Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Filmes e Vídeos

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Ciclo de Debates - 4ª Edição Cine Tamoio: Protagonismo no Audiovisual

imprimir

O Cine Tamoio é um festival de cinema competitivo que já está em sua quarta edição e continua sendo o único evento do tipo na cidade de São Gonçalo. Para a edição de 2019, que acontecerá em parceria com o Sesc São Gonçalo, o Festival realizará uma série de debates com realizadores locais e de reconhecimento no cenário de cinema do Estado do Rio de Janeiro para dialogar sobre a produção cinematográfica regional e sua importância para a produção nacional.

DEBATE COM CLEMENTINO JUNIOR

24/9 - 9h | GRÁTIS

Exibição dos filmes “Tião” e “Anamnese”, seguida de debate sobre “o lugar do negro no audiovisual”. Clementino Junior é cineasta, educador audiovisual, doutorando em educação e comanda desde setembro de 2008 o CAN - Cineclube Atlântico Negro. Já teve trabalhos audiovisuais realizados em outros países como Moçambique e Angola, e na educação mantém o foco de seu ensino audiovisual como contribuição para a luta antirracista, por outras narrativas, e em prol de uma educação ambiental baseada no território. Realizou 23 obras, sendo um longa-metragem e 22 curtas em diversos gêneros.

DEBATE COM ROSA MIRANDA

25/9 - 9h | GRÁTIS

Exibição do filme “Privilégios” e debate sobre “o lugar da mulher no audiovisual”. Rosa Miranda é a primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual do mundo. Ingressou no Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense em 2018. Como cineasta realizou mais de 17 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra como: palestras, debates, mesas, cursos de formação, oficinas de cinema negro em diversos estados do Brasil e em Portugal. Como arte-educadora atua desde 2012 tendo ampla experiência com o público em geral. Premiada com curta-metragem "Lua" com melhor documentário 2018 no Festival EngeCine UFF. Atualmente faz curadoria em cineclubes, mostras e eventos de cinema negro; foi curadora e produtora do Cineclube Atlântico Negro no ano de 2017.

DEBATE COM ALBERTO ÁLVARES

26/9 - 9h | GRÁTIS

Exibição do filme “O último sonho” e debate sobre “o lugar do indígena no audiovisual”. Alberto Álvares é cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, é também ator, professor e tradutor de Guarani. Mora no Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e formador. Graduado em Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, foi professor de audiovisual na formação de cineastas indígenas em Biguaçu, Santa Catarina (2013), em Paranhos Mato Grosso do Sul (2014) e no projeto da Série de TV "Amanajé o Mensageiro do Futuro" (2016), projeto Inventar com a Diferença/UFF (2017/2018).

DEBATE COM ETHEL OLIVEIRA

27/9 - 9h | GRÁTIS

Exibição do filme “Arremate” e debate sobre “o lugar do LGBTi no audiovisual”. Ethel Oliveira é documentarista, cineclubista e montadora. Estudou Ciências Sociais na UFF onde desenvolveu inúmeras pesquisas junto ao Laboratório do Filme Etográfico. Por dez anos residiu em Olinda onde foi atravessada por todo universo da cultura popular pernambucana e onde articulou projetos em torno da comunicação popular e dos direitos humanos. Em maio de 2018 realizou a Mostra Baobá de Cinemas Africanos do Recife. Para 2020 prepara a websérie “BemNegro” e seu primeiro longa-metragem, o documentário “Sementes”, acerca das mulheres negras insurgentes na política do Rio de Janeiro.


Sesc São Gonçalo

24 - 27setembro

Ter Qua Qui Sex

9h | Livre | GRÁTIS