O CORPO NEGRO: MOSTRA AUDIOVISUAL – Sessões de Cinema | Adulto

Unidades

Sesc Nova Iguaçu

Quinta | 14 anos | Gratuito

9h30, 14h e 18h
Você já Tentou Olhar nos Meus Olhos?
Quem dita o que um corpo negro necessita? Você já tentou olhar nos meus olhos?
Direção de Tiago Felipe. Brasil. 2020. 5 min. Ficção.

Uma tarde pra Tirar Retrato
Três amigos marcam um encontro com a crença de que uma sessão fotográfica diminuiria a saudade e fortaleceria o apoio mútuo em um momento dramático do convívio em sociedade. Márcio Januário, Carlos Oxalá e José Roberto Pacheco, homens negros, gays acima de cinquenta anos, são os protagonistas dessa história. Direção de André Sandino. Brasil. 2023. 42 minutos. Documentário.

Marcar na minha agenda do Google

Sesc Nova Iguaçu

Terça | Gratuito

9h30, 14h e 18h

Um Transe de Dez Milésimos de Segundos
Direção de Jamile Cazumbá.  Brasil. 2021. 8 min. Experimental 14 anos.
Um transe de dez milésimos de segundos é um ritual-recital-performático sobre as camadas de memória e os diversos pontos de intuição que agem num corpo entre os pontos de fuga (portanto a possibilidade de existir) traçados no orí e a travessia, que é a invocação da memória, o transe.

Corpos Invisíveis
10 anos
O documentário aborda o apagamento social dos corpos negros femininos a partir da experiência pessoal e artística de 11 mulheres negras, que debatem identidade, memória coletiva, ancestralidade, afetividades e maternidade. A partir de entrevistas e performances, afirmam-se como corpos políticos que visibilizam suas muitas formas de ser, existir e resistir, ao passo que respondem à pergunta: o que é ser mulher negra no Brasil? Direção de Quézia Lopes. Brasil. 2023. 76 min. Documentário.

Marcar na minha agenda do Google

Sesc Nova Iguaçu

Quinta | Gratuito

9h30, 14h e 18h

Égun
Um pescador busca compreender os fatos que levaram à morte de seu pai. Em linguagem poética, o filme aborda a relação entre a condição sociocultural de moradores de uma comunidade litorânea e a tradição do candomblé. Direção de Helder Quiroga. Brasil. 2015. 12 min. Animação. 10 anos.

Ramal
Protegidos pelas montanhas que cercam a Vila Marzagão, na periferia da cidade de Sabará (MG), jovens garotos ocupam um território com manobras perigosas durante uma tarde graciosa e mágica. Direção de Higor Gomes. Brasil. 2023. 16 minutos. Ficção. 14 anos.

Remendo
Direção de Roger Ghil. Brasil. 2023. 20 minutos. Ficção. 12 anos.
Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?

Escasso
Direção de Clara Anastácia e Gabriela Gaia. Brasil. 2022. 16 minutos. Ficção. Livre.
Um mockumentary político que nunca fala de política. Rose, uma passeadora de pets, apresenta seu novo lar para uma equipe documental enquanto celebra a realização do sonho da casa própria, mesmo que ocupada.

Marcar na minha agenda do Google