
Sesc Ginástico: projeto de renovação com previsão de conclusão das obras em março de 2026
Projeto Sesc Ginástico é de grande complexidade técnica e, quando pronto, será referência nacional com piscina semiolímpica elevada, cinema a céu aberto, mirante, teatro e quadra esportiva bem no centro da capital. Nova unidade do Sesc atenderá à expectativa de mudança na característica demográfica da região, cada vez mais residencial.
As obras de retrofit do novo Sesc Ginástico, na Avenida Graça Aranha, Centro do Rio, estão a todo vapor. Encerrada a etapa de demolição das estruturas que serão descartadas, equipes trabalham agora em duas frentes: nas fundações do trecho que receberá o novo edifício; e na alvenaria, elétrica, hidráulica e revestimento do prédio atual. A previsão de conclusão é março de 2026.
O projeto é de grande complexidade técnica, explica o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares. Serão aproximadamente 14.180 metros quadrados de área, incluindo construção nova e estrutura antiga preservada, projetada em 1938 em estilo Art Decó. Entre os elementos de destaque da renovada unidade do Sesc estão uma praça pública, na cobertura, com cafeteria e varanda voltadas para a primeira piscina semiolímpica elevada da América Latina, localizada no 9º pavimento, que será reativada.
O espaço ganhará também um mirante com vista privilegiada para a avenida Graça Aranha e os edifícios icônicos que marcam a história da cidade e da arquitetura. O ambiente servirá de segundo balcão para o cinema ao ar livre que será montado no local, e o tradicional restaurante do clube será reativado.
O projeto contempla varandas, terraços e jardins e um esquema de fluxos com rampas, escadas e novos elevadores. Eles darão acesso a espaços como galeria de exposição, Espaço Sesc+ Saúde (clínica odontológica e Espaço Mulher), quadra poliesportiva, salas multiuso, salão nobre e o teatro.
Ampliando a ocupação do edifício histórico – A instituição recuperou e mantém desde 2005 o tradicional Teatro Sesc Ginástico, espaço contíguo ao edifício, com uma programação de teatro e música estrelada por grandes nomes da cena artística nacional – por conta das obras, está temporariamente fechado. Em 2019, o Sesc RJ adquiriu todo o complexo do Clube Ginástico Português com planos de ocupá-lo por completo, ampliar a oferta de atividades culturais e oferecer, gratuitamente ou a preços populares, os demais serviços do seu portifólio: assistência, educação, esporte, lazer e saúde.
Projeto alinhado ao Reviver Centro – O projeto do novo Sesc Ginástico integra uma lista de dezenas de projetos e intervenções de engenharia e arquitetura da instituição entregues recentemente e previstos para os próximos meses. O objetivo é aprimorar constantemente a infraestrutura das suas unidades para, assim, oferecer serviços de excelência à população. No caso da unidade do Centro do Rio, a ideia é que ela atenda à demanda por serviços do Sesc pela população daquela região, que, estima-se, aumentará com o projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que está atraindo moradores para a área central da cidade.
“Temos uma expectativa muito grande sobre o novo Sesc Ginástico, porque ele atende a diversos anseios da sociedade. Os trabalhadores do Centro precisam de um espaço de descompressão; os novos moradores do Centro precisam de ambientes de lazer no momento de folga; os turistas esperam encontrar uma unidade Sesc repleta de atrações no centro da cidade. Estamos transformando essa unidade em referência nacional e elevando ainda mais o Rio à condição de cidade representativa do Brasil em termos turísticos”, diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc e da Fecomércio RJ“, diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc, Senac e Fecomércio RJ.
O executivo lembra ainda de projetos do Senac RJ na região que contribuem para o mesmo objetivo. Na Presidente Vargas, a Cápsula – Centro de Inovação Senac RJ se tornou um eixo para trocas de conhecimento em tecnologia, com palestras e workshops. O projeto chamou a atenção do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que esteve visitando o local no primeiro semestre do ano passado. Em agosto, completaram-se 3 anos da abertura do Restaurante Escola Senac Casa Villarino Bar, que funciona no antigo Bar Casa Villarino. Conhecido como o berço da Bossa Nova, o icônico estabelecimento fechou as portas por causa da pandemia, mas reabriu graças ao Senac.
O Sesc e o Senac RJ têm, ainda, projetos previstos e em execução no Norte e Noroeste do estado, Região dos Lagos, Centro-Sul Fluminense, Região Serrana e Zona Oeste do Rio. O objetivo é ampliar a capilaridade das instituições no estado e, consequentemente, atender mais pessoas com projetos de bem-estar social e capacitação profissional. O Sesc e o Senac são mantidos pela contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do país.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.