grande experiência de troca de conhecimento, carinho, respeito e bonitas construções de verdadeiras relações de humanidade entre profissionais e participantes.

>> Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse à FAQ do OdontoSesc. <<

 

ODONTOLOGIA SESC RJ
Os projetos de Odontologia do Sesc RJ contribuem para a melhoria da saúde por meio da prevenção e controle das doenças bucais. Com atendimento curativo e ações educativas, o serviço visa contribuir com a ação integral em saúde, cuja plenitude é sabidamente dependente de um conjunto de determinantes sociais. O estímulo ao autocuidado no âmbito individual, familiar e comunitário é parte constante de nossas interações nesta atividade.

A Instituição é referência em Saúde Bucal. São mais de 40 anos de experiência, milhares de consultas, profissionais qualificados e preparados para atender às necessidades de cada pessoa.

Clique aqui e para saber mais sobre o serviço de Odontologia Sesc RJ.