
Sesc Botafogo Praia: Talita e Taiana conquistam o título do Circuito Brasileiro
Em Copacabana, dupla do Sesc Botafogo Praia confirmou a taça com vitória sobre Fabrine e Flavia por 2 a 0, na estreia no Top 16 da última etapa da temporada 2024.
Em seu segundo ano de projeto, o Sesc Botafogo Praia já pode comemorar a conquista do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. O feito foi assegurado de forma antecipada por Talita e Taiana, nesta quinta-feira (21.11), com vitória sobre Fabrine e Flávia por 2 a 0 (21/12 e 21/10), na Praia de Copacabana, na estreia da dupla no Top 16 da etapa do Rio de Janeiro, o último de dez eventos da temporada 2024.
Com o resultado, Talita e Taiana largaram da melhor forma possível na disputa pelo título da etapa da capital fluminense e já não podem mais ser alcançadas no ranking geral por Verena e Kyce, única outra dupla que ainda tinha chances de levar a taça. Após a vitória na estreia e o título geral da temporada, a dupla tentará fechar com chave de ouro o evento no Rio de Janeiro, que vai até sábado.
Para Talita, de 42 anos, o feito significou o pentacampeonato do Circuito Brasileiro. Já Taiana, de 40, se tornou bicampeã da competição. Em fevereiro, as duas retomaram a vitoriosa parceria que já havia brilhado no passado, com direito ao título do Circuito Mundial de 2013. A união se mostrou mais uma vez acertada e, juntas, elas se consolidaram entre as grandes equipes do país. Das oito etapas nacionais que disputaram, subiram ao pódio em quatro, com um ouro, duas pratas e um bronze.
“Nós estamos muito felizes com esse título brasileiro. Eu acho que coroou o nosso ano. Temos a sorte de, em um esporte tão difícil, conseguir manter uma equipe unida. E a gente ainda tem o apoio do Sesc, que nos dá acesso a uma grande estrutura. Foram muitas pessoas que trabalharam e fizeram isso acontecer. Sem elas a gente não conseguiria. É um projeto que tenho muito orgulho de fazer parte“, afirmou Talita.
“Eu me sinto lisonjeada em fazer parte do Sesc Botafogo Praia, um projeto que vai muito além do vôlei. É como a Talita falou. Aqui, temos o objetivo de transformar vidas pelo esporte. A gente faz clínicas, palestras e mostra um pouco do que a gente vive a outras pessoas. Esse título vem para enaltecer e fortalecer cada vez mais o projeto“, comemora Taiana.
O título brasileiro de Talita e Taiana, sob o comando do técnico Renato França, coroa um dos pilares da iniciativa, que envolve diferentes gerações e ainda desenvolve um trabalho social. O CT do Sesc Botafogo Praia oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças de escolas públicas e comunidades da região.
“O Sesc Botafogo Praia começou como uma roda, com as mais velhas lá em cima, o social embaixo e as jovens no meio. Somos campeões brasileiros do adulto e temos chances reais de sermos campeões brasileiros também no sub-21, com a Carol Sallaberry e a Marcela. A Giulia e a Natasha também estão vindo de uma temporada maravilhosa, entre as oito primeiras duplas do Brasil. Estamos muito satisfeitos. A conquista é fruto do trabalho muito bem feito pelas meninas, pelo Renato e todos os envolvidos no projeto, pelo Sesc e pelo Botafogo. Sem esse apoio a gente não conseguiria chegar até aqui“, comemorou Ednilson Júnior, o Ed, gestor do Sesc Botafogo Praia.
“Talita e Taiana formam uma dupla muito especial para mim. É especial ganhar em Copacabana, lugar onde eu nasci e que tem uma história incrível, onde disputei a Olimpíada do Rio e onde realizamos o nosso trabalho no Sesc Botafogo Praia“, celebra o técnico Renato França.
O Top 16 do Circuito Brasileiro reúne as duplas mais bem colocadas no ranking, divididas em quatro grupos. O primeiro de cada grupo vai direto para as quartas de final. Segundos e terceiros disputam as oitavas. A dupla campeã fatura 1.600 pontos no ranking da temporada.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.