O SERTÃO É O MUNDO

Espetáculo literário faz reunião de histórias em homenagem ao universo criativo concebido por João Guimarães Rosa. Conheça as histórias:

A menina de lá – A estória é extraída do livro Primeiras Estórias. Menina misteriosa, fazedora de milagres. Miúda, cabeçudota, e com olhos enormes Nhinhinha, como também era conhecida é um dos personagens mais sensíveis e comoventes da obra de Rosa. Sem que ninguém lhe dê maior atenção vai fazendo sem alardes, coisas simples e espantosas no plano do milagroso, revelando aspectos da crença religiosa, as superstições, a espiritualidade, a parte de Guimarães que tinha contato com o mundo invisível. Nessa estória o banal e o maravilhoso se encontram magicamente nessa pequena menininha.

Conversa de Bois: Do livro Sagarana, é um recorte que nos conta uma humorada e filosófica conversação dos bois – bois da reserva especial rosiana – a respeito dos homens. Mas também nos fala de suas reflexões. Sons de gado e sertão, ruídos dos bois personagens, percussões, canções de saudades, bumba-bois e toadas.

Presepe: comovente estória de Tio Bola. Lembranças da antiguidade do Natal, sinos de Belém, a manjedoura, o cocho e os farelos, os bichos que falavam quando os homens calavam. Tio Bola começa a nos surpreender com seus inesperados movimentos. Caminha com seu camisolão para o curral. Convoca o boi e o burrinho sob um céu estrelado, ajudado pelo Anjão. Bate à Meia-Noite no badalar alegre da hora mágica, iluminando a tristeza no coração de Tio Bola. O velho que de repente se torna criança.

Programação Gratuita | Retire seu ingresso na bilheteria do Sesc Tijuca

*As informações relativas às atividades são de inteira responsabilidade da Unidade. A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Unidades