Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Projetos Especiais

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência

imprimir

 

Evento será realizado em outubro no Sesc Copacabana. 

 
Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019, o Sesc Copacabana sediará o II Congresso Mundial Sobre Infância e Adolescência. Com participação em sete países, o tema para o encontro de 2019 será "A Convenção Sobre Os Direitos Das Crianças Em Debate 30 Anos Depois".
 
O Congresso abre uma porta de reflexão para crianças, adolescentes, jovens, educadores sociais, professores, assistentes sociais, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, sociólogos e antropólogos. São ainda incluídos nesse grupo os jornalistas, orientadores educacionais, médicos, enfermeiros, policiais, advogados, juízes, membros de ONGs, professores e pesquisadores universitários, estudantes, pais, mães e interessados em geral. Clique aqui para conhecer melhor os objetivos, temáticas e destinatários desse evento.
 

Quer apresentar seu trabalho ou projeto?

 
Inscrições prorrogadas até 31 de maio! Será possível apresentar trabalhos presenciais, em qualquer idioma, em torno dos temas de debate do Congresso. Todas as propostas apresentadas serão certificadas e publicadas nos anais, através de registro ISBN. Quem quiser aproveitar a oportunidade para apresentar trabalhos na área, poderá se inscrever até o dia 31 de maio no site do organizador internacional, onde um formulário online deve ser preenchido. Clique aqui para preencher o formulário inicial.
 
Um Comitê Científico Internacional avaliará os resumos e aqueles que forem aprovados receberão um comunicado para realizarem o pagamento, através de depósito bancário para o Sesc RJ. O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado através do formulário de inscrição que será disponibilizado pelo Sesc. Os participantes não congressistas também deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição e enviar o comprovante de pagamento através do formulário de inscrição do Sesc. A data para inscrição de congressistas e público em geral ainda serão definidas e comunicadas.
 
Serão permitidos até 4 autores por trabalho e cada pessoa poderá participar com, no máximo, dois projetos. Nos trabalhos com 3 ou mais autores, as 3ª e 4ª pessoas não terão gastos relativos a apresentação. Os trabalhos a serem apresentados podem concentrar-se em uma ou mais temáticas, que você encontra clicando aqui.
 

Um pouco mais sobre o Congresso.

 
O convite para sediar o segundo Congresso sobre Infância e Adolescência se deu após a participação da equipe de Educação do Sesc RJ, apresentando cinco artigos na primeira edição do Congresso Mundial Sobre a Infância e Adolescência: “por una cultura de paz y buen trato”, que ocorreu no período de 20 a 22 de novembro de 2018, no México. A apresentação contou com a tradução simultânea, o que garantiu a compreensão do público presente. Devido à repercussão, a equipe foi convidada para uma entrevista na rádio Monterrey (México), em que foram divulgadas nossas práticas e a importância do Sesc em nosso país.  Em seguida, Hernandez convidou o Sesc para sediar o II Congresso Mundial Sobre Infância e Adolescência no Brasil, de 28 a 30 de outubro de 2019.
 
O evento percorrerá 7 países de 3 continentes, contando com a participação ativa de adolescentes e diversos especialistas de reconhecimento mundial, entre eles membros do Comitê de Direitos da Criança das Nações Unidas (ONU), que participarão na sede final em Marrocos. O objetivo é criar um fórum mundial de reflexão e avaliação do nível em que os direitos fundamentais reconhecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança são respeitados, além de sensibilizar os diferentes setores sócio comunitários da importância de desenvolver medidas que contribuam para a defesa dos direitos básicos das crianças e adolescentes.
 
Após a participação de representantes da área de Educação no Congresso Internacional que ocorreu no México, rebemos o convite para sediar o Congresso no Brasil. Esse Congresso tem um valor inigualável para a marca tanto no que diz respeito a divulgação internacional quanto ao valor de conhecimento proposto por esta ação.
 

Versão em espanhol


Sesc Copacabana

29 - 31outubro

Ter Qua Qui

Fase 01

A submissão de projetos deve ser realizada até 31 de maio (prorrogada) no site da COINAD. Os projetos aprovados receberão um comunicado para, aí sim, realizar as inscrições e pagamentos da taxa.

Para o cadastro dos projetos aprovados e inscrição do público geral, favor aguardar novos comunicados.