Circuito Sesc Jazz & Blues Dica musical: o Brasil do blues

2º Circuito Sesc Jazz & Blues

Com 95 shows, 12 workshops, ações sociais e ambientais, 2º Circuito Sesc Jazz & Blues percorrerá seis cidades do estado do Rio de Janeiro. A partir de 26 de maio, Rio das Ostras, Búzios, Paraty, Niterói, Casimiro de Abreu e Barra do Piraí serão palco da maior programação musical dedicada ao gênero. 

Maior circuito musical do gênero no país, o  Circuito Sesc Jazz & Blues acontecerá de 26 de maio a 22 de julho de 2023, nas cidades de Rio das Ostras (8 a 11 de junho), Búzios (26 a 28 de maio), Paraty (2 a 4 de junho), Niterói (16 a 18 de junho), Casimiro de Abreu (14 a 16 de julho) e Barra do Piraí (21 a 23 de julho). A programação é toda gratuita e reunirá 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais, 12 workshops, para um público esperado de 100 mil pessoas (somente no Rio das Ostras Jazz e Blues). 

 

Acompanhe a programação do festival no perfil @circuitosescjazzeblues no Instagram e na página circuitosescjazzeblues.com.br

O Circuito Sesc Jazz & Blues vem reafirmar a importância do Sesc RJ no fomento à cultura do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais, além de levar entretenimento e diversão para a sua população. Trata-se de uma iniciativa da Azul Produções que é apoiada há três anos pelo Sesc, seja abraçando e reforçando os festivais já consolidados, seja levando o evento para outras localidades com sua marca.

Atrações internacionais refletem o melhor do Jazz & Blues

O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra; Matthew Withaker – pianista e revelação do jazz americano; o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que também é membro original do fantástico grupo Snark Puppy, vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier ganhadora de 3 Blues Music Awards e indicada para 8 Blues Music Awards; o gênio da “Jazz Guitar” Stanley Jordan, o cantor e gaitista Omar Coleman – hoje o principal artista da nova geração do blues de Chicago, vem se destacando por introduzir o Soul e o Funk ao jazz e, com isso, vem encantando plateias do mundo inteiro; o gaitista e cantor Rick Estrin and The Nightcats – uma das mais ativas e reconhecidas bandas de blues em todo mundo; a cantora americana de Blues Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, o grupo Holandês The JIG; o cantor e gaitista de Soul-Blues americano, Alabama Mike; a saxofonista e cantora americana Deanna Bogart; o cantor americano de R&B Lorenzo Thompson, entre outros.

 

Artistas brasileiros prometem novidades e momentos especiais

A lendária banda Azymuth compõe o line-up do Circuito Sesc de Jazz & Blues e celebra seus 50 anos de sucesso; a banda Jamz lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes que são o R&B e soul music; a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto soul/black; o pianista  Márvio Ciribelli com participação especial do baixista Dudu Lima, o gaitista Jefferson Gonçalves e seu convidado especial, o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães; o bluseiro Ângelo Nani, instrumentista e cantor, considerado um dos maiores expoentes da gaita no país; e a Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz e que vem encantando os maiores festivais de jazz do mundo; além de artistas de e bandas de cada cidade que receberá o Circuito Sesc Jazz & Blues.

 

PROGRAMAÇÃO DE CADA ETAPA DO CIRCUITO SESC JAZZ & BLUES

 

Etapa Búzios Jazz Festival
26 a 28 de maio
A concepção do festival privilegia o esplendor da natureza local e de suas praias. Estes santuários naturais servirão de palco a música. Serão 11 shows, distribuídos em 2 palcos pela cidade, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, ao longo do dia, sem perder um show do FestivalPúblico estimado de 25 mil pessoas nos 3 dias.

 

Cast do festival
O super guitarrista americano Stanley Jordan Trio, a cantora de blues americana Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de blues americano, Alabama Mike; Azymuth, Orquestra Voadora, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, a banda Jamz, Joabe Reis Sexteto com a sua soul/black, o pianista Márvio Ciribelli e a participação de três bandas de novos talentos.

 

Etapa Paraty Jazz Festival
2 a 4 de junho
Os santuários naturais de Paraty, suas igrejas, as famosas ruas de pedras e suas construções do século passado servirão de palco à boa música. Serão 12 shows, distribuídos entre Palco da Praça da Matriz e o palco da Igreja de Santa Rita, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, ao longo do dia, sem perder um show do Festival. Público estimado de 25 mil pessoas nos 3 dias.

 

Cast do festival
O guitarrista americano Stanley JordanBill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu; a cantora de blues americana Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de blues americano, Alabama Mike, o grupo Holandês The JIG, Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz, Jefferson Gonçalves e o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães com a sua mistura de forró, maracatu ao blues, a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto com a sua soul/black music, a banda Jamz com a sua mistura de Jazz Soul-Black-Music.

 

19ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues
8 a 11 de junho
Festival anual, que acontece há 18 anos na cidade de Rio das Ostras/RJ, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição, incluindo turistas estrangeiros e de todo país. Desde a sua criação em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou cerca de 600 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do Jazz, Blues e da música instrumental internacional e nacional.

Durante todo esse período o Rio das Ostras Jazz & Blues manteve-se fiel à sua proposta inicial que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade e fomento à economia devido à sua continuidade – fato que é comprovado por estudos realizados por instituições como FGV-RJ, Sebrae e Secretaria de Turismo de Rio das Ostras. Nas últimas 7 edições estes estudos atestam a injeção de 9 milhões de reais em média nos quatro dias de sua realização, a cada edição. Além disso, o Rio das Ostras Jazz & Blues reforça sua; responsabilidade social, estendendo suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano todo.

