Circuito Sesc Blues e Jazz 2022
Crédito: Siiri Padar, siiri.padar (at) gmail.com, www.siiripadar.com

Circuito Sesc Jazz & Blues: Paraty recebe atrações como Bill Evans, Stanley Jordan e JAMZ

Artistas nacionais e internacionais vão se apresentar gratuitamente na Praça Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita

Paraty se prepara para receber a segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues nos dias 2, 3 e 4 de junho. Grandes artistas internacionais e nacionais farão shows, com entrada gratuita, em palcos montados na Praça da Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita. O saxofonista e trompetista multi-indicado ao Grammy, Bill Evans, o guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion, Stanley Jordan, além da banda brasileira JAMZ, ganhadora do Prêmio da Música Brasileira e indicada a dois Grammys Latino, são algumas das 12 atrações que se apresentam na cidade histórica. Os horários do festival serão intercalados para que o público, estimado em 25 mil pessoas, possa desfrutar todos os espetáculos programados.

Acompanhe a programação do festival no perfil @circuitosescjazzeblues no Instagram e na página circuitosescjazzeblues.com.br

Na sequência, a programação segue por Rio das Ostras (8 a 11 de junho), Niterói (16 a 18 de junho), Casimiro de Abreu (14 a 16 de julho) e Barra do Piraí (21 a 23 de julho). A entrada é franca.

A abertura do festival em Paraty, na sexta-feira (02/06), será no palco Matriz, às 20h30, com a banda JAMZ, que lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes no R&B e soul music. Para os shows do Circuito Sesc Jazz & Blues, a banda propõe algo inédito, contando com metais em sua formação e um repertório com releituras de grandes clássicos que influenciaram a sua formação, além de canções autorais. Na sequência, se apresenta a banda holandesa The Jig, que cria um “funk sound” instrumental com elementos de afrobeat, soul, rhythm ‘n blues e uma atitude rock ‘n roll renovada.

Para encerrar a noite do primeiro dia, Laretha Weathersby, eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, cantará clássicos tradicionais do blues, com uma presença de palco dinâmica e efervescente.

No sábado (03/06), a programação começa às 15h30, no palco Sesc Santa Rita, com o talento local Moreira Junior Jazz. Às 17h, Laretha Weathersby retorna ao evento para oferecer o melhor do blues. Já a partir das 20h30, Bill Evans and Vansband – a principal atração do Circuito Sesc Jazz & Blues – sobem ao palco Matriz para explorar uma variedade de configurações musicais que vão muito além dos limites do jazz tradicional, incluindo hip-hop, fusion, reggae, funk brasileiro e slamming. Vale destacar que, aos 22 anos, Bill Evans foi escolhido por Miles Davis para desempenhar um papel fundamental na sua célebre banda de retorno, tornando-se “o braço direito” de Miles.

Depois dessa explosão de ritmos, quem se apresenta é o americano, gênio da “Jazz Guitar”, Stanley Jordan, que também é guitarrista e pianista de jazz/jazz fusion. Ele foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard por 51 semanas e indicado duas vezes ao Grammy e Disco de Ouro, com a venda de 500 mil cópias. Com seu trio, no qual Dudu Lima faz o baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Stanley interpreta clássicos da música brasileira, standards de jazz, releituras dos Beatles, Led Zeppelin e músicas próprias.

Para encerrar a noite de sábado, o cantor e gaitista de soul-blues americano, Alabama Mike, que já venceu o prêmio Blues Artist Of The Year, da Bay Area Blues Society, e foi indicado ao Blues Music Awards, na categoria Male Artist of The Year, também faz show no palco Matriz. Desde então, Mike gravou e lançou três premiados discos. Seu último single, “Fat Shame”, rendeu-lhe elogios dos principais atores da cena americana e fez com que ficasse duas longas turnês pela Europa, em 2022. O artista promete entregar uma variedade de ritmos e variantes do Blues, Soul, R&B e R&R.

No último dia de programação (04/06), os shows acontecem também nos dois palcos. A partir das 15h30, mais um talento local se apresenta no palco próximo ao Sesc Santa Rita: o duo Manu Cavalano e Franco Lorenzo Instrumental. Em seguida, o espetáculo fica por conta do gaitista brasileiro Jefferson Gonçalves Band, com participação especial do guitarrista Fernando Magalhães, do Barão Vermelho.

À noite, no palco Matriz, às 20h15, os brasileiros Joabe Reis Sexteto reverenciam o jazz, altamente influenciado pelo hip-hop, neo soul, funk e o pop. Suas composições destacam elementos da música afro-brasileira e o R&B. Joabe Reis já atuou como trombonista, arranjador e/ou produtor de nomes como Bob Mintzer (EUA), Anitta, Robin Eubanks, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, Toninho Horta e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Fechando a programação em Paraty, a Orquestra Voadora, com sua alegria e irreverência, a partir das 22h30, vai interpretar o jazz que vem encantando os maiores festivais do mundo.

Parceria – Stenio Mattos, diretor da Azul Produções e responsável pela produção do Festival, explica que o Circuito Sesc Jazz & Blues foi idealizado a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival do segmento da América Latina.

“O Circuito Sesc Jazz & Blues é uma iniciativa que reforça a vocação do estado do Rio de Janeiro em promover grandes eventos musicais. O diferencial é que toda a programação ocorre fora da capital fluminense. Teremos um total de 95 shows, ao longo dos próximos dois meses”, ressalta Stenio Mattos.

Música e solidariedade – Maior circuito musical do gênero no país, o 2º Circuito Sesc Jazz & Blues contribui para incentivar o turismo e aquecer a economia das cidades, fomentar a cultura no estado, gerar empregos, fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais. A programação é toda gratuita e reúne 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais e 12 workshops.

O Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício promovido pelo Sesc RJ, vai receber a doação de alimentos não-perecíveis durante os shows do Circuito de Jazz e Blues. Haverá uma tenda do programa próxima aos locais dos shows. Serão aceitos alimentos não-perecíveis em geral, mas a equipe de Nutrição do programa sugere como prioridade arroz, feijão, macarrão e leite em pó. Os donativos arrecadados serão revertidos a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Circuito Sesc Jazz & Blues: Miguel Pereira recebe o evento com grandes nomes da música nacional e internacional

Veja mais

Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

Veja mais

Feira gastronômica na Praça Mauá apresentará delícias produzidas por imigrantes

Veja mais

Beatmaker, fanfarra e dança e turismo: Sesc Barra Mansa abre inscrições em cursos para jovens

Veja mais