CREI Sesc Senac promove 1º Fórum Internacional sobre Autonomia e Vida Independente na Cápsula, no Rio
Com apoio da Unesco, o evento será realizado nesta sexta (28/11), e vai discutir estratégias Para fortalecer a autonomia, a cidadania e a vida independente de pessoas com deficiência
O Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI Sesc Senac promove, nesta sexta-feira (28/11), o 1º Fórum Internacional sobre Autonomia e Vida Independente – A Geração LBI, na Cápsula – Centro de Inovação Senac RJ, no Centro do Rio. O evento é realizado também pelo Instituto JNG com o apoio da Unesco, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (SMPD-Rio), da Talento Incluir e do Instituto Paratodos e Águas do Brasil. Para participar, as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da Sympla.
O fórum vai reunir lideranças nacionais e internacionais, representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado para discutir estratégias concretas para fortalecer a autonomia, a cidadania e a vida independente de pessoas com deficiência. São eles: Diana Felgueiras das Neves, representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Helena Werneck, secretária municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, Martha Rocha, secretária municipal de Assistência Social, Cinthya Pereira Freitas, presidente do COMDEF-Rio, Geraldo Nogueira, superintendente de Políticas Inclusivas do Estado do RJ e diretor da OAB Rio na Diretoria das Pessoas com Deficiência, Maria Antônia Goulart, diretora do CREI/Sesc Senac, e Flavia Poppe, presidente do Instituto JNG.
Durante a palestra magna, conduzida por Nádia Haddad, copresidente da Rede Europeia para a Vida Independente (ENIL) e representante da entidade no Comitê Executivo do Fórum Europeu da Deficiência (EDF), os participantes serão desafiados a questionar os limites e as possibilidades. Ela abordará uma perspectiva internacional sobre o direito à autonomia e os desafios globais da vida independente, com comentários da médica e referência nacional em inclusão, Izabel Maior.
Ao longo do evento, serão debatidos temas relevantes para o meio social e profissional de pessoas com deficiência, como: independência, inclusão real e produtiva, acessibilidade, anticapacitismo, transição para vida adulta, além de homenagens às jornalistas Regina Atalla e Rosangela Berman, à assistente social e educadora Leila Scaf, entre outras personalidades pioneiras que dedicaram suas vidas à causa da vida independente no Brasil.
Lançamento do Manifesto pela Autonomia e Vida Independente
O encontro será marcado pelo lançamento oficial do Manifesto pela Autonomia e Vida Independente de Pessoas com Deficiência — um chamado à ação coletiva que propõe o engajamento de todos os setores da sociedade em favor da inclusão real. O documento será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para firmar o compromisso público para tornar a cidade um polo de referência em políticas de vida independente e inclusão social.
Sobre o CREI Sesc Senac
Localizado no Sesc Tijuca, o Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac (CREI) é um espaço dedicado à promoção da inclusão social e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O CREI/Sesc Senac oferece atendimentos transdisciplinares para crianças, jovens e adultos de 2 a 29 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21. Além disso, atende suas famílias com iniciativas especializadas e promove formação para profissionais que atuam na área.
SERVIÇO
I Fórum Internacional sobre Autonomia e Vida Independente – A Geração LBI
Data: 28/11, das 8h30 às 17h
Local: Cápsula de Inovação Senac RJ – Av. Presidente Vargas, 62 – Centro (em frente à Pira Olímpica)
PROGRAMAÇÃO
9h: Cerimônia de abertura com representantes da UNESCO do Brasil, da Secretária Nacional do Direito da Pessoa com Deficiência, da Secretária Nacional da Política de Cuidado e Família, da Secretaria Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, do CREI/Sesc Senac e da diretoria do Instituto JNG.
9h40 – Leitura do Manifesto pela Autonomia e Vida Independente de Pessoas com Deficiência, com Juliana Bolshaw (monitora do AEIOI PUC, mora sozinha há 4 anos, com apoio do Instituto JNG).
10h10 – Palestra magna: Todas as pessoas com deficiência podem ter uma vida independente?, com Nádia Haddad [co-chair da European Network for Independent Living (ENIL) e membro do Comitê Executivo do Fórum Europeu da Deficiência (EDF)] e Izabel Maior.
11h15 – Painel Quebrando Paradigmas: Acessibilidade, Capacidade Jurídica e Anticapacitismo, com Ana Claudia Figueiredo (advogada, cofundadora e coordenadora da Rede Brasileira de Inclusão); Claudia Werneck (jornalista, fundadora da Escola de Gente); e Daniel Gonçalves (cineasta, diretor do filme Assexybilidade). Moderação de Flavia Poppe (economista, presidente e cofundadora do Instituto JNG).
12h10 – Painel Construindo Caminhos: Formação Profissional e Transição para a Vida Adulta, com Annie Redig [professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)], Juliana Righini (supervisora técnica do JNG, consultora em assuntos relacionados a pessoas adultas com deficiência intelectual); Nicolas Muñoz (pioneiro da moradia independente, mora sozinho há 4 anos), Maria Antonia Goulart (advogada, especialista em Educação, diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI/Sesc Senac. Moderação de Cristina Angélica Mascaro (professora adjunta da Faculdade Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do ProPEd/UERJ e do PROFEI – UEM).
13h – Intervalo para almoço
14h – Painel Vida Adulta Independente – Cidadania & Participação Social, Moradia, Trabalho & Geração de Renda, com Amanda Brito (cofundadora da Inclusi, investida no Shark Tank Brasil e membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann), Daniela Griner (advogada, mãe de uma jovem com deficiência, coordenadora da Comissão de Pessoas com Deficiência do IBDFAM), Flavia Poppe (presidente e cofundadora do Instituto JNG, ex-consultora das Nações Unidas e do Banco Mundial em diferentes países, na área de economia da saúde), e Vitória Griner, (ativista anticapacitista, palestrante e estudante de publicidade).
15h25 – Painel Caminhos e Soluções para a Inclusão Produtiva, com Carolina Ignarra (CEO e fundadora da Talento Incluir, Top Voice do LinkedIn, colunista do Meio e Mensagem e HSM Management), Dejane Nascimento (gerente de Trabalho e Assistência da SMPD-Rio), Luciana Reis (diretora de Gestão de Pessoas do Grupo Águas do Rio), e Júlio Barroso, presidente da Supergasbras. Moderação de Ciça Melo, cofundadora do Movimento Paratodos.
16h30 – Homenagem ao Centro de Vida Independente. Legado: Rosângela Berman, Regina Atalla e Sheila Salgado. Conquistas: Leila Scaf.
Futuro – Encerramento do I Fórum Internacional sobre Autonomia e Vida Independente
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.



