Sobre o programa

O Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro leva de onde sobra até onde falta.

Já parou para pensar que, diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos em perfeitas condições e não vendidos em locais como feiras, supermercados e restaurantes vão parar no lixo? É aí que começa o trabalho do Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro – programa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Desde o ano 2000, somos a ponte entre esses alimentos e diversas instituições de assistência social cadastradas, como asilos, creches e orfanatos no Estado do Rio. Recolhemos as doações de produtos com baixo valor comercial, mas ainda em condições de consumo, e os distribuímos.

Só nos três primeiros meses de 2019, foram arrecadadas mais de 154 toneladas de produtos alimentícios. Um resultado que só é possível graças à parceria de 265 empresas doadoras e 100 pessoas voluntárias – que ajudam na seleção, separação e etiquetagem dos alimentos, doando tempo e talento ao programa.

Pensamos dentro e fora da casca para combater a fome e o desperdício.

Essa é a essência do programa. De um lado, contribuir para combater o desperdício e, de outro, reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, pessoas adultas e idosas. Construímos um conjunto de ações que tornaram o programa uma referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional. 

Além das doações, também promovemos diversas ações educativas nas entidades, sempre privilegiando o aproveitamento integral de alimentos. A partir da utilização de cascas, sementes e talos, por exemplo, são elaboradas receitas nutritivas e saborosas.

Nossos números em 2018

  • 1 mil 365 toneladas arrecadadas
  • 1 mil 248 toneladas distribuídas
  • 7 milhões e 490 mil refeições complementadas
  • Mais de 100 mil pessoas atendidas
  • Mais de 800 instituições cadastradas

Seja você um doador também 😉


Nossa missão

“É melhor sobrar do que faltar” significa desperdício.

Vamos nos planejar melhor?

Em um país onde milhares de pessoas sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada, o Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro surge como iniciativa de grande alcance social. Uma tarefa que deve ser compartilhada por todos os segmentos sociais, incluindo o cidadão, o Estado e o empresário, em busca da construção de uma sociedade mais democrática, menos desigual. Mais humana e menos injusta.

Nosso principal objetivo é minimizar os efeitos da fome em nosso estado e o desperdício de alimentos, contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Assim, atuamos na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, além de desenvolver ações educativas e a promoção de solidariedade social em todo o país.

Livros Sesc Mesa Brasil RJ

Quer saber como fazer receitas práticas e nutritivas que utilizem integralmente os alimentos? Baixe os nossos livros do Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro pra provar que boa mesa combina com aproveitamento.

Mesa no campo

Garantia de alimentos frescos, menos perdas denutrientes e maior período para armazenamento.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), cerca de 35% do que é colhido em nossa produção agrícola acaba no lixo. Uma triste realidade que deu origem ao Mesa no Campo.

Um trabalho em parceria com a Associação de Agricultores de Nova Friburgo, que arrecada alimentos próprios para consumo, porém fora dos padrões de comercialização ou excedentes de produção e que não seriam colhidos. Eles são repassados ao programa e doados às instituições cadastradas.

Somente de junho de 2018 a julho de 2019, foram recebidas 740 toneladas de alimentos. Um enorme potencial que será expandido para demais cidades do interior.  

Como ser um parceiro

O melhor prato é aquele que faz bem a alguém.

O Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro está aberto a receber novas inscrições de entidades de assistência social com interesse em fazer parte do programa, recebendo as doações de alimentos e as ações educativas. Podem se cadastrar instituições sem fins lucrativos, como creches, asilos, orfanatos, entre outras, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Basta que a instituição tenha CNPJ e não seja vinculada a partido político. Para mais informações, ligue para 0800-022-2026.

+ TERRA, ENERGIA, ÁGUA E NUTRIENTES

DESPERDÍCIO

Receitas do Mesa Brasil

Ver todas as receitas

LASANHA DE CASCA DE BANANA

Veja mais
Bolo Veludo Vermelho de beterraba

BOLO VELUDO VERMELHO DE BETERRABA

Veja mais
Cocada de agrião e chicória

COCADA DE AGRIÃO E CHICÓRIA

Veja mais

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias

Sesc Mesa Brasil arrecada 4 toneladas de alimentos em dois dias para as vítimas das chuvas na Baixada Fluminense

Veja mais
Sesc Mesa Brasil no RJ

Sesc Mesa Brasil RJ arrecada alimentos para vítimas das chuvas na Baixada Fluminense

Veja mais
Sesc Mesa Brasil RJ - Festival de Receitas

Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro: Festival de Receitas vai premiar melhores pratos

Veja mais
Seminário Sesc Mesa Brasil RJ

Seminário Sesc Mesa Brasil RJ vai discutir em Nova Iguaçu os desafios da segurança alimentar e nutricional

Veja mais