Serra Verde Imperial

Serra Verde Imperial

A região turística da Serra Verde Imperial é conhecida pela sua grande vegetação, parques naturais, monumentos históricos, cachoeiras, gastronomia e seus polos de moda e compras. Com clima ameno, é muito procurada na estação do inverno, pois nessa época são realizados diversos festivais culturais e gastronômicos. Para os amantes da natureza, essa região conta com diversas cachoeiras, trilhas e montanhismo e ainda apresenta parte da história do Império, oferecendo diversas opções de passeios. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa região?

Petrópolis

Também conhecida como Cidade Imperial, além de ser uma das entradas para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, contempla a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, o Museu da Bohemia, incluído na rota do tour cervejeiro e o Museu Imperial. O museu é um dos principais do estado e foi construído para a família real como um palácio de verão que, para fugir do calor do Rio de Janeiro, D. Pedro I teve a ideia de instalar no alto da Serra da Estrela. Coube a seu filho, D. Pedro II, a realização do projeto de construção do palácio.

Teresópolis

A Cidade de Teresa foi assim nomeada em homenagem à imperatriz brasileira Teresa Cristina, esposa do segundo Imperador brasileiro D. Pedro II. Cercada de matas, e com rica flora e fauna, Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos. Seus registros datam da primeira metade do século XIX. Com importantes pontos turísticos, abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e é considerada a capital nacional do montanhismo, devido as suas formações montanhosas. Além disso, contém uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis ou Feirinha do Alto que reúne diversos artesãos, com destaque para vestuário, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Fonte Judith, Mirante do Soberbo, entre outros.

Nova Friburgo

Fundada em 1818 por Dom João VI, Nova Friburgo foi a primeira e única cidade do Brasil criada por um decreto real. Hoje, é popularmente conhecida como a Suíça Brasileira, uma cidade múltipla, com inúmeros atrativos como: Teleférico, Circuito das Flores, Casa Suíça e os Polos de Moda Íntima, entre outros. Sua história e sua geografia são orneadas pelas montanhas, cachoeiras e o clima ameno. A cidade conta também com Festivais de Inverno, Festival do Morango, Festival do Chocolate e evento cervejeiros.

Guapimirim

A cerca de 60 km da capital carioca, a cidade tem grande potencial turístico, cultural e econômico. Com mais de 70% de área verde, possui cachoeiras, é o local perfeito para quem gosta de trilhas e esportes radicais e abriga o Museu Von Martius, construído na antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A história de Guapimirim remonta do período do Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18, com a aparição da Serra dos Órgãos e do rio Guapimirim. Antes de sua emancipação, dada em 1990, o município era subordinado ao Distrito de Magé.

Cachoeiras de Macacu

Por fim, berço da preservação ambiental, essa cidade possui diversas opções de passeios, dentre eles o turismo ecológico, histórico e de aventura. Uma boa escolha é explorar as atrações como escorregas naturais, piscinas de águas cristalinas e cachoeiras. O município tem se tornado uma atração para os praticantes do trekking, do montanhismo, do rapel, sendo que parte do seu território se encontra situado nos limites do Parque Estadual dos Três Picos, correspondendo a Cachoeiras de Macacu 66% da área da unidade de conservação. Outras importantes unidades de conservação criadas em Cachoeiras de Macacu foram a Reserva Ecológica de Guapiaçu em terras particulares e a área de proteção ambiental do Rio Macacu, o maior rio que deságua na Baía da Guanabara, tanto em extensão quanto em volume de água.

A região conta com quatro unidades do Sesc RJ, sendo três delas (Sesc Alpina, Sesc Nogueira e Sesc Nova Friburgo) unidades hoteleiras. Com tanta diversidade de atrativos turísticos, além da proximidade com a região metropolitana, a Serra Verde Imperial é sempre destino dos passeios e excursões do Turismo Social.

Quando tudo melhorar, aproveite para conhecer a região com a gente!

Fique por dentro das notícias do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Maratona do Rio

Maratona do Rio: Vem com o Sesc RJ!

Veja mais
Arena de Ideias

Arena de Ideias: Sesc RJ e TV Cultura firmam parceria para exibição do programa com Gabriel Chalita

Veja mais
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais