Sobre

O projeto Nova Música Convida do Sesc RJ programado para os dias 08 a 26 de outubro nas Unidades Sesc Barra Mansa e Sesc Tijuca, além de ensaios e gravações em estúdio, prevê um conjunto de atividades, reuniões criativas para alinhamentos de repertórios para cada encontro musical, gravações, produção de uma tiragem exclusiva de discos de vinil para fins de promoção institucional, publicação de catálogo com textos conceituais, entrevista com os grupos artísticos participantes, quadro de memória e a Programação da presente edição.

A Mesa de debates “A Nova Música Convida edição 2025” a ser realizada no Sesc Tijuca busca apresentar argumentos reflexivos sobre a audição dos trabalhos dos artistas participantes da Mostra em diálogo com a cena musical dos diversos estados, compreendendo uma geografia musical do nosso tempo, buscando as convergências poéticas e musicais.

Sesc Barra Mansa

10/10 às 19h30 | Rawi Convida Getúlio Abelha

Rawi e Getúlio Abelha misturam Norte e o Nordeste com Pará, igarapé com carimbó, arrocha com açaí, eletrônica, beats, forró, piseiro, brega funk, Diversidade, moda e performance. Um encontro potente e em diálogo com a efervescência musical desses centros que cada vez mais se destacam nacionalmente, apresentando seu próprio modo de criação e consumo musical. Ponto alto de uma descentralização cultural-musical necessária e cada vez maior.

Classificação indicativa: 16 anos

15/10 às 19h30 | Pai Guga e Daiana Damião

Classificação indicativa: 12 anos

16/10 às 19h30 | Afroito

Classificação indicativa: 16 anos

Festival Nova Música Convida | Sesc Barra Mansa

Dia 18 de Outubro, a partir das 14h

Sesc Barra Mansa

Apresentação: Roberta Martinelli

Classificação indicativa: 12 anos

Abertura: Beatmaker

Com alunos do curso de Beatmake do Sesc Barra Mansa.

DJ Set - Swave

Coletivo de DJs locais, durante todo o dia nas trocas de palco.

Mari Jasca convida Juliana Linhares

Mari Jasca apresenta em seu primeiro álbum um painel sonoro contemporâneo, evocando a musicalidade do Nordeste, a visceralidade e beleza do Flamenco, o romantismo característico do Bolero, pincelados pelo exotismo oriental que fluem harmonicamente com sua convidada; Juliana Linhares, cantora que teve seu álbum “Nordeste Ficção” como um dos mais incensados dos últimos tempos e que reforça a veia sonora nordestina neste encontro de duas cantautoras da nova geração.

Guinu convida Tassia Reis

O músico e compositor mineiro, morador do bairro de Noel Rosa, Guinu, em seu terceiro álbum, fala de uma cidade fictícia – Oxalatrix, misturando afrofuturismo, grooves e técnicas de edição e timbragens que miram o futuro, enquanto bebe no suingue negro setentista. Para o encontro, Guinu convoca Tássia Reis, cantora das mais criativas que flutua entre o rap, neo soul e samba, com forte digital artística, sendo reconhecida pela sua criatividade e técnica vocal. Tassia rima sobre assuntos ligados ao Feminino, às paixões, ancestralidade e aos dilemas impostos no dia a dia da periferia paulista. Nesse encontro cada um coloca sua visão da babilônia urbana e suas múltiplas formas de abordar a resistência negra.

Rafa Pinta e a Nuvem convidam Sílvia Machete

A banda Rafa Pinta e a Nuvem, capitaneada pela cantora gaúcha que vive no Rio de Janeiro, traz para o Nova Música Convida o frescor de temáticas contemporâneas, do universo feminino e das relações amorosas, mescladas às programações eletrônicas do House, Neo Soul e Reggae, e um molho da nostálgica MPB. Sua convidada; Silvia Machete, que nos apresenta sua persona fictícia; Rhonda, mergulhada em seu universo sonoro de texturas Jazzy e Soul; matérias-primas de seu álbum atual “Invisible Woman”. O encontro é incrementado pelo lado performer de Sílvia, no palco; marca registrada da artista.

Lingote - Feira de Artes Visuais

(durante toda a programação)

Sesc Tijuca

21/10 às 19h30 | Mocofaia convida Xênia França

O trio Mocofaia do violonista Sylvio Fraga, percussões de Luizinho do Jêje e teclados de Marcelo Gualter, retrata em sua musicalidade um painel de vivências de uma cultura afrobrasileira presente e resistente. O convite é para a participação da cantora baiana, radicada em São Paulo; Xênia França, que também carrega em seu trabalho as sonoridades afro, mas com pinceladas tecnológicas, apresentando para o público um diálogo entre o ancestral e o tecnológico, em um encontro que traduz uma visão de mundo afro centrada.

