06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0349
Crédito: Foto: Erbs Jr
06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0384
Crédito: Foto: Erbs Jr
06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0335
Crédito: Foto: Erbs Jr
06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0675
Crédito: Foto: Erbs Jr
06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0339
Crédito: Foto: Erbs Jr
06-02-2019---Inauguração-Unidade-Móvel-Saúde-Mulher----Fotos-Erbs-Jr.--0383
Crédito: Foto: Erbs Jr
  • Anterior
  • Próximo

Sesc Saúde Mulher

O projeto Sesc Saúde Mulher é uma iniciativa do Sesc RJ composta por ações diagnósticas e terapêuticas para prevenção de agravos e promoção, manutenção e recuperação da saúde. Atualmente, o  programa tem como foco a ampliação da assistência de saúde no estado do Rio de Janeiro.

Por meio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, a instituição consegue estar em locais em que não há unidade fixa do Sesc RJ, como em bairros da cidade do Rio de Janeiro e diversos municípios do estado do Rio. A iniciativa soma-se ao esforço da saúde pública de prover o rastreamento dos cânceres de colo uterino e de mama, tendo como público preferencial mulheres em condição de vulnerabilidade social e baixo acesso aos serviços do SUS.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que foi reformada e voltou a operar em 2019, conta com 2 amplos espaços distintos e é equipada com moderna tecnologia para exames de mamografia e de prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um caminhão dividido em duas salas: uma equipada com um mamógrafo, onde é realizada a mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. A segunda conta com uma cama ginecológica para coleta para exame preventivo (papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos. Os exames são feitos de forma gratuita a partir do cadastro no SISREG, sistema do SUS que regulamenta os encaminhamentos de exames.

Quando a Unidade chega nos bairros e municípios leva também ações de educação participativa em saúde com toda a família e pessoas interessadas da comunidade e entorno.

Objetivos

Rastrear câncer de colo de útero e mama em mulheres com vida sexual, em consonância com diretrizes do Ministério da Saúde, e prestar educação em saúde em moldes participativos. Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local e facilitará o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e o interior do estado às medidas preventivas.

Objetivos específicos:

  • Articular parcerias locais que assegurem o estabelecimento da unidade móvel e respaldem a continuidade de ações desenvolvidas;
  • Rastrear lesões de ISTs para referenciamento aos serviços locais do SUS;
  • Sensibilizar órgãos sanitários e grupos das comunidades com levantamentos de dados epidemiológicos, objetivando a continuidade e o desdobramento do trabalho em nível local.

Metodologia

Alinhamento para instalação e contrapartidas com o município parceiro. Realização de exames de Mamografia e Citopatológico para rastreamento de Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero, respectivamente. Consulta de enfermagem para orientação em saúde sexual e reprodutiva. Ações educativas em saúde por meio de processo participativo, desenvolvendo temas relacionados com as demandas socioculturais locais.

Conheça também outras iniciativas da área de Saúde do Sesc RJ clicando aqui.