
Combate à fome: Global FoodBanking Network realiza reunião no Rio e visita o Sesc Mesa Brasil
Além de conhecer a unidade do bairro de Campinho, comitiva da organização internacional visitou creche que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Nesta quinta, grupo conhecerá o projeto Mesa no Campo, em Nova Friburgo.
Conselheiros e convidados da Global FoodBanking Network (GFN), organização internacional sem fins lucrativos que apoia bancos de alimentos em todo o mundo, conheceram nesta quarta-feira (19/2) a sede Rio de Janeiro do Sesc Mesa Brasil. O programa de combate à fome e ao desperdício, o maior da América Latina, é membro certificado pela ONG internacional.
A visita ao Sesc Mesa Brasil RJ integrou a agenda paralela da reunião semestral do conselho da entidade, desta vez realizada no Rio, na terça-feira (18). Nesta quarta, além de conhecer a sede do bairro de Campinho, Zona Norte da capital, a comitiva visitou a creche Cardeal Câmara, da Associação Servas dos Pobres, uma das 536 entidades socioassistenciais atendidas no estado do Rio. A creche acolhe cerca de 200 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade da região.
A presidente e CEO da GFN, Lisa Moon, que integra a comitiva, elogiou o trabalho realizado pelo programa no Rio e no Brasil:
“As instituições que o Sesc Mesa Brasil apoia oferecem serviços realmente vitais para famílias e indivíduos. Elas fornecem creches, apoio a idosos por meio da solidariedade, inclusão social e diversos outros serviços essenciais para que as pessoas possam prosperar na vida. Acredito que algo realmente único nisso é que a comida é um elemento que une as pessoas. Assim, o Sesc Mesa Brasil, ao fornecer alimentos para essas instituições, permite que elas se envolvam melhor com os atendidos e também ampliem seus serviços, pois não precisam gastar o dinheiro que, de outra forma, seria destinado à compra de alimentos”, observou a presidente da GFN.
Nesta quinta-feira (20), o grupo conhecerá in loco o Mesa no Campo, em Nova Friburgo. Trata-se de um projeto do Mesa Brasil focado em hortifrutigranjeiros. Por meio dele, o programa direciona a entidades socioassistenciais alimentos próprios para o consumo que seriam descartados por não atenderem os padrões comerciais.
Em quase 25 anos de existência no Rio de Janeiro, o programa Sesc Mesa Brasil já arrecadou e doou cerca de 35 mil toneladas de alimentos, o suficiente para encher mais de 10 estádios do Maracanã. Além de ser a ponte entre doadores e entidades socioassistenciais, o programa trabalha na capacitação de cozinheiras e cozinheiros desses estabelecimentos para o aproveitamento integral dos alimentos de forma criativa e saborosa. Também tem trabalhos dirigidos para a conscientização de crianças e jovens e, ainda, atua emergencialmente em situações de calamidade.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.