Seminário Sesc+ Sustentabilidade Dicas de sustentabilidade - consumo consciente

Dica de Sustentabilidade: consumo consciente

Por Daniela Almeida
Analista de projetos sociais do Sesc RJ

O consumo consciente é uma causa urgente e o calendário ambiental destaca a data de 15 de outubro para a reflexão sobre esse tema. Você sabe o que é consumo consciente e como você pode colocar isso em prática?

Consumo consciente tem a ver com:

  • Consumir entendendo o porquê você precisa daquele produto ou serviço;
  • Buscar conhecer a cadeia produtiva do qual esse produto faz parte;
  • Entender que sua ação de consumo faz parte dessa cadeia, inclusive a responsabilidade sobre seu encaminhamento pós-uso.

Parece muita coisa? Mas não é quando incluímos essas práticas como parte de nossos hábitos, entendendo que a forma como consumimos qualquer coisa terá impactos positivos e/ou negativos para nós mesmos, o planeta e a sociedade como um topo. Ao contrário do que se pode pensar, consumir não é um ato isolado, mas reflete diretamente no nosso entorno de diversas formas.

O instituto Akatu, um dos principais mobilizadores dessa causa, destaca que a cada ano estamos consumindo muito além da que a capacidade que o planeta tem de se recuperar, ou seja, já estamos consumindo 74% a mais de recursos do que o meio ambiente pode oferecer. E as previsões são ainda mais assustadoras quando apontam que até 2030 o mercado consumidor mundial deve crescer de 3,8 para 5,3 bilhões de pessoas. E o que é pior, 1/3 de tudo que é comprado vai parar no lixo por desperdício em comprar além do que é realmente necessário.

A notícia boa é que estudos como o da consultoria americana de marketing socialmente responsável, a Good Must Grown, aponta que os consumidores americanos estão mais dispostos a consumir menos e consumir mais de empresas ambiental e socialmente responsáveis. Apesar do mercado americano ser apenas uma parcela do mercado consumidor mundial, isso pode significar uma tendência.

Já no Brasil, conforme mostrou pesquisa realizada sobre comportamento de consumo em todo o país pelo Serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil) e da confederação nacional dos dirigentes lojistas (CNDL), de 2018, temos um contrassenso sobre esse assunto: se por um lado a maioria dos brasileiros considera importante ou muito importante ter hábitos de consumo consciente (98% dos entrevistados), por outro, são ainda poucos os que colocam realmente em prática essa atitude (14% dos entrevistados). O índice de consumo consciente do Brasil (ICC index), no qual quanto mais próximo a 100% será maior a intenção de consumo consciente, se mantém estável na casa dos 70% no nosso país, apontando que ainda temos muito a fazer.

Existem 6 perguntas que podem nos ajudar a adquirir hábitos mais conscientes e a ter um planeta mais equilibrado:

  1. Por que comprar/consumir isso ou aquilo?

Ter a consciência clara da necessidade de consumir algo é um primeiro passo importante que evita o consumo imediatista ou por impulso.

  1. O que eu devo comprar/consumir?

Entender qual produto/serviço melhor atende a sua necessidade em qualidade, valor e por mais tempo.

  1. Como ou qual melhor maneira de comprar?

Esse ponto tem a ver com você ter consciência da questão financeira e de tudo que envolve o ato de consumir, incluindo a forma de locomoção da compra, por exemplo. Isso corresponde a tentar minimizar os impactos negativos de um consumo.

  1. De quem é melhor eu comprar/consumir?

Entender as práticas de quem você compra ou consome algo é importante. Isso está diretamente ligada ao tipo de cadeia produtiva que você apoia ou não. Você compraria de alguém que utiliza trabalho escravo ou desperdiça água em seu processo de produção?

  1. Como ou qual a melhor maneira de consumir o que adquiri?

Que tal usar de forma a otimizada o que você consome? Otimizar em tempo de vida, otimizar evitando desperdício, otimizar para evitar o descarte rápido de algo que pode ser útil por mais tempo, inclusive doando ou reaproveitando.

  1. Como descartar o que realmente não dá mais para você consumir?

Depois de realmente esgotar o uso de algo, pense qual o encaminhamento mais adequado que se pode dar a esse resíduo gerado como é o caso da reciclagem.

Essas algumas perguntas que o instituto Akatu elencou para nos ajudar a ter uma atitude mais consciente. E se quiser testar que tipo de consumidor você é, faça o teste sobre consumo consciente em: https://tcc.akatu.org.br/

E lembre-se: Consumir conscientemente vai desde a forma como você lava louça, escova seus dentes ou deixa uma lâmpada ligada sem necessidade até a compra de um determinado produto. É um hábito, é a forma como escolhemos viver no planeta.

Fontes
Consumo consciente: o que é e importância
Por que consumo consciente
Apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes
6 perguntas do consumo consciente 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo joga em casa contra o Bluvôlei pela Superliga

Veja mais
super rio expofood 2024

Super Rio Expofood 2024: Sesc RJ e Senac RJ levam aulas show e palestras à feira

Veja mais
sesc nova friburgo

Sesc Nova Friburgo: Galeria da Unidade recebe a exposição coletiva Multitopias

Veja mais
Sesc RJ Flamengo é superado pelo Osasco no tie-break

Sesc RJ Flamengo vence o Praia Clube e garante o primeiro lugar da Superliga

Veja mais