Sesc+ Social: Cartilha de Captação de Recursos

Dentro do projeto Sesc+ Social, a equipe da Unidade Sesc São João de Meriti lança uma cartilha com propostas para a captação de recursos. 

Frequentemente as instituições sociais precisam de recursos para viabilizar o seu trabalho. Na cartilha Como Captar Recursos?, você encontra algumas sugestões de captação desses recursos. Chamamos de sustentabilidade econômica a diversificação das fontes de receita. Assim, caso ocorra uma diminuição ou corte de uma das fontes, o impacto é menor.

Captar recursos não precisa ser necessariamente pedir dinheiro, mas formar parcerias com pessoas físicas e jurídicas que possam doar móveis, roupas e outros produtos, além do trabalho voluntário de pessoas. A ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos) aconselha um planejamento para uma mobilização ideal de recursos que permita uma fácil implementação. Essa etapa do trabalho permite avaliar as necessidades e melhores caminhos de captação. A base de dados atualizada dos doadores com as respectivas doações é um grande começo. Outro ponto muito significativo é a transparência na utilização dos recursos recebidos. A prestação de contas a quem doou, com detalhes de tudo o que foi realizado, aumenta a credibilidade e deixa feliz quem investiu no trabalho social.

Captar recursos é também se reinventar. Entre os doadores pontuais e aqueles sistemáticos, pessoas e empresas. É interessante oferecer um brinde, ingressos para eventos ou mesmo a divulgação dos doadores. É bom lembrar que sai mais barato manter um doador do que buscar novos. Assim, o relacionamento ganha uma força. Agradecer as doações, enviar informativos com a prestação de contas e de como está a instituição com os recursos doados são formas simpáticas de manter o contato.

A captação também pode ser feita através de editais. Antes de tudo, é preciso avaliar por meio de pesquisas se as atividades das empresas estão em alinhamento com a sua organização. Vale consultar os editais abertos para ver como funcionam.

Na área de eventos, use a criatividade para realizar almoços, chás, eventos culturais, rifas, etc. A realização de bazares é muito interessante e pode ser uma das principais formas de captar recursos para sua instituição. É possível gerar receita com venda de roupas, acessórios e objetos doados. A venda de produtos é também fonte de captação, porém é preciso checar a legislação do seu estado e município.

Muitas organizações têm amplas áreas ociosas que podem ser alugadas para festas e atividades físicas. Salas vazias também podem ser utilizadas por outras empresas ou ONGs. O sistema de Coworking vem crescendo muito e viabilizando melhores custos operacionais.

Você sabe o que é Crowfunding ou Financiamento Coletivo? É uma modalidade de financiamento onde é necessário criar como tema em uma plataforma, alinhando a mobilização de doadores que se identificam com uma causa muito bem definida. Vale apena visitar os sites como Kikante e Vakinha, que são especializados nessa prática.

A equipe da Unidade Sesc São João do Meriti espera contribuir com a Cartilha para que o trabalho social seja cada vez mais viabilizado com mais pessoas e empresas engajadas.

Baixe sua Cartilha de Captação de Recursos para ver todas as dicas da equipe!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ! Para acompanhar nossas notícias, clique aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
negro

Sesc RJ oferece em São Gonçalo preparatório gratuito para mestrado e doutorado

Veja mais

Exposição “Insurgências Indígenas” apresenta mais de 250 obras de artistas de diferentes povos do Brasil

Veja mais

Sesc e Sebrae vão capacitar pessoas 60+ e lideranças comunitárias femininas para o empreendedorismo

Veja mais

Mundial de Ginástica Rítmica: Sesc RJ leva shows e campanha contra o racismo à competição no Parque Olímpico

Veja mais