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

22/10 às 19h30 | Mandinga Beat convida Larissa Luz

O projeto Mandinga Beat do músico André Sampaio, guitarrista que sempre bebeu na musicalidade do Afrobeat clássico nigeriano e do Highlife Ganês , chega com seu novo projeto baseado agora nas programações e batidas dos Afrobeats a Amapianos; duas vertentes da nova cena eletrônica africana, como também nos sons urbanos a afro diaspóricos produzidos no Brasil, puxados pela fusão rítmica da nova música baiana e nordestina dos expoentes Baiana System, Afrocidade e Àttooxxá, até dos beats sincopados do Rap, Trap e Dub. Mandinga Beat encontra com a cantora, atriz e apresentadora baiana Larissa Luz, que iniciou a carreira cantando com o Ara Ketu e que traz como signo forte de sua música a exaltação à resistência e à arte negra brasileira, Larissa gosta de dizer que sua música é uma mistura da diversidade rítmica negra.

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

23/10 às 19h30 | Caio Prado convida Johnny Hooker

Resistência e a poética dos questionamentos de nossa vida real, fora das telas, são temas recorrentes no trabalho do carioca Caio Prado, que aposta na procura pela beleza em meio ao caos como essência de sua música.

Caio teve sua composição “Não recomendado” gravada por Elza Soares e tem como referências, artistas como Ney Matogrosso e Secos e Molhados, a Tropicália e a poética das performances dos Dzi Croquetes.

Seu convidado; Johnny Hooker, artista contemporâneo – cantor, compositor e ator – carrega em seu som, referências do Glam, do Pop, do Tropicalismo e do Brega. Johnny tornou-se uma voz de destaque no cenário musical nesta última década, reforçando assim como Caio, a Diversidade como pauta presente em suas composições.

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

24/10 às 19h30 | Cabokaji convida Otto

Cabokaji é uma banda de Salvador que traz em seu trabalho temáticas afro-ameríndias e caboclas, imersas nos beats sincopados do rap e sonoridades urbanas. Caboco de Cobre, ISSA, Ejigbo e Mayale Pitanga estão juntos desde 2019, desdobrando musicalmente suas pesquisas, que são fortemente influenciados pelas manifestações da diáspora africana e música indígena, com maior proximidade dos Fulni-ô e Xukuru/Kariri. Convida o pernambucano Otto, cantor, percussionista que traz para esse encontro sua bagagem e musicalidade do Manguebeat, do Brega, das canções românticas e das experimentações eletrônicas.

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

25/10 às 17h | Mesa Nova Música Convida

com

  • Chris Fuscaldo
  • Kamille Viola
  • Pietro Reis
  • Caio Prado

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

25/10 às 19h30 | Thais Morell convida Renata Rosa

A curitibana e cidadã do mundo; Thais Morell, nos apresenta suas composições que miram num Brasil profundo, das riquezas orais e musicais, das festas e tradições regionais, mas também de uma sonoridade única e sofisticada. Para esse encontro, o nome de Renata Rosa; cantora, rabequeira, poetisa e compositora paulistana foi o escolhido por Renata ter destaque nacional e internacionalmente quando falamos de música de tradição

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

26/10 às 18h30 | FBC

Programação Gratuita. Retirada de ingressos a partir das 16h do dia do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.

10 anos de Nova Música Convida

O projeto iniciado em 2015, completando 10 anos neste ano de 2025, tendo realizado desde então, shows e atividades formativas nos seguintes locais: Teatro Sesc Ginástico, Sesc Copacabana, Sesc Barra Mansa, Sesc Tijuca, Sala Baden Powell, Praça Brasil em Volta Redonda, Jardim do Méier (evento com projeto Leão Etíope), Escola Quilombista do Complexo do Alemão.

O projeto conta ainda com a série musical Nova Música Convida, dos videocasts, gravada em 2024 e do curta-metragem do encontro entre Jéssica Caitano e Luedji Luna, do mesmo ano, além de seguirmos para o quarto ano de série musical focada nos encontros do projeto. Ao longo das 10 edições, integraram a programação artistas do Amazonas, Pará, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Paraná, e Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram realizadas mais de 170 apresentações de espetáculos, intervenções e ações formativas, contemplando o trabalho de mais de 700 artistas, técnicos e produtores da linguagem, tendo atingido mais de 40 mil espectadores entre shows a ações formativas.