Sesc RJ participa da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”

Unidades do Sesc RJ participam da 9ª edição da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”
Com homenagens a historiadora e ativista Beatriz Nascimento, unidades promovem, entre os dias 7 e 27 de março, ciclo de palestras, exposições, contação de histórias e oficinas, engajando diferentes públicos na luta antirracista.

O Sesc RJ deu início em 7 de março e estende até o próximo dia 27 uma programação alinhada à campanha nacional “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, que mobiliza organizações públicas e privadas e a sociedade civil em torno ações concretas para enfrentamento à discriminação e a conscientização sobre a luta antirracista. As atividades gratuitas acontecem nas unidades de Madureira e Ramos, no Rio, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Grussaí, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense.

Em sua nona edição, a campanha homenageia a historiadora, ativista e poeta Beatriz Nascimento. Ela foi uma defensora incansável na luta antirracista e do resgate das histórias da população negra no país. Com sua trajetória acadêmica e política, Beatriz Nascimento deixou um legado essencial para o entendimento das estruturas do racismo no Brasil e a importância de combatê-las. Sua homenagem em 2025 reforça o compromisso da campanha em promover a valorização da história negra e dar visibilidade a figuras que foram fundamentais para a luta por igualdade e justiça.

O Sesc RJ aderiu à campanha em 2018, por meio de uma iniciativa e de proposições da unidade de Madureira. De lá para cá, a cada ano, a campanha compõe a pauta de atividades da Gerência de Educação da instituição, que tem, entre seus propósitos, atuar junto à luta antirracista e no combate à discriminação, mobilizando diferentes públicos e contribuindo para a promoção do bem-estar social.

Diversas atividades gratuitas são promovidas pelas unidades no período. Em Madureira, acontece um ciclo de palestras que propõe reflexões sobre o tema. Em Ramos, serão quatro dias de oficina de acessórios africanos. Em Niterói e São Gonçalo, serão oferecidas exposições e oficinas. Por fim, em Grussaí, além de exibições cinematográficas, acontecem oficinas, afrogames, exposições e rodas de contos. Veja os detalhes abaixo.

PROGRAMAÇÃO

Sesc Madureira
(R. Ewbank da Câmara, 90)

– Ciclo de Palestras Beatriz Nascimento: Sua importância para o protagonismo negro no Brasil
A partir da riqueza de reflexões de Beatriz Nascimento, o Ciclo de Palestras – Beatriz do Nascimento é uma ação que pretende fortalecer a Campanha dos 21 dias de Ativismo Contra o Racismo, tendo como público-alvo professores, educadores e agentes sociais que atuam na rede pública de ensino do bairro de Madureira.

Dia 15/3 – Palestra mulheres negras na tecnologia e suas narrativas: potencializando futuros.
Dia 22/3 – Palestra Beatriz Nascimento: valorizando a memória negra para preservar futuros. Diálogos sobre educação.
Dia 29/3 – Palestra mulheres negras e o empoderamento na luta contra a violência racial.
As palestras serão realizadas por Andressa Leite, pedagoga, pós-graduada em Diversidade Étnica e Educação no Brasil com MBA em Responsabilidade Social no Terceiro Setor. Andressa é Formadora do Projeto A Cor da Cultura – Canal Futura. Idealizadora e pedagoga no Projeto Meus Cabelos Enrolados me Fazem Refletir – Fundo Baobá.
Local: Sesc Madureira I
Horário: 10h às 11h30
Classificação: 16 anos
Gratuito

Sesc Ramos
(R. Teixeira Franco, 38)

– Oficina de acessórios africanos
A oficina vai convidar o público a confeccionar acessórios que são símbolo de poder e proteção, resgatando a cultura africana valorizando cada vez mais um povo resistente e potente.
Local: Sesc Ramos
Horário: 10h às 16h
Data: 15,16,22 e 23/03
Classificação: Livre
Gratuito

Sesc Niterói
(R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos)

– Exposição: Ancestralidade no tempo dos jogos
A proposta estabelece uma conexão entre passado e presente, promovendo o reconhecimento e a valorização da ancestralidade africana nos jogos. Por meio das ilustrações de Ana Carolina Oliveira, a exposição convida o público a refletir sobre essas influências na cultura afro-brasileira, resgatando memórias e ampliando a percepção sobre a presença e a contribuição desse legado. Dessa forma, a mostra não apenas celebra essa herança, mas também inspira novas narrativas e projeções para o futuro.
Local: Sesc Niterói
Horário: 10h às 16h
Data: 15 e 22/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Oficina de Zine afrofuturista
A oficina apresentará uma introdução ao universo dos zines, explicando seu conceito e explorando diferentes formatos e modelos disponíveis como referência para os participantes. Além disso, a atividade será contextualizada dentro da Campanha dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, incentivando a criação de narrativas afrofuturistas que reforcem o empoderamento e a expressão pessoal. Ao final, cada participante terá a oportunidade de produzir seu próprio zine e levá-lo para casa como registro de sua experiência e criatividade.
Local: Sesc Niterói
Horário: 9h às 12h
Data: 22/03
Classificação: Livre
Gratuito

Sesc São Gonçalo
(Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte)

