Vista da exposição Dos Brasis no Quitandinha, com obras e registros sobre a produção negra nacional.

Exposição “Dos Brasis” chega ao último fim de semana no Quitandinha

A exposição “Dos Brasis” encerra sua temporada com recorde de público e lançamento de catálogo digital.

A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro chega ao seu último fim de semana no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, após receber mais de 930 mil visitantes desde maio de 2024. Considerada a maior mostra dedicada exclusivamente à produção negra nacional, a exposição se despede no próximo domingo (09/03), lançando seu catálogo digital, que reúne imagens das obras, registros fotográficos e textos dos curadores e autores convidados.

Últimos dias para visitação: até 09 de março, das 10h às 16h30, com entrada gratuita.

Solicitação do catálogo da exposição Dos Brasis
Professores, estudantes e profissionais ou alunos das áreas de cultura, educação, ciências sociais ou humanas podem solicitar um exemplar físico do catálogo. Para isso, basta preencher o formulário no link forms.office.com até o dia 12 de março e agendar a retirada entre os dias 14, 15, 12 e 22 de março, na bilheteria do Quitandinha.

Uma das exposições mais marcantes do CCSQ
Com curadoria de Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a exposição Dos Brasis celebrou o trabalho de 241 artistas negros brasileiros, reunindo 384 obras em diferentes linguagens, como pintura, escultura, fotografia e videoinstalações. Em apenas um mês de exibição, a mostra atraiu quase 100 mil visitantes, quebrando recordes e consolidando-se como um dos projetos mais relevantes da história do Sesc RJ.

O título da exposição foi inspirado no samba “História para ninar gente grande”, que rendeu à Mangueira o título do carnaval carioca em 2019. Organizada pelo Departamento Nacional do Sesc, a mostra já havia passado pelo Sesc Belenzinho, em São Paulo, antes de chegar ao Quitandinha.

A estrutura da exposição foi dividida em sete núcleos temáticos, baseados em pensamentos de intelectuais negros históricos, como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.

Encerramento e desmontagem da mostra
Após o encerramento, o CCSQ iniciará o processo de desmontagem da exposição Dos Brasis, o que impactará o horário de funcionamento do espaço:

  • De 11 a 14 de março – O CCSQ estará fechado para visitação, mas o Q Bistrô, Café e Boliche funcionarão normalmente.
  • De 15 a 23 de março – Algumas áreas do CCSQ permanecerão fechadas, enquanto a desmontagem da exposição é concluída.

O espaço se prepara para receber uma nova exposição em breve.

Visitação ao entorno do Lago do Quitandinha: disponível de terça a domingo, das 9h às 17h, dependendo das condições climáticas.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

União de Artistas da Ilha do Governador celebra 25 anos com exposição no Sesc Cocotá

Veja mais

Com Luiz Felipe Pondé e Suzana Herculano-Houzel, 1º Congresso Sesc+ Saúde discute saúde mental em Petrópolis

Veja mais

Festival Sesc de Chorinho e Sanfona reúne em Rosal grandes nomes da música instrumental

Veja mais

Instituto Fecomércio de Sustentabilidade arrecada mais de 4 toneladas de resíduos no Rio Gastronomia

Veja mais