Cultura Popular Brasileira
Crédito: Brazilian musical instrument called berimbau, Tambourine and others usually used during capoeira brought from africa and modified by the slaves

Agosto: Mês da Cultura Popular Brasileira

Cultura nossa de cada dia. De vivências às lembranças, senso coletivo e identidade do nosso povo. Quais são nossas histórias e memórias afetivas de nossa Cultura e Folclore?

Por Vicente Costa.
Bibliotecário e Curador Literário

O que é cultura?

“[Entendemos] Cultura [como] tudo aquilo que, no uso de qualquer coisa, se manifesta para além do mero valor de uso. Cultura como aquilo que, em cada objeto que produzimos, transcende o meramente técnico. Cultura como usina de símbolos de um povo. Cultura como conjunto de signos de cada comunidade e de toda a nação. Cultura como o sentido de nossos atos, a soma de nossos gestos, o senso de nossos jeitos.”

  • Gilberto Gil em seu discurso de posse como Ministro da Cultura, em 2003.

Cultura Popular

Como dito pelo nosso imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, Cultura Popular é tudo aquilo que envolve manifestações culturais, tais como danças, festividades, culinária, religião, música, literatura e arte em geral. Surge a partir da interação e fusão de diversos povos como os indígenas, africanos e europeus e reúne um conjunto de crenças, costumes, tradições e lendas que são passadas de geração a geração.

Elementos da Cultura Popular Brasileira

Na Cultura Popular Brasileira podemos destacar:

Música – reunião de diversos ritmos, caracterizada usualmente como animada, alegre e narrativa. Exemplos: Cantigas e Sambas de Roda; Samba; Marchinhas; Moda de Viola; Música Sertaneja; Forró, Baião.

Dança – formada também por ritmos animados e intensos. Exemplos: Frevo, Maracatu, Carimbó, Samba, Forró, Congada, Ciranda, Jongo, Côco, Xaxado, Capoeira, Fandango, Bumba Meu Boi, Quadrilha Junina, Catira, Vanerão.

Literatura – a literatura brasileira é rica e diversificada. Em seus gêneros, trata da história do nosso povo em perspectiva com sua realidade. Exemplos: literatura de cordel, lendas folclóricas, contos, adivinhas, provérbios, ditados, trava-línguas, canções, parlendas, aboios e repentes.

Festividades – as festas de nossa cultura popular são oriundas da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas. Em razão de termos um país de extensão continental, cada região possui suas festas tradicionais, com elementos locais atribuídos a elas. Exemplos: Carnaval, Festa do Divino, Folia de Reis, Festa Junina, Círio de Nazaré, Congada.

Culinária – rica em temperos, sabores e texturas. Cada região do Brasil se destaca a partir de alguma iguaria conhecida nacionalmente. Exemplos: Feijoada, Acarajé, Barreado, Pato no Tucupi, Galinhada, Tapioca, Cuscuz Paulista, Pão de Queijo, Churrasco Gaúcho, Pamonha, Arroz com Pequi, Caldo de Piranha, Carne de Sol, Tacacá, Moqueca Capixaba, Açaí, Cocada.

Brincadeiras Soltar pipa, Estilingue, Pega-pega, Esconde-esconde, Bolas de gude, Pião

Religião – o povo brasileiro segue diversas crenças, sendo algumas tipicamente brasileiras. Religiões Afro-Brasileiras: o sincretismo e as religiões afro-brasileiras resultam das práticas que mesclam crenças africanas e o catolicismo. Exemplos: Umbanda, Tambor de Mina (MA, PA), Catimbó (PB, PE), Batuque (RS), Babaçuê (PA), Xangô (PE), Xambá (AL, PB, PE), Encantaria, Quimbanda.

Leia mais em:
>> Dia do Folclore – Personagens de Lendas Brasileiras
>> História da Cultura Popular e Folclore Brasileiro
>> Manifestações da Cultura Popular Brasileira

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Cocotá completa 1 ano com programação especial no feriadão

Veja mais
sesc botafogo praia

Sesc Botafogo Praia: Talita e Taiana levam o ouro em Brasília e são as novas líderes do Circuito Brasileiro

Veja mais

Semana S do Rio de Janeiro terá show de Iza, Baile Charme e serviços gratuitos na Praça Mauá

Veja mais

Sesc oferece nova turma do curso preparatório para mestrado e doutorado voltado a pessoas negras e periféricas

Veja mais