Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Projetos Especiais

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Roda Cultural

imprimir

O Sesc preparou um dia inteiro de muita cultura e diversão para toda a família. Realização de atividades efetuadas de forma condensada, com a aglutinação de todas as modalidades artísticas executadas no mesmo dia.

 

Sesc Campos

18fevereiro

Sáb

Roda Cultural

18/2 – O Sesc preparou um dia inteiro de muita cultura e diversão para toda a família. Sábado, 10h às 20h. Grátis. Livre.

10h - Narração de história - Histórias do velho Nestor, contando seus contos de horror - Com Janine Rodrigues. Cia. Piraporiando. Espaço Plural.

11h - Teatro Forró Miudinho - Espaço Multimídia.

14h - Exibição - As Férias do Pequeno Nicolau. Casarão das Artes.

14h às 16h - Oficina de Artes Visuais - Oficina de fantasia Artefolia. Espaço Teatro.

16h - Intervenção Poética - De Machado a Gonzagão, uma viagem em Cordel - com Edmilson Santini. Espaço Plural.

17h - Exibição - Áttila Marcel. Casarão das Artes.

19h - Apresentação Musical - Gabriel Moura. Espaço Plural. Entrada limitada.

Sesc Duque de Caxias

11fevereiro

Sáb

Roda Cultural 11/02 - Programação cultural de múltiplas linguagens.

10h – Contação de histórias “O último arco-íris”, com Gustavo Barros – Cia Pé de Ouvido Local: Espaço leitura Classificação indicativa: Livre. Grátis.

10h – Espetáculo “Pé de vento, cabeça no chão” – Cia Rec Local: Auditório. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

11h – Encontro Literário – Literatura e Fantasia – Com Renata Ventura e Eduardo Spohr – Mediação de Marlon Souza e Natália Higino (LiteraCaxias) Local: Espaço leitura. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

12h – Exibição do filme “As férias do pequeno Nicolau” Local: Sala de vídeo (sala 3). Classificação indicativa: Livre. Grátis.

13h – Contação de histórias “O lugar que não existia”, com Flávia Muniz Local: Espaço leitura. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

14h – Exibição do filme “Attila Marcel” Local: Sala de vídeo (sala 3). Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

14h – Oficina de confecção de fantasias de carnaval Local: Sala de oficinas (sala 2). Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

15h – Roda de leitura – LiteraCaxias – com Claudia Miqueloti e Lucinei Campos Local: Espaço leitura. Classificação indicativa: Livre. Grátis.

15h – Show com Gabriel Moura Local: Auditório. Classificação indicativa: 12 anos. Grátis.

Sesc Nogueira

04fevereiro

Sáb

Artes Cênicas

Pé de Vento Cabeça no Chão – Cia Rec Com cenas cotidianas que se permeiam pela fantasia, o espetáculo aborda as diferentes sensações que a criança experimenta com sua sensibilidade apurada. A dramaturgia busca dar visibilidade ao tamanho que, na infância, atribuímos às nossas experiências afetivas. Vivências que se repetem por força da rotina e sentimentos que nos tomam em ondas servem para marcar a passagem do tempo dentro de nós. Cenas comuns do dia a dia ganham um olhar fantasioso presente no universo infantil: a hora de dormir, os sonhos, as brigas, o afeto e as brincadeiras são apresentadas a partir do ponto de vista da criança. Livre. Grátis. 04/02, sábado, 11h.

Torneios e Recreação

Espaço Jogo Lazer com jogos tradicionais e contemporâneos para toda família, tais como tênis de mesa, totó, xadrez e dama, entre outros. Com acompanhamento de monitor. Livre. Grátis. 04 a 26/02, sábados e domingos, 9h às 17h.

Lazer no Sesc Programação diversificada e atrativa com atividades esportivas que valorizam a cultura e a qualidade de vida. Livre. Grátis. 01 a 28/02, terças a domingos, 9h às 17h.

Cursos e Oficinas

Oficina de Fantasia A oficina instiga o participante a escolher um tema e criar sua própria fantasia. Utilizando materiais diversos, como miçangas, linha, fitas, tecidos, entre outros adereços, para customizar uma camiseta, que será fornecido na atividade. Tudo é feito com corte e cola, não sendo necessário saber costurar. Também será oferecido maquiagens e tintas, deixando o participante preparado para brincar o Carnaval. 12 anos. Grátis. 04/02, sábado, 14h às 16h.

