
Sesc Verão 2022: Vanderlei Cordeiro de Lima participa da Corrida de Santo Amaro, em Campos
Ídolo do atletismo brasileiro, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, o ex-maratonista percorreu os 6 quilômetros da prova e interagiu com os demais corredores. Corrida integra a programação do Sesc Verão 2022.
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), participou da Corrida de Santo Amaro, realizada neste sábado (15/1), no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, como parte da programação do Sesc Verão 2022. O evento é uma parceria entre Sesc RJ e Prefeitura Municipal.
O atleta não disputou lugar no pódio, mas percorreu os 6 quilômetros da prova, interagindo com os corredores. Após cruzar a linha de chegada, o medalhista olímpico tirou fotos com os fãs e acompanhou os demais corredores nos metros finais do percurso, incentivando-os no momento da conclusão da prova, disputada sob forte calor. Apesar do céu parcialmente encoberto, por volta das 8h30 os termômetros já marcavam cerca de 30 graus na região.
“Foi um prazer participar desse evento, deixando minha experiência e essa vivência esportiva para reforçar a importância da prática da atividade física na qualidade de vida das pessoas. Quem faz atividade física vive bem melhor e vai viver muito mais. O esporte foi uma ferramenta que impactou a minha vida em todos os sentidos. Eu devo muito ao esporte. E não precisa muito para se praticar esporte. Precisa de atitude”, disse o corredor.
Herói olímpico – Vanderlei Cordeiro de Lima não ganhou notoriedade apenas pela sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, mas principalmente pela sua conduta durante a prova de maratona. O atleta vinha em primeiro lugar, mas no 35º quilômetro, faltando apenas 7 para concluir o percurso, foi agarrado por um manifestante irlandês. Com a ajuda de outros espectadores, se desvencilhou do seu algoz e retomou a disputa da prova, mas o episódio o fez perder tempo e concentração, resultando na ultrapassagem de outros dois corredores. Sem se deixar abater, adentrou o Estádio Olímpico de Panathinaikos sob aplausos e fazendo o famoso “aviãozinho” ao cruzar a linha de chegada.
O ato heroico de continuar na prova, mesmo tendo sido agredido no percurso, e a demonstração de espírito olímpico o levaram a ser homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a medalha Pierre de Coubertin. A condecoração foi concedida apenas a seis atletas na história dos Jogos Olímpicos de Verão.
Pódio – Na disputa por um lugar ao pódio, quem se deu bem foram Matheus Joaquim Rosa e Roberta Gomes, os primeiros a cruzarem a linha de chegada no masculino e no feminino. Eles concluíram a prova, respectivamente, em 21 minutos e 14 segundos e 26 minutos e 41 segundos. Em seguida concluíram a prova Fabiano Figueiredo Conceição (21:30) e Marcelo de Souza Campos (21:56), no masculino, e Raphaela Buchaul Gomes (31:10) e Layana Carvalho (31:36). Os troféus foram entregues por Vanderlei Cordeiro de Lima.
Corrida de Santo Amaro – Resultados
Masculino
1 – Matheus Joaquim Rosa: 21:14
2 – Fabiano Figueiredo Conceição: 21:30
3 – Marcelo de Souza Campos 21:56
Feminino
1 – Roberta Gomes: 26:41
2 – Raphaela Buchaul Gomes: 31:10
3 – Layana Carvalho: 31:36
Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.