dia

Dia Mundial do Meio Ambiente – Parques Urbanos

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, vamos conhecer um pouco sobre parques urbanos e sua importância para a vida nas cidades.

Você sabe o que são parques urbanos?

Parques urbanos são áreas verdes e arborizadas das cidades onde você pode descansar, ouvir o canto dos pássaros, curtir a sombra de uma árvore e se reconectar com a natureza!

Sendo assim, além de ser um espaço coletivo para lazer e recreação, a importância desses espaços verdes nas áreas urbanas vai do controle de temperatura e da poluição ao favorecimento da biodiversidade! E ainda é um ponto de encontro, de reunião, sempre importante na vida em sociedade.

Parques Urbanos no Brasil e no mundo

O conceito dos parques urbanos surgiu durante a Revolução Industrial que, apesar de ter promovido desenvolvimento econômico e tecnológico, afetou profundamente a qualidade de vida das populações urbanas. A ideia de espaços verdes aliada ao conceito de bem estar físico e psicológico fomentou a construção do primeiro parque na Inglaterra. A popularização dos automóveis também contribuiu muito para a criação de novos espaços verdes nas cidades por conta da ilha de calor que se formava em consequência do asfaltamento de ruas e gases liberados.

No Brasil, por exemplo, podemos citar alguns mais conhecidos como o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Parque Lage, no Rio de Janeiro. Além disso, podemos citar o Parque Mangal das Garças, em Belém, o Parque Municipal de Belo Horizonte, o Parque Tanguá, em Curitiba, o Parque Farroupilha, em Porto Alegre, e o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, considerado o maior parque urbano no mundo, em Brasília, com seus 4 milhões e 200 mil metros quadrados.

Mas não são apenas as grandes metrópoles que possuem parques urbanos, sabia? Dentro dessa categoria se enquadram jardins botânicos, jardins zoológicos, complexos recreativos e esportivos, o até cemitérios-parques, dentre outros.

Sendo assim, separamos algumas dicas de espaços urbanos pelo estado do Rio de Janeiro, próximos às nossas unidades. Você conhece algum deles?

Parques urbanos para curtir a natureza dentro da cidade:

  1. Parque Natural Municipal de Niterói, mais conhecido como PARNIT, abriga áreas como o antigo Parque da Cidade, a Praia do Sossego, o Morro da Viração, pedras do Índio e de Itapuca, ilhas na Baía de Guanabara (Boa Viagem, Cardos, Amores), ilhas na Costa Oceânica (Duas Irmãs e Veado), cavernas litorâneas situadas nas encostas embaixo do MAC (Museu de Arte Contemporânea), entorno da Lagoa de Piratininga (incluindo as ilhas do Pontal e do Modesto).
  2. Popularmente conhecido como Campo de São Bento e Parque de São Bento, o Parque Prefeito Ferraz é uma área verde no bairro de Icaraí, no município de Niterói.
  3. Parque Municipal Juarez Frotté, localizado no bairro Cascatinha em Nova Friburgo, o local conta com mirantes, trilhas, cachoeiras e tem sua fauna e flora bem preservadas.
  4. Nova Friburgo Country Clube, seus jardins foram projetados por Auguste Glaziou e no local também ficava a Casa de Campo do Barão de Nova Friburgo. Hoje, é uma área verde bem no centro da cidade de Nova Friburgo.
  5. Parque Municipal Lagoa do Vigário fica no bairro Jardim Carioca, em Campos dos Goytacazes. Com 18 mil metros quadrados é um excelente exemplo de utilização do conceito de parque urbano para reurbanização.
  6. Horto Municipal de Campos, localizado na  Avenida Alberto Lamego em Campos, é um ponto de educação ambiental. Oferece visitas guiadas em grupos, doa mudas à população e é ponto de entrega para coleta seletiva de material reciclável. Além disso, oferece espaço para piqueniques e muito lazer em família.
  7. Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, também conhecido como Parque do Vulcão, é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços, o acesso é feito pelo bairro Caonze, em Nova Iguaçu.
  8. Parque Municipal Natural da Taquara, há cachoeiras, lagos, córregos e trilhas para caminhadas ecológicas. Localizado no Distrito de Imbariê, Duque de Caxias.

  9. Campo de Santana, é um parque localizado na Praça da República, no Centro do município do Rio de Janeiro, onde podemos encontrar grutas, pontes, chafariz e monumentos de figuras mitológicas.
  10. Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação, uma floresta urbana no coração do Rio de Janeiro.
  11. Área de Proteção Ambiental da Fazendinha da Penha, localiza-se no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É uma unidade de conservação destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental do IAPI da Penha. A localidade fica dentro do bairro da Penha, às margens de uma das mais poluídas e barulhentas vias da cidade da Avenida Brasil.
  12. Quinta da Boavista é um dos maiores parques urbanos em solo carioca, com cerca de 155 mil metros quadrados. Situado no bairro de São Cristóvão, um dos mais tradicionais do Rio, mantém preservados os jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou.
  13. Parque Centenário de Barra Mansa, também conhecido como Parque das Preguiças por conta dessa espécie que habita o local, no coração de Barra Mansa. Oferece um belo espaço verde para o descanso e prática de atividades ao ar livre. O espaço também foi projetado pelo renomado paisagista August François Marie Glaziou, conhecido como o “paisagista do imperador”.
  14. Sesc Barra Mansa, uma ilha de mais de 20 mil metros quadrados, localizada no Rio Paraíba do Sul. Oferece projetos ambientais e muito contato com a fauna e flora, com projeto paisagístico de Burle Marx.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais