Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Projetos Especiais

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

1º Seminário de Cooperativismo Popular

imprimir

No dia 6 de julho, das 9h às 17h, o Sesc Niterói sediará o 1º Seminário de Cooperativismo Popular, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre trabalhadores pertencentes a diversos setores da sociedade, fundamentados na superação de situações de exclusão e na predominância de um modelo de gestão democrático e participativo. 

 

Programação do Seminário

9:00 – Credenciamento/Coffee Break

9:15 – Mesa 1: Cooperativismo e Cultura

Participantes:

  • Verríssimo Junior - Graduado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, está doutorando em educação pela Universidade Federal Fluminense, professor concursado de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É diretor do Grupo Teatro da Laje, que se propõe em fazer um teatro com forte pesquisa a respeito do território, entendido como pensar e fazer teatro a partir de um lugar.

Mediador: 

Prof. Reinaldo da Silva Guimarães - Graduado em Ciências Sociais pela PUC, mestre em Sociologia e Doutor em Serviço Social.

Prof. Luciana Leão, coordenadora do Curso de Turismo e Pós Graduação da Anhanguera Niterói 

10:15 – Mesa 2: Redes e Coletivos

Participantes: 

  • Prof. Wilton Araujo, Design de Moda e Jornalista por formação, especialista em Comunicação e Marketing Digital, atualmente é Coordenador dos cursos de Design de Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Anhanguera de Niterói. 

 

  • Vanessa Rios e Felipe Sardinha, jovens universitários, que atuam no ramo das artes, apresentando a experiência na participação do Coletivo Criativo de Juventudes, criado a partir do Projeto Sesc+ Futuro.

 

  • Paulo Sérgio Borges, consultor em Cooperativismo Popular em organizações sociais e comunitárias do Estado do Rio de Janeiro, representante da Asplande Assessoria Planejamento e Desenvolvimento, apresentando experiências de formação de Redes de Mulheres Empreendedoras, fomentado pela instituição.

 

  • Marcos Rodrigo Ferreira - Mestre pelo Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ), fundador e conselheiro no Banco Comunitário do Preventório e Sonia Rodrigues, Técnica Contábil, líder Comunitária no Morro do Preventório, atual presidente do Banco Comunitário do Preventório, apresentando a experiência do Projeto Cafofo.

 

  • Katia Amorim e Alessandra Vaz, artesãs, militantes no movimento de Economia Solidária, apresentando a experiência da Rede Criativa.

Mediação: Elisangela Bandeira, Pedagoga, Pós-graduada em Gestão Social e Redes de Solidariedade, pela Universidade Castelo Branco, Analista Técnica de Assistência no Sesc Niterói.

11:15 – Mesa 3: Inovação e Cooperativismo

Participantes: 

  •  Lançamento da Incubadora de Economia Criativa – Sesc

Facilitador: Thais Monteiro de Castro, Técnica de Empreendedorismo, Economia Criativa e Assistência Social do Sesc Rio.

 

  • Profa. Taísa Foreli, formada em Jornalismo, Especialista em Marketing e Mestranda em Ciências da Comunicação, docente da Anhanguera Niterói, apresentando a experiência de cooperativismo com rádio comunitária.

 

  • Alexandre Nascimento, Graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio e Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Politécnica da UFRJ e IBPNUMA, criador do Sistema Pedagógico de Informação Formação através da Agroecologia, pesquisador iconográfico e presta consultoria em projetos de Agroecologia, Gestão do Sistema de Produção, Medicina Tradicional Africana, pesquisador em comunidades quilombolas e suas Biointerações, maneira que possibilitou apreender saberes tradicionais sobre plantas medicinais e litúrgicas, biodinâmica e bioconstrução, apresentando a experiência do Combos Orgânicos.

 

  • Tania Fausto, Licenciada em História, Especialista em Gestão de Educação Pública, com cursos de Extensão em Gestão Participativa, atuando com projetos de Formação de Agentes Populares, apresentando a sua experiência com a Empoderar – Rede de Apoio ao Parque da Cidade de Niterói.

 

  • Aluízio Rosa, Graduado em Ciências Contábeis, com experiência em empresas de pequeno, médio, grande porte e multinacionais, voltado para a constituição e legalização de empresas de diversos segmentos, sendo diferenciado em Consultoria Contábil e Tributária, Sócio Administrador da A.R. Contábil e Tributário, Anthony Campos, Empresário, Graduado em Educação Física, especializado em Psicologia do Esporte, apresentando a experiência do Projeto Empreendedores do Rei.

 

  • Victor Correa, Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Gestor de resíduos sólidos do Laboratório Merck, fundador da Grão Coworking, que trará a experiência de um espaço de empreendedorismo colaborativo para o pequeno e médio empreendedor. 

12:30 às 14:00 – Almoço 

13:00 às 16:00 – Local: Quadra Poliesportiva

Workshops – Oficinas experimentais artesanais

 

Exposições de trabalhos cooperativos 

  • Tenda – Rede Criativa 

  • Tenda – Rede de Mulheres Empreendedoras

  • Tenda - Jogos Cooperativos - Anhanguera

  • Tenda – Produtos Orgânicos

  • Tenda – Exposição Empoderar

 

Intervenções Artísticas

 

Orientações sobre MEI – Microempreendedor Individual 

 

Orientações sobre formalização de Cooperativas


Sesc Niterói

06julho

Sáb

As inscrições serão realizadas pelo e-mail elisangela.bandeira@sescrio.org.br ou pelos telefones (21) 2704 - 2712/2795. O seminário é gratuito e oferecerá certificado de participação.