Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Quem Somos

No Mesa Brasil nada se perde e tudo se transforma em pratos saborosos, saudáveis e também econômicos. Fundado em 2000, pelo Sesc RJ, o Programa Mesa Brasil distribui toneladas de alimentos todos os meses para diversas instituições em 33 municípios do estado do Rio de Janeiro. São produtos que perderam o valor comercial, mas ainda estão próprios para o consumo, e que iriam para o lixo se não fossem doados, separados e distribuídos a organizações cadastradas.

Aproveitamento máximo

Um dos princípios do programa é o combate ao desperdício. Não apenas por aproveitar produtos que terminariam descartados, mas também por estimular o aproveitamento máximo dos alimentos, incorporando às receitas partes que seriam jogadas no lixo, como talos, cascas e sementes. “A instituição beneficiada pode alimentar as pessoas atendidas enriquecendo seu cardápio, barateando seu custo e reinvestindo em outras ações relevantes para o seu dia a dia, aumentando o alcance social do Mesa Brasil”, observa Cida Pessoa, gerente do programa. Essa ação levou à criação do Redes Gastronômicas, um projeto que capacita profissionais de cozinha que trabalham nas organizações de assistência social para executar receitas que aproveitam ao máximo os ingredientes e que sejam baratas, nutritivas e saborosas. 

O objetivo do Mesa Brasil não é garantir 100% do abastecimento, mas enriquecer o cardápio servido ao público atendido. Os carregamentos de doações são recebidos na unidade Sesc de Madueira, onde são separados para distribuição, de acordo com o perfil de cada instituição, traçado por assistentes sociais e nutricionistas no momento em que as organizações são visitadas. O processo leva em conta, entre outras características, a quantidade de refeições servidas diariamente e as necessidades de quem é atendido. “Crianças e idosos, por exemplo, precisam de quantidades de alimentos diferentes. Por isso, incentivamos a criação de receitas que utilizem o máximo dos alimentos doados”, justifica Cida.

Combinações inusitadas

Para evitar que os pratos fiquem repetitivos, os ingredientes são utilizados em combinações surpreendentes, como o brownie de feijão, o pudim de couve-flor, o suco de repolho roxo e maracujá e o croquete de chuchu, entre outros. São criadas receitas para pratos salgados, doces e sucos, o que permite uma dieta mais completa, introduzindo esses alimentos em todas as refeições do dia, com o intuito de contribuir para a promoção da saúde.

A alimentação é a porta de entrada para um trabalho mais profundo, que envolve saúde, higiene e socialização. Não por acaso, o Mesa Brasil é um dos produtos mais importantes do Sesc RJ na área de responsabilidade social e ambiental. A atuação do Mesa Brasil se amplia com ações educativas, criando uma verdadeira rede de solidariedade que também combate outras fomes, como a de inclusão, cidadania e desenvolvimento.

Endereço
Rua Ewbanck da Câmara, 90 – Madureira. CEP.: 21310-150

Telefones
0800-22 20 26 / (21) 2452-5937 / Fax: (21) 2452-7469

Funcionamento
Segunda a sexta, 8h às 17h.