
Rio Gastronomia lança plataforma online com aula inaugural do chef Claude Troisgros
A iniciativa estreia um hub de conteúdo. Rio Gastronomia realiza ações até junho de 2021.
Em 2020, o Rio Gastronomia vai além do tradicional evento do calendário carioca, se transformando no principal movimento da gastronomia em prol da retomada do setor. Seguindo as ações de comemoração aos seus 10 anos, que começaram com o Festival Delivery Rio e o lançamento da sua loja em parceria com a Amazon, e reforçando sua importância para movimentar a economia fluminense, o projeto do jornal O GLOBO lança uma série de atividades: conteúdos exclusivos, soluções criativas e experiências, que estarão disponíveis para o público até junho de 2021.
Ao longo dos próximos meses, a cidade do Rio de Janeiro vai viver o clima do Rio Gastronomia por meio de diversas ações, entre elas aulas online e lives, experiências gastronômicas e conteúdos jornalísticos especiais. Além disso, uma nova plataforma digital, o Hub Rio Gastronomia, hospedado dentro do site d’O GLOBO, trará uma produção de conteúdo mensal com textos e vídeos inéditos produzidos em conjunto pelas redações do projeto e do jornal.
A plataforma também vai contar com lançamento de produtos, participação de chefs renomados e uma comunidade de amantes da gastronomia e do evento. O conteúdo será disponibilizado a partir do dia 23 de novembro, com acesso gratuito mediante cadastro prévio do usuário (que pode ser o da Globo.com).
Para celebrar o lançamento do hub, uma aula aberta de gastronomia com o chef Claude Troisgros estará disponível na web. A aula do francês mais carioca da gastronomia, contará ainda com a presença do seu parceiro de cozinha, Batista. A dupla prepara uma de suas receitas clássicas, um Poulet Au Vinaigre, em homenagem ao pai de Claude, o renomado chef Pierre Troisgros, que faleceu recentemente. O conteúdo gratuito estará disponível no site do Rio Gastronomia a partir de 11h30 do dia 23 de novembro e nos perfis das redes sociais do evento e do jornal O GLOBO.
Além da aula inaugural, um calendário de encontros e cursos será disponibilizado para o público. Serão mais de 40 aulas ao longo dos meses, todas inéditas e imperdíveis, gravadas no Rio de Janeiro, nos restaurantes dos chefs participantes e no hotel Fairmont, em Copacabana, e em São Paulo, no Farol Santander, onde a gastronomia ganhou força como um dos principais eixos temáticos do centro de empreendedorismo, cultura e lazer.
A programação terá ainda ciclos de talks d’O GLOBO, com personagens do universo da gastronomia profissional, mostrando casos de sucesso na transformação do negócio neste período. Serão oito lives, uma por mês, começando por Fernando Bowler, presidente do Sindrio, no dia 30 de novembro. Já em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, e apresentado pelo banco Santander, o Rio Gastronomia promoverá o PEGN Labs. Serão 16 encontros virtuais em que serão abordados temas como as tendências da gastronomia, a expansão das dark kitchens, o futuro do catering, reinvenção das cafeterias e as tendências e boas práticas de gestão do mercado. O primeiro encontro está marcado para o dia 1º de dezembro.
Nos almoços dos dias 25 e 30 de novembro, e 7 e 14 de dezembro, o restaurante do hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio, servirá um cardápio do evento em parceria com o chef executivo do hotel, Jérôme Dardillac, e chefs convidados. De terça-feira a domingo, o prato principal do menu seguirá disponível para consumo no hotel. A ação, aberta ao público, estreia na próxima quarta, dia 25, com participação do chef Pedro Henrique Franco, do Térèze. Já estão confirmadas também as participações dos chefs Jimmy McManis (Ogro), de 30/11 a 06/12; Gonzalo Vidal, do 74 Restaurant – Casas Brancas, de 7/12 a 13/12; e Pedro de Artagão, de 14/12 a 20/12. Os clientes Santander que consumirem o menu especial e pagarem a conta com o cartão Santander ganharão um café de cortesia.
Para 2021 outras ações estão previstas para levar ainda mais sabor e conteúdo para os amantes da gastronomia. O Roteiro Gastronômico promete trazer quase 100 estabelecimentos com menus exclusivos e valores diferenciados. Outro destaque é uma grande mesa redonda prevista para janeiro, apresentada pelo Sesc RJ e em parceria com a revista Época Negócios, sobre o futuro da comida: um evento digital para apontar e debater as grandes transformações e desafios da indústria da alimentação no Brasil e no mundo. E diversas outras experiências gastronômicas pela cidade que também prometem encantar a todos.
O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia e Água Pouso Alto, e parceria do SindRio.
Mais informações sobre o Rio Gastronomia estão no site do evento, Facebook, Instagram e Twitter.
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