CREI Sesc Senac
Crédito: Alerrandre Barros

Fecomércio RJ e China iniciam cooperação em inclusão e tecnologia assistiva

Diretora do CREI Sesc Senac RJ cumpre agenda oficial em Xangai durante Conferência Mundial de Inteligência Artificial.

De 21 a 29 de julho, a diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac RJ, Maria Antonia Goulart, integrou a delegação brasileira que participou da Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC 2025), em Xangai, na China. Com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Xangai, Maria Antonia cumpriu uma série de visitas técnicas e reuniões voltadas ao uso de tecnologias assistivas e inteligência artificial para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência.

A agenda começou no dia 23 de julho, com a visita ao Hospital de Reabilitação Yangzhi, vinculado à Universidade Tongji, ao lado do secretário Lucas Lima, chefe do SECTEC. Recebidos pelo diretor Jin Lingjing, conheceram soluções inovadoras como trilhos aéreos, robôs de reabilitação e a zona de hidroterapia com esteira subaquática, que ilustram o avanço tecnológico na recuperação motora.

No dia seguinte, Maria Antonia esteve na livraria Backlight 226, primeira do país dedicada a pessoas com deficiência visual. Em conversa com a diretora honorária, Han Ying, conheceu o projeto que alia acessibilidade física e de conteúdo, incluindo piso tátil, impressoras em braille e acervo especializado. A equipe também apresentou seu projeto de cinema acessível. Ainda no dia 24, no Centro de Serviços Partidários para Pessoas com Deficiência de Pudong, observou-se um ecossistema de inserção laboral que integra qualificação profissional, apoio jurídico e psicológico, e incentivos para empregadores.

No dia 25 de julho, a diretora visitou o Centro Municipal de Reabilitação Infantil, que atende crianças de 0 a 17 anos com deficiência por meio de métodos médico-pedagógicos. Em seguida, conheceu o Café Dream Workshop, onde 90% dos funcionários são jovens com autismo ou deficiência intelectual, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. A última parada foi no Centro Municipal de Emprego para Pessoas com Deficiência, que atua na intermediação de oportunidades de trabalho e mantém estúdios administrados por pessoas com deficiência.

Segundo Maria Antonia Goulart, as visitas reforçam “a importância da colaboração internacional para ampliar o acesso à tecnologia, à educação e ao trabalho, garantindo a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade”.

A experiência abre caminho para novas parcerias entre Brasil e China, tanto no uso da inteligência artificial na medicina — para análise de dados e incentivo a pesquisas acadêmicas — quanto no intercâmbio de boas práticas em hospitais de reabilitação e projetos de inclusão. Em setembro deste ano, Maria Antonia retornará ao país asiático, representando a Fecomércio RJ, para assinar os termos de cooperação e dar início à implementação das ações acordadas entre as instituições brasileiras e chinesas.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Grussaí promove atividades ao ar livre abertas ao público em geral

Veja mais

CineSesc RJ mergulha em setembro nos “Conflitos pelo Mundo” e amplia programação com mostras e curtas brasileiros

Veja mais

Curso de Imersão Teens Sesc RJ: Resultado divulgado

Veja mais

Saiu a lista de inscritos selecionados para o Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Pessoas Negras e Periféricas

Veja mais