
Grafite, dança e rima: Sesc Nova Friburgo vira laboratório imersivo de hip hop
Evento nesta sexta-feira (29/08) receberá o coreógrafo Douglas Felizardo, a equipe de danças urbanas da Laborative, os rappers e MCs da Batalha do Alto e o grafiteiro Maicon Tosth. Entrada gratuita.
O Sesc Nova Friburgo inicia, este mês, um projeto que vai transformar a unidade em um laboratório cultural dedicado ao hip hop. Com edições mensais realizadas sempre na última sexta-feira de cada mês, o projeto vai promover vivências, diálogos e formação em torno das linguagens desse movimento cultural na cidade. A participação do público é gratuita.
A primeira edição acontece na próxima sexta-feira (29/08), das 16h às 20h, e traz como destaque a palestra “Das ruas às raízes: a origem do hip hop e sua conexão afro-diaspórica”, com Douglas Felizardo, diretor da Laborative Dance Connect. Reconhecido por sua trajetória como dançarino, coreógrafo e educador, com passagens por eventos como o Rock in Rio, a Copa América e turnês internacionais com o Grupo de Rua, Douglas irá compartilhar sua vivência no hip hop como ferramenta de identidade e transformação.
O dia também contará com uma vivência artística promovida pelo coletivo Batalha do Alto, movimento cultural atuante em Friburgo que tem se consolidado como espaço de expressão para jovens MCs e artistas locais. Também participam o grafiteiro Maicon Tosth, referência na arte urbana friburguense, com intervenções visuais que misturam ancestralidade, crítica social e afrofuturismo, e a equipe Laborative, responsável por uma potente vivência de danças urbanas com foco em empoderamento, corpo e território.
O projeto do Sesc, chamado ACT Ritmos da Rua: Resistência, Formação e Cultura Afro-Diaspórica, propõe uma experiência imersiva e educativa que reconhece o hip hop como uma manifestação artística complexa e multifacetada, marcada por sua potência política, sua origem nas culturas afro-diaspóricas e sua capacidade de gerar transformação social. Cada encontro contará com palestras, vivências formativas e intervenções artísticas, reunindo artistas, educadores, coletivos e o público em geral para refletir, aprender e criar.
Ao longo das edições, temas como ancestralidade, inovação, diversidade e empoderamento serão tratados em ciclos temáticos, sempre articulando formação e fruição cultural. As ações formativas são estruturadas para desenvolver competências artísticas, fortalecer redes de criação e promover a circulação de saberes periféricos. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos, especialmente jovens, estudantes, educadores e coletivos culturais da cidade e da Região Serrana.
SERVIÇO:
Projeto ACT Ritmos da Rua
Dia: 29 de agosto de 2025, das 16h às 20h
Local: Sesc Nova Friburgo – Av. Pres. Costa e Silva, 231, Centro (no galpão do Sesc +Educação)
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO:
- 16h às 17h: Palestra “Das ruas às raízes: a origem do hip hop e sua conexão afro-diaspórica”, com Douglas Felizardo
Descrição: Especialista contextualiza o surgimento do movimento e sua evolução, enfatizando a herança cultural. - 17h às 18h: Vivência artística – Grafite com Maicon Tosh
Descrição: Criação ao vivo de grafite com interação, troca de ideias sobre as técnicas e processos de criação. - 18h às 19h30: Cypher com a Batalha do Alto
Descrição: Sessão aberta para rappers e MCs interagirem e expressarem suas narrativas de forma espontânea.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.