Filmes e Vídeos

As Férias do Pequeno Nicolau Depois do grande sucesso “O Pequeno Nicolau”, o fim do ano chegou e a criançada sai de férias! O pequeno Nicolau e sua família caem na estrada rumo ao litoral. Na praia, Nicolau não perde tempo e logo faz novos amigos. Entre a praia, o hotel e a floresta, Nicolau e sua turma irão se aventurar nessas férias inesquecíveis, direção de Laurent Tirard. Livre. Grátis. 04/02, sábado, 13h às 14h.

Áttila Marcel Paul (Guillaume Gouix) tem mais de trinta anos de idade, e leva uma vida pacífica, sempre em casa, tocando piano e observando as tias em suas aulas de dança. Sua história é marcada pela perda dos pais, quando tinha apenas dois anos de idade. Desde esse trauma, o rapaz nunca mais falou... Sua vida de poucos acontecimentos se transforma quando ele conhece a extravagante vizinha do quarto andar, que usa suas técnicas para ajudar Paul a investigar o passado e superar seus problemas, direção de Sylvain Chomet. 12 anos. Grátis. 04/02, sábado, 15h às 17h.

Literatura

Contações de Histórias “Jardineira e outras marchinhas” com Silvia Castro e Gustavo Pereira. Livre. Grátis. 04/02, sábado, 10h às 11h. “De Machado a Gonzagão, uma viagem em cordel” com Edimilson Santini. Livre. Grátis. 04/02, sábado, 15h às 16h.

Música

Gabriel Moura Considerado um dos maiores compositores da atualidade no Brasil e vem literalmente escrevendo seu nome na MPB. São mais de 300 músicas gravadas por grandes artistas da MPB, sendo 50 obras só nos álbuns do parceiro Seu Jorge. Entre os seus maiores sucessos estão “Miss Favela”, “Burguesinha", “Mina do Condomínio", “Amiga da Minha Mulher", “Quem Não Quer Sou Eu”, “Alma de Guerreiro" (Tema de abertura da novela Salve Jorge) e ainda a novíssima “Motoboy” do CD “Músicas Para Churrasco 2”. Gabriel Moura e Seu Jorge fundaram juntos a banda Farofa Carioca no final dos anos 90, da qual foram os vocalistas. 12 anos. Grátis. 04/02, sábado, 17h às 18h.

Sesc Quitandinha

02 - 28fevereiro

Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Projetos Especiais

5/2 às 11h - Cia Rec - Pé de Vento Cabeça no Chão É um espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil. Com cenas cotidianas que se permeiam pela fantasia, aborda as diferentes sensações que a criança experimenta com sua sensibilidade apurada. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

5/2 às 14h – Artefolia A oficina instiga o participante a escolher um tema e criar sua própria fantasia. Utilizando materiais diversos, como miçangas, linha, fitas, tecidos, entre outros adereços, para customizar uma camiseta. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

5/2 às 14h30 - Contação de histórias Piraporiando Histórias do Velho Nestor, apresentando contos de horror é uma sessão de contação de histórias arrepiantes! A contação é realizada por Janine Rodrigues, contadora de histórias, escritora, educadora e produtora cultural, fundadora da Piraporiando. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

5/2 às 10h - Contação de histórias A jardineira e Outras Marchinhas Nesta contação de histórias, Silvia Castro transforma em narrativa as imortais marchinhas clássicas de carnaval. As marchinhas são recontadas como se fossem narrativas e depois é hora de cair na folia, cantando tudo o que foi ouvido anteriormente. Entremeando as histórias, a narradora, transmite informações sobre o carnaval de todos os tempos. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

5/2 às 15h30 - Attila Marcel (Exibição do Filme) Aos dois anos de idade, Paul presenciou a morte de seus pais e não disse uma palavra desde então. Criado por suas tias, duas senhoras da aristocracia francesa que sonham em vê-lo se tornar um grande pianista. Paul envelheceu sem nunca ter vivido. Aos 30 anos, ele conhece a Sra. Proust, uma mulher excêntrica que tem a receita de um chá de ervas, que com a ajuda de música, desperta as memórias mais profundas. Isso irá libertar Paul para que ele finalmente viva a sua vida. Tempo de duração: 1h42. 12 anos. Grátis. Café Concerto.

5/2 às 13h - As Férias do Pequeno Nicolau (Exibição do Filme) - O fim do ano chegou e a criançada sai de férias! O pequeno Nicolau e sua família caem na estrada rumo ao litoral. Na praia, Nicolau não perde tempo e logo faz novos amigos. Entre a praia, o hotel e a floresta, Nicolau e sua turma irão se aventurar nessas férias inesquecíveis. Tempo de duração: 1h37. Livre. Grátis. Café Concerto.