– Oficina de acessórios afro
Durante a oficina, os participantes conhecerão a história e o significado dos acessórios na cultura afro-brasileira, aprendendo técnicas artesanais para criar suas próprias peças. Utilizando cores vibrantes os participantes serão convidados a confeccionar acessórios africanos que são símbolo de poder, misticismo e proteção que resgatam a cultura africana.
Local: Sesc São Gonçalo
Horário: 10h às 16h
Data: 15 e 22/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Exposições cosmovisão: conexões entre ciência e saberes ancestrais
A exposição revela como diferentes culturas, como os Dogons, Maias, indígenas brasileiros e Caiçaras, veem os astros como forças vivas que conectam o céu, a terra e a vida. Com saberes ancestrais, esses povos utilizam o conhecimento astronômico para orientar práticas de cura, rituais e ciclos naturais, mostrando uma visão integrada entre natureza, saúde e equilíbrio planetário.
Local: Sesc São Gonçalo
Horário: 10h às 17h
Data: 16 e 23/03
Classificação: Livre
Gratuito

Sesc Grussaí
(R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N)

– Instalação Griô
A Instalação Griô celebra a ancestralidade africana por meio dos símbolos Adinkras, provérbios que conectam passado e presente e os frutos do futuro que propõem reflexões sobre herança cultural, inovação e identidade. A experiência imersiva convida o público a interagir com símbolos e narrativas de resistência.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 19h às 20h
Data: 7,14 e 21/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Cine Consciências
Ação que promove reflexão e diálogo por meio de exibições cinematográficas com temáticas de letramento racial e social. Com filmes que abordam questões como racismo, capacitismo e outras desigualdades, a atividade busca sensibilizar os participantes e estimular debates críticos sobre inclusão, diversidade e justiça social.

Black Rio! Black Power (Documentário)
Direção:
Emílio Domingos – Duração 70 min. – Classificação: Livre
Sinopse: O filme revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70.
Data: 08/03

– Mussum, um filme do cacildis (Documentário)
Direção:
Suzanna Lira – Duração 74 min. – Classificação: 10 anos
Sinopse: Documentário que conta a trajetória do músico e comediante Mussum. Primeiro como vocalista do grupo Os Originais do Samba e depois no cinema e na TV como integrante d’Os Trapalhões, grupo que revolucionou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira. De forma irreverente e com estética gráfica inovadora, o filme vai revelar ao grande público quem foi esse artista que brilhou por todas as áreas das artes brasileiras e que continua presente até hoje como um ícone pop nas redes sociais, em camisetas e em campanhas publicitárias.
Data: 11/03

– Upa Neguinho (Documentário)
Direção:
Douglas Carvalho – Duração 53 min. – Classificação: Livre
Sinopse: O filme convida o espectador a abandonar a visão folclórica sobre os Quilombos e acompanhar Kunta Leonardo da Cruz, o jovem artista, professor e pesquisador em dança, que nos conduzirá do chão batido do quilombo às salas de exibição.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 19h às 20h
Gratuito

– Oficina de capoeira e maculelê
A oficina de Capoeira/Maculelê promove vivências afrocentradas por meio da música, do movimento e da oralidade. A atividade resgata tradições ancestrais, fortalecendo identidade, resistência e coletividade. É um convite à expressão corporal e cultural em conexão com as raízes afro-brasileiras.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 10h às 12h
Data: 9,16 e 23/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Afrogames
AfroGames é uma experiência interativa que une tecnologia e cultura afrocentrada por meio de jogos digitais e analógicos. A atividade destaca narrativas, estéticas e referências africanas e afro diaspóricas. É um espaço de aprendizado, diversão e valorização da ancestralidade no universo dos games.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 16h às 17h
Data: 10,17 e 24/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Contos de África
Contos de África trazem narrativas ancestrais que transmitem sabedoria, cultura e valores africanos por meio da oralidade e da tecnologia. A atividade envolve o público, com fones de ouvido, em histórias de resistência, mitologia e identidade. É um convite ao encantamento e à conexão com as raízes africanas.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 16h às 17h
Data: 12,19 e 23/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Exposição interativa guia antirracista
Exposição educativa que apresenta reflexões e conteúdos sobre o combate ao racismo. Por meio de painéis, imagens e recursos interativos, a mostra aborda conceitos, contextos históricos e ações práticas para promover a equidade racial e a conscientização social.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 16h às 17h
Data: 13,20 e 27/03
Classificação: Livre
Gratuito

– Noite dos atros: astronomia africana
A Noite dos Astros revela os saberes da astronomia africana, explorando mitologias, cosmovisões e contribuições do continente para a ciência. A atividade conecta ancestralidade e conhecimento, mostrando a relação dos povos africanos com o céu. É um convite à contemplação e ao resgate de saberes ancestrais.
Local: Hotel Sesc Grussaí
Horário: 19h às 20h
Data: 15 e 22/03
Classificação: Livre
Gratuito

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Circuito Sesc Jazz & Blues: Miguel Pereira recebe o evento com grandes nomes da música nacional e internacional

Veja mais

Semana S: Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora aniversário abrindo show da cantora Iza na Praça Mauá

Veja mais

Feira gastronômica na Praça Mauá apresentará delícias produzidas por imigrantes

Veja mais

Beatmaker, fanfarra e dança e turismo: Sesc Barra Mansa abre inscrições em cursos para jovens

Veja mais