Edição 2023 acontecerá, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi

Fazem parte da programação do Rio das Ostras Jazz & Blues, workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural. Na área do evento, conhecida como Cidade do Jazz, estão previstas duas praças de alimentação, com 15 restaurantes da cidade de Rio das Ostras e área para comercialização de artesanato local com 10 stands de ONGs ligadas a comunidades da cidade.

 

O Rio das Ostras Jazz & Blues também abarca o Espaço Arthur Maia antiga Casa do Jazz, espaço no interior da cidade do jazz, que trará shows de novas bandas de cidades do Norte-Fluminense e da Costa do Sol, que estão se destacando. As apresentações ocorrem nos intervalos dos shows principais, que ocorrerão no Palco Costazul.

 

Número de atrações e total de shows

O Rio das Ostras Jazz & Blues reunirá 32 shows, distribuídos em 4 palcos; além de outros 9 no Espaço Arthur Maia.

 

– 13 bandas principais, sendo 8 internacionais e 5 nacionais e 4 bandas da cidade de Rio das Ostras que se revezarão nos palcos de Costazul, Iriry e Boca da Barra;
– 3 bandas de novos talentos – músicos da região da Costa do Sol e norte fluminense, experientes e apresentando novos trabalhos. As apresentações serão no Palco da Praça de São Pedro;
– 9 bandas regionais – músicos em início de carreira e que se apresentarão no Espaço Arthur Maia (cidade do jazz) de quinta-feira a sábado.

 

Cast do festival
O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra; Matthew Withaker – pianista e revelação do jazz americano; o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que também é membro original do fantástico grupo Snark Puppy, vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier ganhadora de 3 Blues Music Awards e indicada para 8 Blues Music Awards; o gênio da “Jazz Guitar” Stanley Jordan, o cantor e gaitista Omar Coleman – hoje o principal artista da nova geração do blues de Chicago, vem se destacando por introduzir o Soul e o Funk ao jazz e, com isso, vem encantando plateias do mundo inteiro; o gaitista e cantor Rick Estrin and The Nightcats – uma das mais ativas e reconhecidas bandas de blues em todo mundo; a cantora americana de Blues Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, o grupo Holandês The JIG; o cantor e gaitista de Soul-Blues americano, Alabama Mike; a banda Jamz lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes que são o R&B e soul music, a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto soul/black; o gaitista Jefferson Gonçalves e seu convidado especial, o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães e a Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz e que vem encantando os maiores festivais de jazz do mundo; além de artistas de e bandas de cada cidade que receberá o Circuito Sesc Jazz & Blues.

 

Etapa Niterói Blues & Jazz Festival
16 a 18 de junho
A segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues – Etapa Niterói Blues & Jazz Festival será realizado em 4 palcos montados ao ar livre em praças, parques e praias de Niterói. Serão cerca de 25 shows em 3 dias de evento, além de uma oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota.

O Festival pretende contribuir para ampliar a visibilidade nacional da cidade de Niterói, visando torná-la como principal polo cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro.

Cast do festival
O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra, a revelação do jazz americano, o pianista Matthew Withaker, o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que é  membro original do grupo Snark Puppy e vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier – ganhadora de 3 Blues Music Awards e desde 2017 indicada para o Blues Music AwardsLaretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de Soul-Blues americano Alabama Mike, a orquestra voadora, a banda Jamz, músicos locais, entre outros.

 

Etapa Casimiro de Abreu
14 a 16 de julho
Casimiro de Abreu e a mais nova cidade a integrar o Circuito Sesc Jazz & Blues. Município litorâneo, possui como suas principais atrações turísticas os rios, cachoeiras e o mar, principalmente no distrito de Barra de São João, além de ser reconhecido como um polo de turismo ecológico e rural.

A cidade receberá, em 2 palcos montados ao ar livre – um deles numa estrutura dentro do rio com shows ao pôr do sol e o palco principal a beira mar, 11 shows em 3 três dias de eventos. Na sexta-feira os shows iniciam às 20h e no sábado e domingo a partir das 14h.

 

Cast do festival
Alabama Mike 
(EUA), Lorenzo Thompson (EUA), Deanna Bogart (EUA), Márvio Ciribelli Quarteto e part. Especial do baixista Dudu Lima, a Orquestra Voadora, a banda Jamz, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, o bluseiro Ângelo Nani considerado um dos maiores expoentes da gaita no país; entre outros.

 

Etapa Barra do Piraí – Ipiabas Jazz Festival
21 a 23 de julho
Sob a chancela do Sesc RJ, o segundo Circuito Sesc Jazz & Blues aporta em Barra do Piraí para um fim de semana com o melhor do jazz e blues, numa das localidades mais charmosas do Vale do Café – o belo distrito de Ipiabas. Com programação em horários definidos e com uma excelente estrutura de palco, restaurantes ao ar livre, o Ipiabas Jazz Festival terá 11 shows em 3 três dias com shows de sexta à sábado a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.

 

Cast do festival
Alabama Mike 
(EUA), Lorenzo Thompson (EUA), Deanna Bogart (EUA), Márvio Ciribelli Quarteto e Dudu Lima, Orquestra Voadora, a banda Jamz, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, entre outros.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Circuito Sesc Jazz & Blues: Miguel Pereira recebe o evento com grandes nomes da música nacional e internacional

Veja mais

Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

Veja mais

Feira gastronômica na Praça Mauá apresentará delícias produzidas por imigrantes

Veja mais

Beatmaker, fanfarra e dança e turismo: Sesc Barra Mansa abre inscrições em cursos para jovens

Veja mais