5/2 às 17h - Show Gabriel Moura - Sobrinho do Maestro Paulo Moura, Gabriel é considerado um dos maiores compositores da atualidade no Brasil e vem literalmente escrevendo seu nome na MPB. São mais de 300 músicas gravadas por grandes artistas da MPB, sendo 50 obras só nos álbuns do parceiro Seu Jorge. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

Exposição

1 a 28/2 - Carybé Ilustrador - O Compadre de Ogum - Exposição das Ilustrações do Carybé feitas para o Livro Pastores de Noite, de Jorge Amado. Livre. Grátis. Terça a domingo e feriados, 9h30 às 17h. Galeria de Artes.

Música

5/2 às 17h - Show Gabriel Moura - Sobrinho do Maestro Paulo Moura, Gabriel é considerado um dos maiores compositores da atualidade no Brasil e vem literalmente escrevendo seu nome na MPB. São mais de 300 músicas gravadas por grandes artistas da MPB, sendo 50 obras só nos álbuns do parceiro Seu Jorge. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

Filmes e Vídeos

5/2 às 15h30 - Attila Marcel Aos dois anos de idade, Paul presenciou a morte de seus pais e não disse uma palavra desde então. Criado por suas tias, duas senhoras da aristocracia francesa que sonham em vê-lo se tornar um grande pianista. Paul envelheceu sem nunca ter vivido. Aos 30 anos, ele conhece a Sra. Proust, uma mulher excêntrica que tem a receita de um chá de ervas, que com a ajuda de música, desperta as memórias mais profundas. Isso irá libertar Paul para que ele finalmente viva a sua vida. Tempo de duração: 1h42. 12 anos. Grátis. Café Concerto.

5/2 às 13h - As Férias do Pequeno Nicolau - O fim do ano chegou e a criançada sai de férias! O pequeno Nicolau e sua família caem na estrada rumo ao litoral. Na praia, Nicolau não perde tempo e logo faz novos amigos. Entre a praia, o hotel e a floresta, Nicolau e sua turma irão se aventurar nessas férias inesquecíveis. Tempo de duração: 1h37. Livre. Grátis. Café Concerto.

Literatura

5/2 às 14h30 - Contação de histórias Piraporiando Histórias do Velho Nestor, apresentando contos de horror é uma sessão de contação de histórias arrepiantes! A contação é realizada por Janine Rodrigues, contadora de histórias, escritora, educadora e produtora cultural, fundadora da Piraporiando. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

5/2 às 10h - Contação de histórias A jardineira e Outras Marchinhas Nesta contação de histórias, Silvia Castro transforma em narrativa as imortais marchinhas clássicas de carnaval. As marchinhas são recontadas como se fossem narrativas e depois é hora de cair na folia, cantando tudo o que foi ouvido anteriormente. Entremeando as histórias, a narradora, transmite informações sobre o carnaval de todos os tempos. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

Infantil

5/2 às 14h30 - Contação de histórias Piraporiando Histórias do Velho Nestor, apresentando contos de horror é uma sessão de contação de histórias arrepiantes! A contação é realizada por Janine Rodrigues, contadora de histórias, escritora, educadora e produtora cultural, fundadora da Piraporiando. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

5/2 às 10h - Contação de histórias A jardineira e Outras Marchinhas Nesta contação de histórias, Silvia Castro transforma em narrativa as imortais marchinhas clássicas de carnaval. As marchinhas são recontadas como se fossem narrativas e depois é hora de cair na folia, cantando tudo o que foi ouvido anteriormente. Entremeando as histórias, a narradora, transmite informações sobre o carnaval de todos os tempos. Livre. Grátis. Lago Quitandinha. Em caso de chuva será transferida para a Sala das Crianças.

Artes Cênicas

5/2 às 11h - Cia Rec - Pé de Vento Cabeça no Chão É um espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil. Com cenas cotidianas que se permeiam pela fantasia, aborda as diferentes sensações que a criança experimenta com sua sensibilidade apurada. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

Oficinas

5/2 às 14h – Artefolia A oficina instiga o participante a escolher um tema e criar sua própria fantasia. Utilizando materiais diversos, como miçangas, linha, fitas, tecidos, entre outros adereços, para customizar uma camiseta. Livre. Grátis. Lago Quitandinha.

Sesc Três Rios

12fevereiro

Dom

10h - Gustavo Barros | O último Arco íris (Espaço Externo e Biblioteca)

11h - Dança Pé de vento (Quadra)

12h - Exibição "As Férias do Pequeno Nicolau" (Sala multiuso)

14h - Exibição "Áttila Marcel"

14h - Flavia Muniz Cirilo | Menino Grande Menino (Espaço Externo e Biblioteca)

14h - Oficina de Artes Visuais | Oficina de fantasia Artefolia (Sala de Oficinas)

16h - Show com Gabriel Moura