Biblioteca Machado de Assis: um ano de reabertura celebrando o livro, a leitura e a cultura no coração de Botafogo

Há exatamente um ano, a cidade do Rio de Janeiro ganhou um presente valioso com a reabertura da Biblioteca Pública Machado de Assis. Agora também funcionando como unidade do Sesc Botafogo, sob a gestão do Sesc RJ, este importante equipamento cultural vem reafirmando seu papel como espaço de acesso gratuito ao livro, à leitura, à informação e à cultura, em plena zona sul carioca.

Mais do que uma reabertura física, a nova fase da Biblioteca Machado de Assis representa a revitalização de um sonho coletivo: o de fazer da biblioteca um lugar vivo, pulsante, repleto de encontros, descobertas e trocas. Um espaço onde o conhecimento é democratizado, a imaginação é estimulada e a cultura é celebrada em suas múltiplas formas.

Ao longo deste primeiro ano, a unidade busca se fortalecer como um polo cultural dinâmico, oferecendo não apenas empréstimos de livros e acesso a um acervo diversificado, mas também uma programação cultural e formativa de forma continua — com oficinas, rodas de leitura, contação de histórias, clubes do livro, debates e muito mais. Tudo de forma gratuita e acessível à população.

Esse processo só foi possível graças à parceria entre o Sesc RJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, que juntos demonstram o quanto políticas públicas e instituições do terceiro setor podem atuar de forma complementar no fortalecimento da cultura e na valorização do patrimônio público. O Sesc RJ ficará responsável pela gestão da unidade por 20 anos, com o objetivo de fortalecer e incentivar o acesso a programações de qualidade e promover melhorias estruturais e tecnológicas no equipamento.

Um dos pilares dessa nova etapa é a mediação literária e cultural — prática fundamental para promover o encontro entre leitores e obras, entre público e manifestações culturais. A mediação vai além da simples disponibilização de livros ou eventos; ela envolve criar pontes, acolher a diversidade de interesses e repertórios, estimular o pensamento crítico e cultivar o prazer pela leitura e pela arte. Em espaços como a Biblioteca Machado de Assis, a mediação atua como elemento-chave para garantir que o acesso à cultura seja também significativo, afetivo e transformador.

Em um ano tão especial, em que a UNESCO nomeou o Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro de 2025, sendo a primeira cidade da América Latina a receber esse título, a atuação da Biblioteca Machado de Assis – Sesc Botafogo ganha ainda mais relevância. Sua presença ativa e aberta à comunidade simboliza o potencial das bibliotecas públicas como centros irradiadores de cultura, cidadania e inclusão.

Mais do que celebrar o que foi feito, este aniversário é um convite para imaginar o futuro. Um futuro em que cada bairro, cada comunidade do Rio de Janeiro, possa contar com bibliotecas vivas, plurais, conectadas com as pessoas e suas realidades, oferecendo serviços e programações culturais de qualidade, gratuitamente.

A reabertura da Biblioteca Machado de Assis é prova de que isso é possível. Que este primeiro ano seja apenas o começo de uma trajetória cada vez mais comprometida com o direito ao livro, à leitura e à cultura para todas e todos.

Viva a biblioteca pública! Viva a cultura acessível! Viva a literatura que transforma!

 

Unidade Sesc Botafogo – Biblioteca Machado de Assis

Rua Farani, 53 Botafogo, Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

 

Acesso ao catálogo da Biblioteca:

https://sesc.i10bibliotecas.com.br/

 

Fique por dentro da agenda com as programações de comemoração:

 

 

02/07 | Quarta-feira | 13h30 | Livre | Grátis 

Intervenção poética

Baloeiros Poéticos, com Ih, Contei! 

Nesta intervenção poética, dois artistas percorrem o espaço com dezenas de balões de gás hélio, cada balão carregando uma poesia única. O público é convidado a estourar um balão e se deixar surpreender por um poema especial. Feitas em papel semente, as poesias ganham um toque ainda mais especial: ao final da experiência, os participantes são convidados a rasgar seus versos e plantá-los, deixando que a poesia floresça.

 

02/07 | Quarta-feira | 15h às 16h | 14 Anos | Grátis

Bate-papo

Bibliotecas públicas como equipamentos culturais e espaços de mediação, 

com Mônica Verdam, Bianca Ferraz e Jaqueline Santos Barradas 

Bate-papo com o Tema ” Bibliotecas públicas como equipamentos culturais e espaços de mediação ” entre Bianca Ferraz, Mônica Verdam e Jaqueline Barradas, mediadas pela analista/bibliotecária – Iara Souto Costa.

 

02/07 | Quarta-feira | 17h | 12 Anos | Grátis 

Apresentação musical

Dançar o Poema, com Natasha Felix 

Como um texto se move no corpo? Em Dançar o poema, Natasha Felix reúne fragmentos de livros de autoras contemporâneas e poemas autorais em uma cena de improviso onde a voz é o refúgio do texto. A artista propõe uma conversa performática com o público, uma investigação livre onde o poema se torna obcecado pelo som.

 

03/07 | Quinta-feira |10h30| Livre | Grátis

Contação de Histórias

A Panelinha de Macarrão, com Luciana Zule

A Panelinha de Macarrão conta a história de uma menina que, ao passear pela floresta, encontra uma misteriosa senhora que lhe pede ajuda para beber água. Ao ajudar a senhora, a menina acaba ganhando uma panela mágica que cozinha macarrão mediante palavras encantadas. A menina leva a panela para casa e ela e sua mãe passam a ter alimento sempre que sentem fome. Contudo, um espertalhão de passagem, descobre o segredo da menina e rouba a panela. Por não saber usar as palavras encantadas, termina por inundar uma cidade de macarrão. 

 

04/07 | Sexta-feira | 11h30 | Livre | Grátis 

Intervenção poética

Baloeiros Poéticos, com Ih, Contei! 

Nesta intervenção poética, dois artistas percorrem o espaço com dezenas de balões de gás hélio, cada balão carregando uma poesia única. O público é convidado a estourar um balão e se deixar surpreender por um poema especial. Feitas em papel semente, as poesias ganham um toque ainda mais especial: ao final da experiência, os participantes são convidados a rasgar seus versos e plantá-los, deixando que a poesia floresça

 

04/07 | Sexta-feira | 12h30 e 15h | Livre | Grátis 

Intervenção poética

Poesia em Cordel, com Edmilson Santini 

Nesta apresentação, o artista além de contar recortes de histórias em cordel, canta levadas que vão do Samba de Coco ao Galope ao Xote e Xaxado. 

 

04/07 | Sexta-feira | 14h | Livre | Grátis 

Xote das Manas 

Intervenção musical

Xote das Manas é um projeto de música nordestina formado por quatro mulheres nascidas e criadas nas terras de Araribóia, Niterói-RJ. Formado por Vanessa Dias (Sanfona e voz) Shantal (Clarinete, percussão e voz), Matina (Triangulo, flauta transversa, rabeca e voz) e Jessyca Ugolini (zabumba e voz) levam um repertório animado que vai do forró tradicional de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês entre outros ao forró carioca do Raiz do Sana, forroçacana e releituras da MPB no melhor estilo xaxiado.

 

04/07 | Sexta-feira | 17h | Livre | Grátis

Contação de Histórias 

Festa no Tapete, com Cia. Costurando Histórias 

Vai ter festa no céu, baile na mata e ciranda no brejo. O Brasil é um país festeiro. Na proposta inédita da Cia., a tradicional fábula que acontece nas nuvens ganha contornos, cores e texturas que embalam asas e bicos de modo único. Como é sabido e contado pelo país afora, o sapo dá um jeito de chegar no evento escondido no violão. Mas, quem conta um conto aumenta um ponto! Quando ele despenca do céu, a festança continua no brejo! Quais animais podem participar do acontecimento no coração da mata atlântica? Gambá, cateto, queixada, catito, jaquatirica, capivara, cuíca-de-três listras… E a vaca?

 

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

União de Artistas da Ilha do Governador celebra 25 anos com exposição no Sesc Cocotá

Veja mais

Com Luiz Felipe Pondé e Suzana Herculano-Houzel, 1º Congresso Sesc+ Saúde discute saúde mental em Petrópolis

Veja mais

Festival Sesc de Chorinho e Sanfona reúne em Rosal grandes nomes da música instrumental

Veja mais

Instituto Fecomércio de Sustentabilidade arrecada mais de 4 toneladas de resíduos no Rio Gastronomia

Veja mais