sustentabilidade news - reciclagem - sustentabilidade

Fórum discute sustentabilidade da cidade e de comunidades do Rio

Promovido pelo Sesc RJ, fórum discute sustentabilidade e integra o Circuito Urbano, agenda de eventos chancelada pela ONU que joga luz sobre soluções sustentáveis para as cidades. Projeto de captação de energia solar nas comunidades da Babilônia e Chapéu-Mangueira estão entre os cases que serão apresentados.

O Sesc RJ realiza nesta sexta-feira (30/10) o Fórum Cidades e Comunidades Sustentáveis, evento on-line onde especialistas discutirão temas como agricultura urbana e construções sustentáveis de baixo custo e também apresentarão experiências práticas e bem-sucedidas nesses quesitos. O fórum discute sustentabilidade, com debates que se iniciam às 9h30 e se estendem ao longo do dia, e serão transmitidos pelo YouTube e Facebook do Sesc RJ. Também podem ser acompanhados pelo YouTube do Circuito Urbano, uma agenda de eventos sobre o assunto chancelada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Quem abre a programação, às 9h30, é Valdirene Militão, moradora da Maré e Educadora Social do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA/Fiocruz). No painel Agricultura urbana, ela falará sobre soberania alimentar e nutricional, economia dos setores populares e hortas em quintais e lajes de comunidades. A profissional debaterá com a gestora ambiental Angélica Soares, coordenadora de projetos do Prato Verde Sustentável e doutoranda em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis. Também participam da conversa os analistas de Projetos Sociais do Sesc RJ, Daniela Almeida e Elvio Kamiyama.

Às 11h, começa o painel Construções sustentáveis e de baixo custo, com Eduardo Ávila e Leandro Toledano. O primeiro é diretor executivo da Revolusolar, organização que criou um modelo energético acessível com base em energia solar nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, Zona Sul do Rio. O segundo é CEO da BioMovement, distribuidora exclusiva da HomeBiogas no Brasil. A tecnologia israelense para biodigestores, presente em mais de 100 países, permite transformar resto de comida e fezes em energia renovável e segura. Mauro Rezende e Daniel Pereira, analistas de Sustentabilidade do Sesc RJ, também integram o painel.

O terceiro e último painel – Desenvolvimento Sustentável em Comunidades –, às 15h, contará com a participação de Clara Ferraz, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da ONG Comunidades Catalisadoras (ComCat). Entre os projetos executados está o Rede Favela Sustentável, que congrega e promove a expansão de iniciativas comunitárias que fortaleçam a sustentabilidade ambiental e a resiliência social nas comunidades do Rio. Clara Ferraz vai interagir com a analista de Projetos Sociais Luiza Oliveira, e com a analista de Sustentabilidade, Nathallia Miranda, ambas do Sesc RJ.

Serviço:
Fórum Cidades e Comunidades Sustentáveis / Circuito Urbano (ONU-Habitat)
Dia 30/10/2020 – A partir das 9h30
Transmissão: YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)
Retransmissão pelo YouTube do Circuito Urbano
Realização: Sesc RJ

PROGRAMAÇÃO

9h30 – Painel 1: Agricultura Urbana
Valdirene Militão (PDCFMA/Fiocruz)
Angélica Soares (Prato Verde Sustentável)
Elvio Kamiyama (Sesc RJ)
Daniela Almeida (Sesc RJ)

11h – Painel 2:  Construções sustentáveis e de baixo custo
Eduardo Ávila (Revolusolar)
Leandro Toledano (BioMovement/HomeBiogas)
Mauro Rezende (Sesc Barra Mansa)
Daniel Pereira (Sesc Madureira)

15h – Painel 3: Desenvolvimento Sustentável em Comunidades
Clara Ferraz (Comunidades Catalisadoras-ComCat)
Luiza Oliveira (Sesc RJ)
Nathallia Miranda (Sesc RJ)

Fique sempre por dentro das novidades do Sesc RJ, acompanhe nossas notícias clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais