
Fecomércio RJ e China iniciam cooperação em inclusão e tecnologia assistiva
Diretora do CREI Sesc Senac RJ cumpre agenda oficial em Xangai durante Conferência Mundial de Inteligência Artificial.
De 21 a 29 de julho, a diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac RJ, Maria Antonia Goulart, integrou a delegação brasileira que participou da Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC 2025), em Xangai, na China. Com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Xangai, Maria Antonia cumpriu uma série de visitas técnicas e reuniões voltadas ao uso de tecnologias assistivas e inteligência artificial para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência.
A agenda começou no dia 23 de julho, com a visita ao Hospital de Reabilitação Yangzhi, vinculado à Universidade Tongji, ao lado do secretário Lucas Lima, chefe do SECTEC. Recebidos pelo diretor Jin Lingjing, conheceram soluções inovadoras como trilhos aéreos, robôs de reabilitação e a zona de hidroterapia com esteira subaquática, que ilustram o avanço tecnológico na recuperação motora.
No dia seguinte, Maria Antonia esteve na livraria Backlight 226, primeira do país dedicada a pessoas com deficiência visual. Em conversa com a diretora honorária, Han Ying, conheceu o projeto que alia acessibilidade física e de conteúdo, incluindo piso tátil, impressoras em braille e acervo especializado. A equipe também apresentou seu projeto de cinema acessível. Ainda no dia 24, no Centro de Serviços Partidários para Pessoas com Deficiência de Pudong, observou-se um ecossistema de inserção laboral que integra qualificação profissional, apoio jurídico e psicológico, e incentivos para empregadores.
No dia 25 de julho, a diretora visitou o Centro Municipal de Reabilitação Infantil, que atende crianças de 0 a 17 anos com deficiência por meio de métodos médico-pedagógicos. Em seguida, conheceu o Café Dream Workshop, onde 90% dos funcionários são jovens com autismo ou deficiência intelectual, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. A última parada foi no Centro Municipal de Emprego para Pessoas com Deficiência, que atua na intermediação de oportunidades de trabalho e mantém estúdios administrados por pessoas com deficiência.
Segundo Maria Antonia Goulart, as visitas reforçam “a importância da colaboração internacional para ampliar o acesso à tecnologia, à educação e ao trabalho, garantindo a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade”.
A experiência abre caminho para novas parcerias entre Brasil e China, tanto no uso da inteligência artificial na medicina — para análise de dados e incentivo a pesquisas acadêmicas — quanto no intercâmbio de boas práticas em hospitais de reabilitação e projetos de inclusão. Em setembro deste ano, Maria Antonia retornará ao país asiático, representando a Fecomércio RJ, para assinar os termos de cooperação e dar início à implementação das ações acordadas entre as instituições brasileiras e chinesas.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.