Histórias que conectam: Conheça a história do Grupo Código

Histórias que conectam: Conheça a história do Grupo Código

O Histórias que conectam, apresenta a história do Grupo Código, um grupo de teatro que nasceu num projeto do Sesc RJ e hoje ocupa os nossos palcos.

Fruto do projeto Tempo Livre, realizado em parceria com o Ministério do Trabalho em 2005, o Grupo Código vem contar como sua história se cruza com o Sesc RJ, para comemorar nossos 74 anos.

Em meados de 2005, o Sesc RJ tinha um projeto chamado Tempo Livre, em parceria com o Ministério do Trabalho, e um dos participantes era Jorge Braga Jr, que integrava o grupo de Nilópolis e Japeri. Hoje, o próprio Jorge vem nos contar a história do Grupo Código, que nasceu do projeto e hoje já ocupa os nossos palcos ao lado de outras grandes companhias.

Jorge nos conta que, em 2005, o projeto criou núcleos em algumas cidades com parceiros como o grupo Nós do Morro, que atuou na Baixada. Jorge integrava o grupo de Nilópolis e Japeri (Baixada Fluminense).  No fim do ano,  eles apresentaram o espetáculo O Código e se estabelecem como a Cia Código de Artes Cênicas,  atuando entre 2005 e 2007. 

histórias que conectam

Em 2007, o grupo se formaliza também com apoio do Sesc RJ. No decorrer da trajetória, o grupo participou de muitas mostras do Sesc RJ, como o Palco Giratório e apresentações no palco da Escola Sesc. 

O momento mais marcante sem dúvida foi a apresentação no Espaço Escola Sesc, naquele palco maravilhoso. Além de apresentar a peça fomos convidados a falar de rede devido a nossa participação na Rede Baixada Em Cena. Como a atividade foi anterior ao espetáculo e nela estavam figuras importantes do teatro carioca, a apresentação foi muito especial.“, diz Jorge.

É um prazer para todos nós fazer parte dessa história! 

Quer contar a sua história com o Sesc RJ também? Use suas redes sociais, marque nossos perfis @sescrio e use a #ConectadospeloSocial

Fique por dentro de tudo o que rola no Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais