
Agosto: Mês da Cultura Popular Brasileira
Cultura nossa de cada dia. De vivências às lembranças, senso coletivo e identidade do nosso povo. Quais são nossas histórias e memórias afetivas de nossa Cultura e Folclore?
Por Vicente Costa.
Bibliotecário e Curador Literário
O que é cultura?
“[Entendemos] Cultura [como] tudo aquilo que, no uso de qualquer coisa, se manifesta para além do mero valor de uso. Cultura como aquilo que, em cada objeto que produzimos, transcende o meramente técnico. Cultura como usina de símbolos de um povo. Cultura como conjunto de signos de cada comunidade e de toda a nação. Cultura como o sentido de nossos atos, a soma de nossos gestos, o senso de nossos jeitos.”
- Gilberto Gil em seu discurso de posse como Ministro da Cultura, em 2003.
Cultura Popular
Como dito pelo nosso imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, Cultura Popular é tudo aquilo que envolve manifestações culturais, tais como danças, festividades, culinária, religião, música, literatura e arte em geral. Surge a partir da interação e fusão de diversos povos como os indígenas, africanos e europeus e reúne um conjunto de crenças, costumes, tradições e lendas que são passadas de geração a geração.
Elementos da Cultura Popular Brasileira
Na Cultura Popular Brasileira podemos destacar:
Música – reunião de diversos ritmos, caracterizada usualmente como animada, alegre e narrativa. Exemplos: Cantigas e Sambas de Roda; Samba; Marchinhas; Moda de Viola; Música Sertaneja; Forró, Baião.
Dança – formada também por ritmos animados e intensos. Exemplos: Frevo, Maracatu, Carimbó, Samba, Forró, Congada, Ciranda, Jongo, Côco, Xaxado, Capoeira, Fandango, Bumba Meu Boi, Quadrilha Junina, Catira, Vanerão.
Literatura – a literatura brasileira é rica e diversificada. Em seus gêneros, trata da história do nosso povo em perspectiva com sua realidade. Exemplos: literatura de cordel, lendas folclóricas, contos, adivinhas, provérbios, ditados, trava-línguas, canções, parlendas, aboios e repentes.
Festividades – as festas de nossa cultura popular são oriundas da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas. Em razão de termos um país de extensão continental, cada região possui suas festas tradicionais, com elementos locais atribuídos a elas. Exemplos: Carnaval, Festa do Divino, Folia de Reis, Festa Junina, Círio de Nazaré, Congada.
Culinária – rica em temperos, sabores e texturas. Cada região do Brasil se destaca a partir de alguma iguaria conhecida nacionalmente. Exemplos: Feijoada, Acarajé, Barreado, Pato no Tucupi, Galinhada, Tapioca, Cuscuz Paulista, Pão de Queijo, Churrasco Gaúcho, Pamonha, Arroz com Pequi, Caldo de Piranha, Carne de Sol, Tacacá, Moqueca Capixaba, Açaí, Cocada.
Brincadeiras – Soltar pipa, Estilingue, Pega-pega, Esconde-esconde, Bolas de gude, Pião
Religião – o povo brasileiro segue diversas crenças, sendo algumas tipicamente brasileiras. Religiões Afro-Brasileiras: o sincretismo e as religiões afro-brasileiras resultam das práticas que mesclam crenças africanas e o catolicismo. Exemplos: Umbanda, Tambor de Mina (MA, PA), Catimbó (PB, PE), Batuque (RS), Babaçuê (PA), Xangô (PE), Xambá (AL, PB, PE), Encantaria, Quimbanda.
Leia mais em:
>> Dia do Folclore – Personagens de Lendas Brasileiras
>> História da Cultura Popular e Folclore Brasileiro
>> Manifestações da Cultura Popular Brasileira
Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